Alguém sabe me explicar mais sobre cervejas veganas?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Emerson Pereira

Cervejaria Forasteiros
Joined
Nov 20, 2018
Messages
40
Reaction score
3
Location
Brazil
Eu vi algo assim no Google mais nada com muita clareza. Então eu queria saber se alguém pode me ajudar. Qual é a diferença das Cervejas convencionais para as Veganas?
Eu sei que as causas veganas sempre estão em primeiro lugar, então só de não apoiar coisas que não maltrate animal e não use nada animal, está de boas. Mas além disso, tem alguma outra diferença para poder considerar uma cerveja "Vegana"?
 
Emerson, pode parecer meio bizarro, mas existem alguns agentes de clarificação (isinglass) que são feitos a partir de peixe, de uma substância que tem na bexiga natatória, acho que essa é a maior questão para a cerveja ser considerada vegana ou não. Essa substância pode ser extraída da cartilagem também, talvez em alguns lugares você ache que é produzida da barbatana.

Posso estar enganado, mas a lei brasileira proíbe uso de substância de origem animal na cerveja, então acho que para as cervejas produzidas aqui não tem muito risco. Em alguns rótulos de cervejas importadas até vem escrito que contém peixe, ou algo assim.

Essa matéria traz uma explicação bem legal:

https://www.insectashoes.com/blog/d...tina-voce-sabe-por-onde-passou-a-sua-cerveja/
 
A rigor a cerveja não usa nada animal. Mas alguém ainda vai falar que estão maltratando as leveduras...
 
Posso estar enganado, mas a lei brasileira proíbe uso de substância de origem animal na cerveja, então acho que para as cervejas produzidas aqui não tem muito risco. Em alguns rótulos de cervejas importadas até vem escrito que contém peixe, ou algo assim.

Rafael, salvo me engano, a lei só impede o uso de ingrediente da cerveja, como leite, lactose, mel, bacon o_O... não impede o uso de produtos químicos, como estabilizantes e clarificantes, que tenho algum ingrediente animal.

Acredito que hoje a maior parte das cervejas nacionais não usam insumos que tenha ingredientes animais, não por questões morais, e sim porque tem opção mais baratas no mercado.

A rigor a cerveja não usa nada animal. Mas alguém ainda vai falar que estão maltratando as leveduras...

Calmezini, pode ter certeza que a gente maltrata as levedura! Levedura feliz não faz cerveja, mas até ai tudo bem, vegano ão liga para fungo!
 
Muito obrigado a todos por me esclarecer, mas algum de vocês conhece alguma receita de cerveja Vegana? Fiquei curioso
 
Olha, você pode pegar qualquer cerveja comercial e dar uma olhada no rótulo, a grande maioria vai ser "vegana".
 
Muito obrigado a todos por me esclarecer, mas algum de vocês conhece alguma receita de cerveja Vegana? Fiquei curioso
cara, joga no google "lista cerveja vegana" va ter um monte de opções.
A maior parte das artesanais são vegan, não só não usam produtos animais como não financiam rodeios ou outros eventos.
 
Um produto vegano não significa somente que não possui ingredientes de origem, significa que não pode haver nenhum tipo de exploração animal, ou seja, se algum dos ingredientes foi transportado em lombo de mulas o produto não pode ser considerado vegano. Então fica difícil certificar isso.
Cervejas que usam cacau, por exemplo, dificilmente pode ser considerado vegano. Muitas fazendas ainda utilizam animais para transportar o cacau das plantações para o processamento.
 
Então fica realmente muito complicado. Quase tudo no nosso país é transportado por caminhão, e todo caminhoneiro adora um churrasco... Indiretamente falando, milhares de bovinos morrem para que a cerveja chegue até sua casa.
 
Então fica realmente muito complicado. Quase tudo no nosso país é transportado por caminhão, e todo caminhoneiro adora um churrasco... Indiretamente falando, milhares de bovinos morrem para que a cerveja chegue até sua casa.
Kkkkkkkkkk
 
Oi, boa tarde.

No Brasil não existe uma legislação federal que regulamente a rotulação de produto como vegano. Para suprir essa lacuna existem selos independentes como o da Sociedade Vegetariana Brasileira. Para se enquadrar nesse padrão você deve ler as informações constantes aqui: selovegano.

Note que não é tão radical quanto alegaram, para você conseguir o selo você precisa provar que não existe nenhum produto ou traço de produto de origem animal na sua cerveja, isso significa que você não deve usar o mesmo maquinário para produzir uma cerveja comum e cerveja vegana, quando há a possibilidade de contaminação cruzada conta, ou seja, você não pode usar o mesmo maturados/fermentador que clarificou uma cerveja com algum produto de origem animal, por exemplo. Você também deve se certificar que seus fornecedores de matéria prima não fazem testes em animais, ou ao menos não os utilizam há pelo menos 5 anos. Claramente que existem selos que são mais restritivos do que esse, mas isso já é o suficiente para você vender como cerveja vegana. Em um panorama geral você precisa garantir que não faça clarificação com nenhum produto de origem animal apenas, pois todo o resto da produção se encaixa no selo em questão.


Att.
 
Back
Top