Alguem já fez No-Chill?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Opa, ví um vídeo hoje sobre uma técnica australiana onde o pessoal não resfria o mosto através de algum método para forçar a queda da temperatura.

Aqui o vídeo do Cerveja Fácil


Sempre lí que o mosto deve ser esfriado em menos de 1H e etc, mas esse método vai na contra-mão da coisa, e sendo assim gostaria de saber se alguém aqui já fez isso e se teve alguma mudança na cerveja.

Estou na pesquisa sobre o assunto ainda.

Valeu !
 
Ja fiz algumas vezes o procedimento, nao tive problemas com a cerveja, pelo menos nao identifiquei, mas a unica coisa que verifiquei e que a geladeira trabalhou bem... mesmo com um controlador, até chegar a temperatura pretendida [ tenho fermentador conico com poço termico, onde o sensor do controlador fica no poço]
 
Uso NO-Chill ai uns 2,5 anos. Nunca tive problemas nenhum!
Evita desperdicio de agua, finalizo mais rapido, só sucesso
 
Fala, galera. Estou estudando e adquirindo os materiais para começar a minha produção pessoal. E fiquei interessado pelo no chill principalmente por não desperdiçar água. Porém, possuo algumas dúvidas. Vou enumerá-las a seguir para facilitar as respostas:

1- vocês transferem o mosto do caldeirão para a bombona imediatamente após a fervura ou aceleram o resfriamento de alguma forma para baixar dos 80° para só então transferi-lo?

2- há problemas em usar uma bombona razoavelmente maior que o volume do mosto (por ex., uma de 20L para 10L de mosto) ou deixar o mínimo de espaço vazio na bombona tem que ser prioridade?

3- vi ou li que não era bom colocar a bombona na geladeira pois, com o tempo, poderia dar problema nessa última, em face da alta temperatura e do volume a ser resfriado. Vocês deixam a bombona em temperatura ambiente para resfriar ou põem na geladeira mesmo? Como acompanham a temperatura do mosto na bombona para inocular as leveduras?

4- quanto à lupulagem, vi que tem uma tabela que indica atrasarmos as adições do lúpulo em +- 20 mins. Para uma cerveja que iria, por exemplo, lúpulo a 60', 15' e 5', seria melhora colocar o primeiro a 40' e os dois últimos num dry hopping durante a maturação?

Acho que por enquanto é só... Obrigado!
 
Fala, galera. Estou estudando e adquirindo os materiais para começar a minha produção pessoal. E fiquei interessado pelo no chill principalmente por não desperdiçar água. Porém, possuo algumas dúvidas. Vou enumerá-las a seguir para facilitar as respostas:

1- vocês transferem o mosto do caldeirão para a bombona imediatamente após a fervura ou aceleram o resfriamento de alguma forma para baixar dos 80° para só então transferi-lo?

2- há problemas em usar uma bombona razoavelmente maior que o volume do mosto (por ex., uma de 20L para 10L de mosto) ou deixar o mínimo de espaço vazio na bombona tem que ser prioridade?

3- vi ou li que não era bom colocar a bombona na geladeira pois, com o tempo, poderia dar problema nessa última, em face da alta temperatura e do volume a ser resfriado. Vocês deixam a bombona em temperatura ambiente para resfriar ou põem na geladeira mesmo? Como acompanham a temperatura do mosto na bombona para inocular as leveduras?

4- quanto à lupulagem, vi que tem uma tabela que indica atrasarmos as adições do lúpulo em +- 20 mins. Para uma cerveja que iria, por exemplo, lúpulo a 60', 15' e 5', seria melhora colocar o primeiro a 40' e os dois últimos num dry hopping durante a maturação?

Acho que por enquanto é só... Obrigado!

