Algumas dúvidas me surgiram!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Nyetto

Member
Joined
May 29, 2017
Messages
10
Reaction score
1
Olá, pessoal!
Bom dia.. Ao longo do tempo venho tentando fazer uma weiss e, a cada brassagem sinto que ela fica melhor! :p

Nessa última tentativa, adquiri um refratômetro e fiquei em dúvida quanto algumas coisas:

1) Procurei a tabela de correção para a temperatura de brassagem e percebi que cheguei na minha OG em torno de 50 minutos. Segundo os dados da tabela que encontrei (https://www.acasadocervejeiro.com.br/usar_o_refratometro) a correção para 65º é de +17,5. Como gostaria de chegar em 1,050 de OG, o dado captado no refratômetro seria de 1,050 - 0,0175, resultando em algo em torno de 1,035 de OG medido. Cheguei nesse valor enquanto o teste de iodo ainda dava positivo para açúcares, mas parti para o mashout assim mesmo. Isso foi errado?

2) Não relacionado ao refratômetro, gostaria de saber se a cor do balde fermentador influi na clarificação da cerveja. Fiz um teste num balde preto e num balde branco (a mesma cerveja, nos mesmos ambientes) e percebi a do balde branco mais clara que a do balde preto.. Foi imaginação ou há uma explicação para isso?

Desde já agradeço a todos e bora que hoje também é dia de tomar uma!!

Abração!
 
Nunca ouvi falar de correção de OG pra refratômetro devido a temperatura, conforme a quantidade de mosto utilizada e muito pequena, uma ou 2 gotas, quando elas entram em contato com a lente já chegam na temperatura de medição.
Quando usa-se refratômetro pra acompanhar fermentação é medir FG e necessário o uso de calculadoras, tabela não serve.
Quanto a cor do balde influenciar em clarificacao desconheço, porém baldes brancos devem ficar preferencialmente ao abrigo de luz direta, caso de fermentação fora da geladeira, ou quando se usa lâmpadas dentro de geladeiras para elevar a temperatura em locais frios, abaixo de 16c para Ales.

André Wenderosck
 
Boa tarde.

Para utilizar o refratômetro são necessárias no máx 3 gotas de mosto, e mesmo que ele não for ATC (correção de temperatura automática), o que eu acho dificil, é impossível você colocar 3 gotas de mosto a 65 graus na lente fria e ele manter esta temperatura, o procedimento é colocar as gotas esperar alguns segundos até a temperatura equalizar e não precisa corrigir nada, o valor é dado em brix ou gravidade. Para garantir vc pode calibrar o refratômetro com água destilada (evaporado por exemplo) a 0 brix a cada brassagem na temperatura ambiente que você fará as outras medições.

O refratômetro, apesar da incrível praticidade, tem um problema de precisão, já que outras substâncias além de açucar encontrados no mosto/cerveja também influenciam na refração da luz, mas minha opinião é que a nivel caseiro, é insignificante, e qualquer coisa pode-se utilizar um densímetro. No processo de fermentação, aí sim, é absolutamente necessário a utilização de calculadoras para estimar a gravidade, devido a presença de alcool a refração é bastante alterada.

Quanto a cor do balde, desde que seja opaco (não transparente) não vai influenciar em nada.
 
Wenderosck e Rafaelodp, muito obrigado pelas dicas! Vou processar a informação e repensar meu "modus-operandi"..
Abraços!!
 
@Nyetto

faça sua sacarificação (mostura) baseada no tempo e no teste de iodo (que nem sempre vai dar negativo caso na amostra vá alguma parte das cascas), nunca baseada na gravidade/densidade.

A OG pré fervura é estimada pelos softwares baseada na eficiência informada, mas a eficiência pode mudar por diversos motivos. A medidas das OG pré e final devem te guiar para ajustar tua eficiência para as próximas brassagem.

O mesmo vale para caso tu obtenha uma OG mais alta. Não acrescente mais água para diluir, pois isto vai aumentar o volume de mosto e 'esculhambar' o amargor planejado (IBUs).
 
Back
Top