Alfa acidos e fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caionicoletti

Active Member
Joined
May 29, 2014
Messages
37
Reaction score
3
Pessoal, estou tendo um problema no amargor e aroma da minha cerveja. Eu adiciono lupulos de aroma a 5min do final da fervura e estou tendo pouco aroma e a cerveja ainda esta saindo mais amarga do que deveria. Eu uso chiller de imersao. Quando desligo o fogo esse lupulo continua a contribuir com amagor e vai perdendo aroma? Tenho que baixar a temperatura mais rapido? O que pode estar acontecendo?
Obrigado
 
Pessoal, estou tendo um problema no amargor e aroma da minha cerveja. Eu adiciono lupulos de aroma a 5min do final da fervura e estou tendo pouco aroma e a cerveja ainda esta saindo mais amarga do que deveria. Eu uso chiller de imersao. Quando desligo o fogo esse lupulo continua a contribuir com amagor e vai perdendo aroma? Tenho que baixar a temperatura mais rapido? O que pode estar acontecendo?
Obrigado

Amigo, nesse caso especifico, qual lúpulo você está utilizando? Poderia também dividir todas as adições de lúpulo dessa receita?
 
Cara, o Calypso realmente tem bastante AAs, porém nessa quantidade e tempo de fervura não deveria gerar esse amargor tão alto. Qual sua base de comparação?

Quanto ao aroma, quem sabe fazer essa adição faltando 1 minuto ou até mesmo no Whirlpool possa ajudar, se bem que eu realmente sempre faço adições aos 5 minutos nas minhas IPAs e nunca tive problema.
 
60min 20g cascade
30min 15g calypso
5min 20g cascade
Para 35l de cerveja
Caio, tu falaste que ela tá ficando mais amarga do que queria, e com menos aroma do que queria.

Mais amarga do que quer ====> diminui a adição de amargor.

Menos aroma do que quer ====> aumenta a adição de aroma

Ou seja, em vez disso:

60min 20g cascade
30min 15g calypso
5min 20g cascade

Tente isso:

60min 10g cascade
30min 15g calypso
5min 40g cascade

E é assim que corrigimos receitas de cerveja, de comida, qualquer coisa do tipo.

Abraço,
 
Já cogitou fazer Dry Hopping? É um resultado diferente da adição tardia, mas pode ser exatamente o que você tá procurando em questão de aroma.
 
60min 20g cascade
30min 15g calypso
5min 20g cascade
Para 35l de cerveja

Um detalhe ai também é que o Cascade tem alto teor de Cohumulone, que causa um amargor mais áspero quando fervido mais que 30 minutos. Esperimenta trocar o lúpulo de amargor por algum similar mas com menos cohumulone, como o Centennial.

Abraço!
 
Exatamente, ia falar sobre o Cascade, ele não costuma ser utilizado para amargor pq gera um amargo bem ruim, troca por um columbus por exemplo que já mudará isso. E toca todo esse Cascade para 1 ou 5min por exemplo. Aí você já terá um resultado bem diferente.
 
Columbus tem um alto indice de cohumuleno tbm.... nao tive experiencias muito boas com ele com adições para amargor... salientou bastante o amargor rascante.
 
Columbus é muito usado pra amargor, Cascade não, já usei Columbus e tive resultados muito bons. Mas enfim, tenta outro.
 
Obrigado pessoal! Vou fazer os testes. Mesmo assim gostaria de saber se o lupulo sem ferver o mosto mas quente libera amargor.
 
libera, mas em quantidade bem menor. se você der uma googlada vai achar algumas tabelas de "eficiência" de lúpulo baseado em tempo, temperatura e % de alfa ácido
 
Back
Top