Segue:

1 - Resfrio até baixar de 80º (da última vez baixei pra 75º) para interromper a isomerização;
2 - Não vejo problema;
3 - Deixo em temperatura ambiente mesmo. Dá pra acompanhar com poço térmico e um termômetro digital (baratinho);
4 - Acho que interrompendo a isomerização não há necessidade disso. Fiz uma IPA normalmente e não tive problemas.
 
Na minha ultima brasagem fiz o No chill, logo após a fervura fiz o whirlpool, esperei uns 10 minutos e comecei a passar para o balde fermentador, logo em seguida fiz outro whirlpool, só para garantir e fechei o balde, e no blowoff coloquei um algodão com álcool, só para não ficar tudo fechado, dai no outro dia fiz mais uma oxigenação do mosto (ao meu ver precisava já que o oxigênio da queda inicial pode ser se desprendido). Fermentei e Maturei, resultado final, a questão da isomerização do lúpulo é real, deu uma diferença, e não teve nenhum off-flavor pelo uso do no chill e não ficou com turbidez, ficou ótima a cerveja.
 
Usei a técnica recentemente pela primeira vez e aprovei! Pra mim a parte chata da brassagem é resfriar o mosto, e conseguir pular essa parte foi só alegria!
 
Já faço n0-chill a muito tempo, sempre consegui resultados excelentes! Uma dúvida que me surgiu agora: não é recomendada a aeração do mosto enquanto ele está quente, sempre quando faço a transfega para o fermentador eu chacoalho ele, no método no-chill continuei fazendo isso, existe algum problema em fazer, se eu não fizer, vou ter algum problema também?
 
Fiz duas brassagens até agora e o que tenho feito é:


1. Resfrio até 40º o que pr amim demora aproximadamente de 10 a 15 minutos... é o tempo me que estou arrumando a bagunça então não é perda de tempo..

2. Não vejo problema..

3. Geladeira não "sente" calor ou frio... o termostato arma e ela trabalha. Não tem essa de "forcar" a geladeira. O ocmpressor não funciona mais forte ou mais fraco.. ele funciona sempre na mesma capacidade por mais ou menos tempo... não via ser uma bombona de 30 litros que vai matar ele de trabalhar..

4. Não sei.. quando fiz, utilizei uma peneira adaptada de hopspider.. Veremos..


Fala, galera. Estou estudando e adquirindo os materiais para começar a minha produção pessoal. E fiquei interessado pelo no chill principalmente por não desperdiçar água. Porém, possuo algumas dúvidas. Vou enumerá-las a seguir para facilitar as respostas:

1- vocês transferem o mosto do caldeirão para a bombona imediatamente após a fervura ou aceleram o resfriamento de alguma forma para baixar dos 80° para só então transferi-lo?

2- há problemas em usar uma bombona razoavelmente maior que o volume do mosto (por ex., uma de 20L para 10L de mosto) ou deixar o mínimo de espaço vazio na bombona tem que ser prioridade?

3- vi ou li que não era bom colocar a bombona na geladeira pois, com o tempo, poderia dar problema nessa última, em face da alta temperatura e do volume a ser resfriado. Vocês deixam a bombona em temperatura ambiente para resfriar ou põem na geladeira mesmo? Como acompanham a temperatura do mosto na bombona para inocular as leveduras?

4- quanto à lupulagem, vi que tem uma tabela que indica atrasarmos as adições do lúpulo em +- 20 mins. Para uma cerveja que iria, por exemplo, lúpulo a 60', 15' e 5', seria melhora colocar o primeiro a 40' e os dois últimos num dry hopping durante a maturação?

Acho que por enquanto é só... Obrigado!
 
Fiz duas brassagens até agora e o que tenho feito é:


1. Resfrio até 40º o que pr amim demora aproximadamente de 10 a 15 minutos... é o tempo me que estou arrumando a bagunça então não é perda de tempo..

2. Não vejo problema..

3. Geladeira não "sente" calor ou frio... o termostato arma e ela trabalha. Não tem essa de "forcar" a geladeira. O ocmpressor não funciona mais forte ou mais fraco.. ele funciona sempre na mesma capacidade por mais ou menos tempo... não via ser uma bombona de 30 litros que vai matar ele de trabalhar..

