Ajuda

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jlessa

Member
Joined
Apr 9, 2014
Messages
13
Reaction score
0
Pessoal,

Sempre faço levas de 30 litros. Witbier, APA e Imperial IPA e preciso de uma ajuda e idéias ! :mug:

Já fiz umas 8 levas de cervejas sem dryhopping. Sempre uso a mesma agua mineral, mesmo processo, mesmo balde, mesmo freezer, mesmo processo de sanitização e com esses estilos NUNCA tive problema.

Ao contrário das APAs e Imperial IPAs que faço ! O que acontece é que a cerveja fermenta normalmente, atinge o FG, trasfego, faço o dry hopping na maturação, deixo decantar uns 5 dias a 0 graus, trasfego e engarrafo. Uso iodo na proporção recomendada nas garrafas (já usei alcool 70 e forno e o mesmo problema ocorreu). Em nenhum momento uso agua clorada, tomo cuidado para nao oxidar na trasfega. A cerveja sempre esta perfeita antes de engarrafar e após envase e carbonatação (priming uns 10 dias), a cerveja fica com gosto medicinal, esparadrapo. Some todo dry hopping e fica o clorofenolico forte. Sempre fervo o priming por uns 5-8 minutos deixo esfriar, adiciono no balde e engarrafo.

A única coisa que difere o processo de envase das Wits e da APA e IPAs é uma meia calça (devidamente fervida) de nylon / elastano que eu usava para filtrar o dry hopping durante trasfega para envase. Será que essa meia calça pode estar passando algo para a cerveja e "contaminando" algumas de minhas levas ?

O que vocês acham ? Agora comprei uma peneira de aço inox, por precaução.
 
jlessa, pela descrição do seu procedimento e todo o cuidado que você diz ter, a única explicação que me vem a cabeça é que a meia calça está liberando substâncias na sua cerveja e deixando ela com esse gosto medicinal.
Mesmo que você tenha fervido ela (sanitizou devidamente), os compostos utilizados na sua produção, seja para colocar cor ou dar alguma resistência (lavagem, calor etc), podem estar sendo liberados na cerveja e dando esse gosto ruim. Não sei nem se é recomendado beber essa cerveja, deixo isso para os mais entendidos.
 
jlessa, pela descrição do seu procedimento e todo o cuidado que você diz ter, a única explicação que me vem a cabeça é que a meia calça está liberando substâncias na sua cerveja e deixando ela com esse gosto medicinal.
Mesmo que você tenha fervido ela (sanitizou devidamente), os compostos utilizados na sua produção, seja para colocar cor ou dar alguma resistência (lavagem, calor etc), podem estar sendo liberados na cerveja e dando esse gosto ruim. Não sei nem se é recomendado beber essa cerveja, deixo isso para os mais entendidos.

... realmente eu não tenho bebido, jogo fora. Antes eu não imaginava de onde vinha o problema, depois de pensar com calma lembrei da meia que usava como filtro ... pra mim é a única explicação também !
 
Ahhh e dica: se quiser usar pano, vá em alguma loja de tecidos e compre um pedaço de tecido Voal ou Voil. Pelo que sei é o que o pessoal usa.
A loja da lamas, se não me engano, também vende hop bag.
 
As meias calças feitas com nylon (poliamida) e elastano, são tingidas a baixas temperaturas (até 95ºC). Caso seja fervida poderá fazer com que alguns produtos se desprendam, como amaciantes, corantes, dispersantes, detergentes, etc. O cloro é altamente agressivo ao elastano, caso tenha lavado com branqueadores à base de cloro pode ter danificado o elastano também. Normalmente se usam corantes com moléculas pequenas.

Veja, não sei se realmente é esse o problema mas só quis ilustrar como se comporta o material. Nem de longe quero apontar a causa.

O Voil é de poliéster que precisa de alta temperatura para acabamento / tingimento (120ºC a 140ºC), normalmente não contém elastano. E os corantes precisam ser de moléculas grandes o que justifica a alta temperatura para impregnação dessas moléculas no poliéster.

Eu uso Dry Hop direto no mosto depois clarifico com gelatina, fica uma beleza.
 
As meias calças feitas com nylon (poliamida) e elastano, são tingidas a baixas temperaturas (até 95ºC). Caso seja fervida poderá fazer com que alguns produtos se desprendam, como amaciantes, corantes, dispersantes, detergentes, etc. O cloro é altamente agressivo ao elastano, caso tenha lavado com branqueadores à base de cloro pode ter danificado o elastano também. Normalmente se usam corantes com moléculas pequenas.

Veja, não sei se realmente é esse o problema mas só quis ilustrar como se comporta o material. Nem de longe quero apontar a causa.

O Voil é de poliéster que precisa de alta temperatura para acabamento / tingimento (120ºC a 140ºC), normalmente não contém elastano. E os corantes precisam ser de moléculas grandes o que justifica a alta temperatura para impregnação dessas moléculas no poliéster.

Eu uso Dry Hop direto no mosto depois clarifico com gelatina, fica uma beleza.

Obrigado !
 
jlessa, procure colocar o título dos tópicos com um pouco mais de explicação sobre o assunto, assim os usuários podem ver na listagem qual é o assunto e decidir se querem ou não ler o tópico. Simplesmente "Ajuda" é muito genérico.

Abração,
 
jlessa, procure colocar o título dos tópicos com um pouco mais de explicação sobre o assunto, assim os usuários podem ver na listagem qual é o assunto e decidir se querem ou não ler o tópico. Simplesmente "Ajuda" é muito genérico.

Abração,

... pois é, foi sem querer .... tentei mudar depois e não consegui !
 
Back
Top