Ales vs Lagers

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cgfischer

Well-Known Member
Joined
Jun 22, 2015
Messages
390
Reaction score
135
Olá, pessoal. Tudo bem?

Partindo do princípio de que uma cerveja é Ale ou Lager por causa do tipo de fermento utilizado (alta ou baixa fermentação) e não necessariamente pela receita, pergunto:

1. Pq as cervejas especias são, na grande maioria, Ales? Pq não vemos cervejas como IPAs ou Stouts em versão Lager?

2. Qual estilo de Ale seria o equivalente a uma Premium ou Standard Lager (tipo Heinecken ou Budweiser), uma cerveja para o "dia-a-dia"? Claro, não me refiro à qualidade, mas ao estilo.

Valeu a atenção!
Abraços!
 
A questão é outra, por que os estilos de massa quase sempre são lagers? Li em algum lugar que foi a primeira ou uma das primeiras cepas a ser isolada e reutilizada no mundo todo, antigamente os cervejeiros só reutilizavam sem saber de fato o que era um "fermento". Daí a coisa se popularizou.

Uma IPA lager não seria uma IPA porque o A de IPA significa "ale". Já ouvi falar de IPL mas não em guias de estilo e tal, só que pro cervejeiro caseiro o céu é o limite né. Quanto à stout, é uma cerveja historicamente ale, e imagino que usar um fermento lager mude suficientemente o perfil da cerveja e não seria mais uma stout. Se tem algum estilo de lager que é basicamente uma stout lager eu não sei, não tô muito por dentro de todos os estilos de lager.
 
1. Creio que pela variedade bem maior de leveduras Ale.

2. Uma similar Ale seria uma Pale Ale com fermento neutro...



abs
 
Olá, pessoal. Tudo bem?

Partindo do princípio de que uma cerveja é Ale ou Lager por causa do tipo de fermento utilizado (alta ou baixa fermentação) e não necessariamente pela receita, pergunto:

1. Pq as cervejas especias são, na grande maioria, Ales? Pq não vemos cervejas como IPAs ou Stouts em versão Lager?

2. Qual estilo de Ale seria o equivalente a uma Premium ou Standard Lager (tipo Heinecken ou Budweiser), uma cerveja para o "dia-a-dia"? Claro, não me refiro à qualidade, mas ao estilo.

Valeu a atenção!
Abraços!

1.Não sei precisamente,mas talvez porque Bélgica e Inglaterra juntas(tipicamente produtoras de ales) possuam mais estilos que Alemanha(típica produtora de lagers).E as lagers são mais recentes também.Só um chute.
Como foi dito,já existe India Pale Lager sendo feita e tem também cerveja escura com fermento lager,exemplo,Baltic Porter.
Talvez exista ainda uma dose de preconceito também contras as lagers,por serem o tipo mais consumido no mundo,principalmente as "amarelinhas sem graça".

2.Não sei se tem paralelo.Mas sabe-se que a Pale Ale foi uma resposta à Pilsen na época.
 
Olá, pessoal. Tudo bem?

Partindo do princípio de que uma cerveja é Ale ou Lager por causa do tipo de fermento utilizado (alta ou baixa fermentação) e não necessariamente pela receita, pergunto:

1. Pq as cervejas especias são, na grande maioria, Ales? Pq não vemos cervejas como IPAs ou Stouts em versão Lager?

2. Qual estilo de Ale seria o equivalente a uma Premium ou Standard Lager (tipo Heinecken ou Budweiser), uma cerveja para o "dia-a-dia"? Claro, não me refiro à qualidade, mas ao estilo.

Valeu a atenção!
Abraços!