4. Não sei.. quando fiz, utilizei uma peneira adaptada de hopspider.. Veremos..
Está bem, você pode fazer desse modo. Mas isso não pode ser chamado de NO-CHILL, pois você resfria o mosto, no no-chill o tempo de adição dos lúpulos é retardada, pois o tempo de contato com o mosto quente é maior, se você resfria a 40 graus, nessa temperatura a isomerização não existe mais
portanto o tempo de adição dos lúpulos pode ser igual ao do processo de resfriamento forçado.
 
Já faço n0-chill a muito tempo, sempre consegui resultados excelentes! Uma dúvida que me surgiu agora: não é recomendada a aeração do mosto enquanto ele está quente, sempre quando faço a transfega para o fermentador eu chacoalho ele, no método no-chill continuei fazendo isso, existe algum problema em fazer, se eu não fizer, vou ter algum problema também?

Olha Guilherme, algumas literaturas indicam evitar o Hot Side Aeration, que seria a oxigenação do mosto acima de 40º ou 50º se não me engano... Eu particularmente evito, mas tem uma galera que diz que é MUITO difícil influenciar algo... Ela teria contribuição para a oxidação mais rápida da cerveja, já que o oxigênio que se prenderia nessa temperatura não se desprenderia mais das moléculas da breja. Acho que pra uma breja de consumo rápido talvez nem seja perceptível, mas pra uma que tu vai deixar um tempo mais curtindo seria uma boa evitar.
 
Olha Guilherme, algumas literaturas indicam evitar o Hot Side Aeration, que seria a oxigenação do mosto acima de 40º ou 50º se não me engano... Eu particularmente evito, mas tem uma galera que diz que é MUITO difícil influenciar algo... Ela teria contribuição para a oxidação mais rápida da cerveja, já que o oxigênio que se prenderia nessa temperatura não se desprenderia mais das moléculas da breja. Acho que pra uma breja de consumo rápido talvez nem seja perceptível, mas pra uma que tu vai deixar um tempo mais curtindo seria uma boa evitar.
Então uma desvantagem do método no-chill seria a não aeração do mosto no fermentador que diminuiria a qualidade da minha fermentação?
 
Então uma desvantagem do método no-chill seria a não aeração do mosto no fermentador que diminuiria a qualidade da minha fermentação?

Ai depende, se tu usar só a aeração da trasfega da panela para o fermentador você teria que escolher entre não aerar ou oxidar, se não, tu espera esfriar e aera de outras maneiras, que seja sacudindo o fermentador, ou com bombinha, ou outra maneira, da mesma maneira que você faria com o uso de chiller, sem utilizar a queda da trasfega.
 
Galera estou para fazer uma breja em meu AP, vou fazer um BIAB e usar o no chill. Vou tirar o mosto quente e colocar em um post mix (em torno de 13 litros), e colocar na geladeira bem fria (4°). Quando tiver mais dados sobre - temperatura que chega no barril, tempo de resfriamento até 18°C e etc, retorno aqui para postar.
 
Alguém sabe se existe maneira de configurar o Beersmith 3 para utilizar o No Chill ?
 
Last edited:
Esqueci de citar uma outra coisa sobre no-chill, pela minha experiencia. Lembre-se que o lupulo vai ficar bastante tempo reagindo no mosto a alta temperatura, então tudo o que ele tiver de ruim vai ser ressaltado. Ou seja, não economize na qualidade do lupulo de amargor, use um top e que não seja muito rispido - tipo um Herkulles da vida.
 
Amigos, Usei está técnica nas minhas ultimas seis brassagens, e tenho obtido ótimos resultados. O único defeito observado e uma leve turbidez, mas nada exagerado(isso pq não uso gelatina).

