Ajuste de FG alto após iniciada a maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cidalhi

Active Member
Joined
Oct 25, 2015
Messages
34
Reaction score
2
Pessoal, tudo bem?

Estou com um problema e gostaria de saber se tenho como ajustar minha cerveja.

Fiz uma cerveja que já até fiz um post aqui sobre ela, pois ficou muito turva.
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5115185

Creio que deixei pouco tempo (7 dias) na fermentação, não dando tempo para a fermentação secundária, e baixei a temperatura para 12º e depois para 0º. Ainda está com 0º tentando reduzir a turbidez.

A OG estimada seria de 1,072 e obtive 1,078.
A FG estimada seria de 1,010 e obtive 1,028.

As dúvidas são as seguinte:
- Será que não finalizou a fermentação e, neste caso, teria alguma maneira de ainda tentar finalizar ou ajustar?
- E se não finalizou, teria algum impacto em utilizar o primming com o mesmo valor que estava planejado (6g/L) já que ainda tem açúcar?
 
A medição de 1,028 foi constante nos últimos 3 dias da fermentação primária?
A FG alta pode ser resultados de alguns fatores, a temperatura mais alta durante a mostura, a proporção de água/grão ou até a quantidade de levedura.
As duas primeiras possibilidades vão gerar mais açúcares não fermentáveis que darão mais corpo a cerveja.
Agora caso tenha utilizado levedo em quantidade menor, deve ainda ter açúcar para converter e o levedo está cansado.

O ideal para saber é termos mais informações, volume da receita, quantidade de levedo.

Outra coisa muito importante, não sei se o teu caso ou não, mas é uma informações para que entrar no tópico com o mesmo "problema", leiam os tópicos fixos de cada área, são dicas muito importantes.
 
Pessoal, tudo bem?

Estou com um problema e gostaria de saber se tenho como ajustar minha cerveja.

Fiz uma cerveja que já até fiz um post aqui sobre ela, pois ficou muito turva.
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5115185

Creio que deixei pouco tempo (7 dias) na fermentação, não dando tempo para a fermentação secundária, e baixei a temperatura para 12º e depois para 0º. Ainda está com 0º tentando reduzir a turbidez.

A OG estimada seria de 1,072 e obtive 1,078.
A FG estimada seria de 1,010 e obtive 1,028.

As dúvidas são as seguinte:
- Será que não finalizou a fermentação e, neste caso, teria alguma maneira de ainda tentar finalizar ou ajustar?
- E se não finalizou, teria algum impacto em utilizar o primming com o mesmo valor que estava planejado (6g/L) já que ainda tem açúcar?

Se você não tem certeza do fim da fermentação, é perigoso engarrafar ela, a não ser que engarrafe, deixe carbonatar pouco tempo e armazene as garrafas na geladeira. Se não estiver muito doce, manda brasa e corrija na próxima.

Se estiver muito desequilibrada, pode tentar tirar ela da maturação, voltar pra temperatura de fermentação ideal dessa levedura, gire levemente o fermentador para suspender essa levedura e veja se a atividade retorna. Ainda, pode fazer um starter de 1l, (se forem 20L), e quando a atividade estiver no máximo, adicione ele na cerveja.

Pode ser que nada disso resolva... daí foi-se, segue o enterro, bola pra frente.

Abraço!
 
Se você não tem certeza do fim da fermentação, é perigoso engarrafar ela, a não ser que engarrafe, deixe carbonatar pouco tempo e armazene as garrafas na geladeira. Se não estiver muito doce, manda brasa e corrija na próxima.

@gabrielcalo, resolvi engarrafar e com dois dias e meio o manômetro está marcando 2,5. Quando chegar em 3 estou pensando em guardar na geladeira e deixar a com manômetro fora para saber até onde vai.

Já vi relatos aqui de gente que deixou até 4. Saberia me informar até que pressão é seguro deixar fora da geladeira?
 
@cidalhi,

Acho que são 4bar o limite seguro, mas você tem que carbonatar até os volumes de CO2 que o tipo de cerveja pede. E também tenha em mente que essa pressão aí no manômetro vai variar muito com a temperatura.

Você adicionou açúcar na hora de carbonatar, ou essa pressão de 2,5 é devido a fermentação do que tinha ainda sem fermentar?
 
@gabrielcalo, adicionei 5g/l de açúcar mascavo e engarrafei. Creio que fiz uma escolha infeliz. Vou esperar até 3,5 e guardar na geladeira e deixar a piloto fora.
 
@gabrielcalo, adicionei 5g/l de açúcar mascavo e engarrafei. Creio que fiz uma escolha infeliz. Vou esperar até 3,5 e guardar na geladeira e deixar a piloto fora.

como esta carbonatando um pouco, fermento tem....e se tem fermento e nao baixou de 1028 na fermentacao, aposto na hipotese que o robertocaruso citou... eu ACHO que a mosturaçao gerou muitos acucares nao fermentaveis (temperatura alta que ativa mais a alfa amilase)... agora, o que esta fazendo carbonatar sao os 5g/L de acucar do primming.. tudo normal.. se for isso vai ficar uma breja bem encorpada (muitos acucares nao fermentaveis)... de qq forma, por desencargo de consciencia, tenha cuidado com as garrafas.. pelo.menos deixe em um lugar seguro para evitar acidentes..
 
Mediu com densímetro ou refratômetro?
No caso de densímetro, considerou a temperatura no cálculo?
 
Utilizei densímetro e fiz a correção da temperatura pelo beersmith
 
Provei uma ontem, quando estava com a pressão de 2,5, e não estava doce. Hoje pela manhã estava em 2,7.
Vou esperar um pouco pra ver se estabiliza.
 
Pessoal, ontem quando cheguei do trabalho estava em 3,2. Hoje pela manhã continuava do mesmo jeito. Se realmente estabilizar, irei deixar fora da geladeira, senão irei gelar hoje a noite.

f8a4d083e71d660bbd5a5659824e03cb.jpg
 
Back
Top