Tem que pensar que estilo de cerveja é quase que totalmente devido a história. As cervejas Ale são muito mais antigas, as leveduras lager foram descobertas bem depois (isso sem falar que antes nem sabiam que existia levedura). Uma Stout e IPA por exemplo são cervejas antigas em tempos que só se conhecia Ales.
Ales também são leveduras muito diferentes entre si, com grande produção de ésteres e fenóis, já lagers são diferentes mas não tanto, sempre se prioriza o malte e lúpulo, portanto se tem uma variedade muito maior de Ales.
Agora você pode sim tentar fazer uma lager se aproximar de uma IPA e se aproximar de uma stout, mas não será exatamente o estilo pq assim foi definido. Agora fazer uma lager se aproximar de uma strong dark ale por exemplo é praticamente impossível, nenhuma levedura lager vai produzir a complexidade que uma cerveja desses tem.

2 - Uma cream ale e uma blonde ale (american) são o que mais se aproximam dessas mainstream, sem gosto de nada hehehe.
 
1.Não sei precisamente,mas talvez porque Bélgica e Inglaterra juntas(tipicamente produtoras de ales) possuam mais estilos que Alemanha(típica produtora de lagers).E as lagers são mais recentes também.Só um chute.
Como foi dito,já existe India Pale Lager sendo feita e tem também cerveja escura com fermento lager,exemplo,Baltic Porter.
Talvez exista ainda uma dose de preconceito também contras as lagers,por serem o tipo mais consumido no mundo,principalmente as "amarelinhas sem graça".

2.Não sei se tem paralelo.Mas sabe-se que a Pale Ale foi uma resposta à Pilsen na época.

Pensei tb na Blonde Ale (6B. Blonde Ale), que eh basicamente malte pilsen e lúpulo de amargor apenas, como disse o Fagner acima.
 
A questão é outra, por que os estilos de massa quase sempre são lagers? Li em algum lugar que foi a primeira ou uma das primeiras cepas a ser isolada e reutilizada no mundo todo, antigamente os cervejeiros só reutilizavam sem saber de fato o que era um "fermento". Daí a coisa se popularizou.

Uma IPA lager não seria uma IPA porque o A de IPA significa "ale". Já ouvi falar de IPL mas não em guias de estilo e tal, só que pro cervejeiro caseiro o céu é o limite né. Quanto à stout, é uma cerveja historicamente ale, e imagino que usar um fermento lager mude suficientemente o perfil da cerveja e não seria mais uma stout. Se tem algum estilo de lager que é basicamente uma stout lager eu não sei, não tô muito por dentro de todos os estilos de lager.

é exatamente isso @Raisoshi. A primeira cepa isolada foi Lager e foi feita pela Carlsberg.

@cgfischer
1. Acredito que são basicamente 2 motivos:
- Os fermentos Ale permitem uma gama muito maior de perfis. É só pegar o BJCP e ver a quantidade de Lagers e de Ales. Ales tem muito mais.
- geralmente as cervejas especiais são caseiras ou de microcervejarias, que geralmente são de cervejeiros caseiros. E em casa, a Ale é bem mais fácil de fazer. Temperaturas de inoculação e de fermentação mais altas, menor tempo entre brassagem -> consumo, e aí por diante.
E sim, tu pode fazer uma cerveja com receita base Ale e só trocar o fermento. No caso, se for uma cerveja com característica de fermentação neutra (a maioria da escola americana, por exemplo), pode ficar bem parecida. A cervejaria DUM de Curitiba tem 2 ótimos exemplares. Uma American Pale Lager (Jan Kubis) e uma King Lager (a Karel IV, que seria uma imperial IPA se fosse Ale)

2. Depende do que tu quer. Na Irlanda, a Guiness é uma cerveja do dia a dia. Na Inglaterra, eles consomem muito as bitters, que também podem ser consideradas de dia a dia, e na Alemanha a Weiss. Mas perfil mais próximo às Lagers de consumo de massa, seriam Kolsh, Cream Ale e Blond Ale, por exemplo.
 
É isso aí, @Fagner e @tiefensee
Agora que vi com calma o que diz no estilo "6A. Cream Ale": "History: An ale version of the American lager style..."
 
Back
Top