Em relação ao DMS, nunca observei nada, fervo sempre 90 min. Inclusive a ultima cerveja q fiz foi uma cream ale com 15% de flocos de milho, está deliciosa e nada de DMS.

Em relação a lupulagem, realmente é bem complicado acertar, pois os alfa ácidos continuam a ser isomerizados enquanto a cerveja está acima de 80°C, pra compensar isso atraso minha lupulagens em 20min, ou seja a de 60 min faço com 40 e não faço mais a de 0 min, se quero aroma faco DH, mas msm assim sempre tenho a impressão q o IBU esta a mais ou a menos q o calculado.

Minhas impressões são excelentes e não pretendo voltar a resfriar cerveja no chiller tão cedo. Já fiz levas de 40l em 4h, isso com limpeza de equipamentos e td. :mug:
Eu já fiz e não gostei ....minha IPA e NEIPA ( principalmente ) ficaram muito RUINS ...
O maior problema é a dificuldade de atingir o sabor e aroma de lúpulo característicos de estilos que pedem isso,
O lúpulo de amargor é colocado quando faltar 20 min( considerar + 50% para atingir o IBU referente aos 60 minutos ) para o fim da fervura ....e o de sabor / aroma ..entre 10 e 5 minutos No caso de IPAs NEIPASe outros estilos mais LUPULADOS , o tempo lento de resfriamento promove um aumento de IBUs além do esperado/calculado, o que pode resultar em uma cerveja mais amarga ; realmente é bem complicado acertar, pois os alfa ácidos continuam a ser isomerizados enquanto a cerveja está acima de 80°C, ainda sobre IPAs e NEIPA , as adições feitas para AROMA , aos 0 minutos (e posterior resfriamento ) e Whirpool de 71-60 Cº , não são feitas , que considero muito boas para uma boa APA e IPA , pois não é feito o resfriamento , restando apenas o DH
 
usei chiller de imersão em minhas 6 primeiras brassagens. Após, conversando com um amigo que tem uma microcervejaria e produz em casa ele me chamou para uma brassagem de 100L, e lá já havia uma leva de 50L em um fermentador cônico. Neste momento, ele me disse "ei Eddie, abre aquele fermentador ali e adiciona essa levedura aqui"... Quando perguntei como assim, ele disse que havia brassado no dia anterior, e utiliza "nochill" em todas as cervejas ótimas que produz. Conversamos bastante sobre o assunto e ele me convenceu. De lá pra cá, nunca mais resfriei. Trasfego da panela após a fervura (15 a 20 minutos no whirpoll) direto para minhas bombonas (aquelas azuis), deixo de um dia para o outro em temperatura ambiente e inoculo no dia seguinte (entre 22° e 27º aqui em SP). Fermento em ambiente e depois controlo a maturação e Cold no freezer. Nunca tive problemas com as ALEs, tenho uma Weiss saindo da fermentação amanhã, fiz alguns testes hoje e nada de anormal.
 
Alguém sabe se existe maneira de configurar o Beersmith 3 para utilizar o No Chill ?
O que pode fazer é na configuração do seu equipamento, na parte do Whirpool, checka o campo "Estimate boil hop util in Whirpool" e coloca mais ou menos o tempo que seu equipamento demora para resfriar até chegar nos 85 graus. O IBU será calculado perfeitamente creio eu.
 

Attachments

  • whirpool.png
    whirpool.png
    6.8 KB · Views: 13
usei chiller de imersão em minhas 6 primeiras brassagens. Após, conversando com um amigo que tem uma microcervejaria e produz em casa ele me chamou para uma brassagem de 100L, e lá já havia uma leva de 50L em um fermentador cônico. Neste momento, ele me disse "ei Eddie, abre aquele fermentador ali e adiciona essa levedura aqui"... Quando perguntei como assim, ele disse que havia brassado no dia anterior, e utiliza "nochill" em todas as cervejas ótimas que produz. Conversamos bastante sobre o assunto e ele me convenceu. De lá pra cá, nunca mais resfriei. Trasfego da panela após a fervura (15 a 20 minutos no whirpoll) direto para minhas bombonas (aquelas azuis), deixo de um dia para o outro em temperatura ambiente e inoculo no dia seguinte (entre 22° e 27º aqui em SP). Fermento em ambiente e depois controlo a maturação e Cold no freezer. Nunca tive problemas com as ALEs, tenho uma Weiss saindo da fermentação amanhã, fiz alguns testes hoje e nada de anormal.
Legal o depoimento, como que você faz para oxigenar? "No outro dia" é muito vago, quantas horas entre trafegar pra bombona e inocular o fermento?
 
Legal o depoimento, como que você faz para oxigenar? "No outro dia" é muito vago, quantas horas entre trafegar pra bombona e inocular o fermento?

Vou deixar minha última experiência:
Fiz 20L de uma Lager com NoChill. Como o amigo disse, fiz o Whirpool e deixei uns 20 minutos pra depois fazer a trasfega para a bombona. Levei pra resfriar na geladeira e no dia seguinte, quando chegou a temperatura de 13 fiz a inoculação do W34. Hidratei a levedura antes e igualei a temperatura antes da inoculação.
Foi a primeira vez que fiz dessa forma e gostei muito do resultado.
 
O que pode fazer é na configuração do seu equipamento, na parte do Whirpool, checka o campo "Estimate boil hop util in Whirpool" e coloca mais ou menos o tempo que seu equipamento demora para resfriar até chegar nos 85 graus. O IBU será calculado perfeitamente creio eu.

Brigadão !
 
Fala pessoal. Muito bom esse tópico.
Acho legal a discussão e a disseminação desse método.
Faço no chill já a bastante tempo e só tenho coisas boas pra falar desse método.
Eu termino minha fervura normalmente e, após o whirlpool levo o mosto para o fermentador para aguardar aproximadamente 1 dia e inocular o fermento.
Como qualquer processo dentro da produção de cerveja, esse método requer um pouco de estudo e treino. As adições de lúpulo, por mais que o beersmith de um excelente parâmetro de ajuste, aos poucos cada cervejeiro vai ajustando suas receitas meio que no feeling. O uso de equipamentos como cestas de inox ou hop bag para não deixar muito resíduo de lúpulo em contato com o mosto após a fervura/durante o whirlpool ajuda bastante. No meu caso o tempo de queda da temperatura até 80 graus leva cerca de 7 minutos.
Pra mim o principal benefício está ligado a economia de água. Nunca me fez muito sentido gastar um quantidade de água para resfriar o mosto maior do que aquela usada para fazer a cerveja propriamente dita. Querendo ou não, é um recurso escasso (lembrando a última crise hídrica).
Como segundo benefício preferido tem a economia de tempo e dinheiro com a fase de resfriamento, pois não precisa gastar com chillers e também destinar tempo a montar essa parte do set up e limpar depois.
Por fim, é legal ver tanta gente falando do método, assim logo as informações serão cada vez maiores.

Cheers!
 
Legal seu relato! Em questão a gasto de água, para resfriar 22l eu gasto 60l, que reutilizo depois para lavar os equipamentos, lavar quintal, etc. No meu caso é a paciencia mesmo, pois gasto 1h no processo de resfriamento, fora que fazendo no-chill na panela, no outro dia o trub está bem decantado.
 
Legal o depoimento, como que você faz para oxigenar? "No outro dia" é muito vago, quantas horas entre trafegar pra bombona e inocular o fermento?
Opa amigo, verdade... Então, fica entre 12 e 24 horas, depende da temperatura ambiente para que o mosto atinja uns 25°c... Normalmente, termino as brassagens por volta das 19:00 e daí no outro dia a tarde faço a inoculação caso a temperatura já esteja adequada. Para oxigenar costumo apenas segurar nas duas alças da bombona e fazer movimentos de 180° para ambos os lados por um ou dois minutos. O fermento já jogo hidratado (faço isso meia hora antes) e depois de algumas horas já está trabalhando...
 
Opa amigo, verdade... Então, fica entre 12 e 24 horas, depende da temperatura ambiente para que o mosto atinja uns 25°c... Normalmente, termino as brassagens por volta das 19:00 e daí no outro dia a tarde faço a inoculação caso a temperatura já esteja adequada. Para oxigenar costumo apenas segurar nas duas alças da bombona e fazer movimentos de 180° para ambos os lados por um ou dois minutos. O fermento já jogo hidratado (faço isso meia hora antes) e depois de algumas horas já está trabalhando...

Olá amigo, como tú faz com as adições tardias de lúpulo? Tipo vi que se deve empurrar em 20mn as adições, mas no caso da adição a 0mn eu faço após 20mn do fogo desligado?
 
Sobre as adições de lúpulo, basta tu saber quanto tempo a partir do fim da fervura - fornecimento de calor - vai levar pro mosto chegar aos 80ºC (sim, abaixo disso ainda existirá alteração do amargor previsto, mas muito pouco) e somar este tempo ao tempo efetivo de fervura. Desta forma tu terás uma boa estimativa de quanto amargor terás extraído e quanto tempo teu lúpulo foi exposto a temperatura de isomerização dos AA.
Eu sou muito fã de IPAs e APAs e venho tendo excelentes resultados fazendo adições tardias de 10', 5' e whirpool e que me dão uma ótima precisão de cálculo amargor e mantêm um sabor fantástico de lúpulo.
 
Sobre as adições de lúpulo, basta tu saber quanto tempo a partir do fim da fervura - fornecimento de calor - vai levar pro mosto chegar aos 80ºC (sim, abaixo disso ainda existirá alteração do amargor previsto, mas muito pouco) e somar este tempo ao tempo efetivo de fervura. Desta forma tu terás uma boa estimativa de quanto amargor terás extraído e quanto tempo teu lúpulo foi exposto a temperatura de isomerização dos AA.
Eu sou muito fã de IPAs e APAs e venho tendo excelentes resultados fazendo adições tardias de 10', 5' e whirpool e que me dão uma ótima precisão de cálculo amargor e mantêm um sabor fantástico de lúpulo.
por favor .... me explique como tu faz essas adições tardias .... também sou fá de IPA ...DIPA e tenho receio de fazer com NO CHILL
 
Opa Edgar. Como faz pra atingir o IBU previsto, já que não atrasa vc coloca menos ou aceita que vai ficar mais amargo que o previsto?
Vlw
a diferença é mínima... inclusive tem algumas que no paladar ficam mais leves de IBU do que o estimado. Ao menos em minhas levas de 50-100L não vejo diferença significativa.
 
por favor .... me explique como tu faz essas adições tardias .... também sou fá de IPA ...DIPA e tenho receio de fazer com NO CHILL
Nessa época do ano aqui no RS meus 32 litros de mosto levam, em média, 15 min para chegar nos 79°C. De uns 6 meses pra cá, ando fervendo o mosto por apenas 30' e somo estes 15' ao tempo de fervura.
Quando faço APAs e IPAs coloco mais ou menos metado do IBU pretendido - utilizando um lúpulo de alta % de AA e baratinho, mas cohumulona de, no máx, 30% - logo no começo da fervura e o restante a 5' ou no whirpool já com o lúpulo que quero destacar na breja; essa prática parece que tem deixado o amargor mais "redondo", mas é uma coisa muito particular, então não posso te afirmar que é o jeito mais certo. No entanto, o sabor fica fantástico, inclusive, quando não faço DH no caso de algumas APAs e o IBU fica muito próximo do programado na receita.
Pra exemplificar meu raciocínio ao fazer as lupulagens considerando que meu tempo de fervura é 30' e o tempo pra chegar a 79°C é 15': 50% do IBU pretendido em 45' (assim que começar a fervura), 25% do IBU pretendido a 20' (5' de fervura + 15' pra chegar nos 79ºC) e 25% do IBU pretendido a 15' (assim que desligo a fonte de calor e faço o whirpool).
Só gostaria de deixar claro que essa é a forma que funciona pra mim e que vem me dando bons resultados, mas não necessariamente é a melhor forma de se fazer cerveja sem resfriamento forçado.
Espero ter ajudado!
 
Nessa época do ano aqui no RS meus 32 litros de mosto levam, em média, 15 min para chegar nos 79°C. De uns 6 meses pra cá, ando fervendo o mosto por apenas 30' e somo estes 15' ao tempo de fervura.
Quando faço APAs e IPAs coloco mais ou menos metado do IBU pretendido - utilizando um lúpulo de alta % de AA e baratinho, mas cohumulona de, no máx, 30% - logo no começo da fervura e o restante a 5' ou no whirpool já com o lúpulo que quero destacar na breja; essa prática parece que tem deixado o amargor mais "redondo", mas é uma coisa muito particular, então não posso te afirmar que é o jeito mais certo. No entanto, o sabor fica fantástico, inclusive, quando não faço DH no caso de algumas APAs e o IBU fica muito próximo do programado na receita.
Pra exemplificar meu raciocínio ao fazer as lupulagens considerando que meu tempo de fervura é 30' e o tempo pra chegar a 79°C é 15': 50% do IBU pretendido em 45' (assim que começar a fervura), 25% do IBU pretendido a 20' (5' de fervura + 15' pra chegar nos 79ºC) e 25% do IBU pretendido a 15' (assim que desligo a fonte de calor e faço o whirpool).
Só gostaria de deixar claro que essa é a forma que funciona pra mim e que vem me dando bons resultados, mas não necessariamente é a melhor forma de se fazer cerveja sem resfriamento forçado.
Espero ter ajudado!
Obrigado .... interessante
 
Pessoal, faço nochill a um bom tempo e nunca mais fiz lager.
Quero saber se vocês usam malte pilsen?
Tava afim de fazer uma hop lager, mas tenho receio pois tenho medo do DMS.
 
Nessa época do ano aqui no RS meus 32 litros de mosto levam, em média, 15 min para chegar nos 79°C. De uns 6 meses pra cá, ando fervendo o mosto por apenas 30' e somo estes 15' ao tempo de fervura.
Quando faço APAs e IPAs coloco mais ou menos metado do IBU pretendido - utilizando um lúpulo de alta % de AA e baratinho, mas cohumulona de, no máx, 30% - logo no começo da fervura e o restante a 5' ou no whirpool já com o lúpulo que quero destacar na breja; essa prática parece que tem deixado o amargor mais "redondo", mas é uma coisa muito particular, então não posso te afirmar que é o jeito mais certo. No entanto, o sabor fica fantástico, inclusive, quando não faço DH no caso de algumas APAs e o IBU fica muito próximo do programado na receita.
Pra exemplificar meu raciocínio ao fazer as lupulagens considerando que meu tempo de fervura é 30' e o tempo pra chegar a 79°C é 15': 50% do IBU pretendido em 45' (assim que começar a fervura), 25% do IBU pretendido a 20' (5' de fervura + 15' pra chegar nos 79ºC) e 25% do IBU pretendido a 15' (assim que desligo a fonte de calor e faço o whirpool).
Só gostaria de deixar claro que essa é a forma que funciona pra mim e que vem me dando bons resultados, mas não necessariamente é a melhor forma de se fazer cerveja sem resfriamento forçado.
Espero ter ajudado!
Rapaz ... fiz do teu jeito e com um dip hopping(adição de chá de lupulo antes da levedura) e o posterior DH ....saiu legal o amargor ...agora o ABV ficou bem fora pela fervura de 30 min ...calculava 6,5 e ficou 5,8 ....NORMAL isso ?
 
Rapaz ... fiz do teu jeito e com um dip hopping(adição de chá de lupulo antes da levedura) e o posterior DH ....saiu legal o amargor ...agora o ABV ficou bem fora pela fervura de 30 min ...calculava 6,5 e ficou 5,8 ....NORMAL isso ?
O ABV é mensurado a partir da diferença entre tua OG e FG. Após tua fervura a OG ficou abaixo do esperado? E o volume de mosto, foi maior do que havias previsto? E após a fermentação, atingiu a FG esperada?
O que pode ter ocorrido é que, com o menor tempo de fervura, não houve evaporação suficiente para chegar na tua OG prevista. Neste caso, tens de rever o volume de água que utilizas na mostura/lavagem de grãos.
 
O ABV é mensurado a partir da diferença entre tua OG e FG. Após tua fervura a OG ficou abaixo do esperado? E o volume de mosto, foi maior do que havias previsto? E após a fermentação, atingiu a FG esperada?
O que pode ter ocorrido é que, com o menor tempo de fervura, não houve evaporação suficiente para chegar na tua OG prevista. Neste caso, tens de rever o volume de água que utilizas na mostura/lavagem de grãos.
O ABV é mensurado a partir da diferença entre tua OG e FG. Após tua fervura a OG ficou abaixo do esperado? E o volume de mosto, foi maior do que havias previsto? E após a fermentação, atingiu a FG esperada?
O que pode ter ocorrido é que, com o menor tempo de fervura, não houve evaporação suficiente para chegar na tua OG prevista. Neste caso, tens de rever o volume de água que utilizas na mostura/lavagem de grãos.
Complicou ... não faço lavagem dos grãos ... uso ÁGUA TOTAL
VT = p. x 0,6 + VD + p.t + p.e + p.f VT = Volume total ... peso X absorção de água grãos ..... VD=Volume desejado... p.t perda trub ..p.e perda evaporação ...p.f perda fermentador

Minha p.e é 10,5% .... normalmente ..... nesse caso foi menor ...6,5 % =30 min ......mas creio que não seja esse o motivo para tanta diferença na OG
Talvez aumentar os grão ....ou CORRIGIR co AÇUCAR
O que acha ?
 
Interessante galera, estou prestes a fazer minha primeira brasagem e pretendo usar o método No-Chill, pela praticidade e economia. Pretendo fazer levas de 20l finais.

No mais vi uns videos sobre no-chill e estou atrás de um galão pead2 que aguenta altas temperaturas (100ºc aguenta de boa).

Pretendo então, assim que terminar a fervura transfiro para este galão de 20l e encho até a tampa para não ter ar (após de sanitizar por completo ele). E deixo resfriar em temperatura ambiente até o dia seguinte.

No dia seguinte transfiro o mostro do galão para o fermentador (bombona retangular) fazendo aeração do mostro e inocular o fermento. Não tenho geladeira, irei fermentar no isopor (deram a dica de usar o fermento kveik para temperaturas ambientes, estou estudando mais sobre o assunto).

Na teoria vai ser assim, espero postar aqui os resultados da brasagem.

Quem puder dar dicas agradeço.
 
Deixando minha contribuição, fiz no chill esta ultima brassagem de uma Amber Ale, tinha lúpulo a 60m, 15m e 2m. Atrasei 20 todas, ou seja, lúpulo de amargor nos 40m, o lúpulo de 15m coloquei após 5m de whirlpool (fiz ele logo após o término da fervura),e o lúpulo de 2m coloquei 13m após o whirlpool, ficou boa a cerveja, não senti amargor a mais o sabor de lúpulo ficou muito bom, o aroma é perceptível mas não muito intenso, quero fazer a mesma um dia sem no chill pra mim ver a diferença.
 

Latest posts

Back
Top