Ajuda Urgente - og muito alta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

markushanderson

Active Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
32
Reaction score
3
bom dia pessoal,
Ontem a noite brassei uma weiss e ao passar pro fermentador ela ficou abaixo da quantidade esperada e com a og muito alta.
Pela receita do beersmith tinha que levar 26l pra fervura com a gravidade em 1042, consegui levar os 26l com a gravidade em 1044.
Acho que levei pro fermentador uns 16, 17l e a og ficou em 1058, sendo que o previsto era 1049.
Como ja era 3h da manha eu fiquei com preguiça de adicionar agua, pois pelo que me lembro teria que ferve-la e resfria-la e naquela altura eu ja queria era dormir, rsrs.
O fermento ja foi inoculado, a minha duvida é se posso adicionar a agua agora, e se sim, como devo fazer essa adicao pra nao perder a leva.
:mug:
 
Acho que o ideal seria ferver bem pra garantir que ela vai tá sem nenhum contaminante e resfriar até a temperatura do mosto, mas é melhor esperar alguém mais experiente quanto a isso.

Segundo essa calculadora http://www.brewersfriend.com/dilution-and-boiloff-gravity-calculator/, pra aumentar o volume de cerveja e corrigir a gravidade, tu teria que adicionar 2,9 litros de água.

O único problema é que adicionando após o início da fermentação não teria como conferir de fato se a adição de água corrigiu a OG, o que resta é confiar na calculadora.

Abraços!
 
O que eu faria é seguinte, faria uma segunda leve mais leve e blendaria depois :D
 
Não vejo problema em adicionar água, mesmo após a fermentação mas, eu deixaria como está. Vai ficar uma cerveja mais forte, fora do estilo mas isto faz parte do aprendizado.
Tem que ajustar bem o Beersmith para compensar esta perda com evaporação.
 
Cara,
antes de engarrafar prepara a água fervendo por uns 15 minutos ao menos, depois faz um teste de diluição com uma pequena quantidade da cerveja fermentada pra encontrar o ponto "ideal" da diluição, ou seja, quanto deve adicionar ao volume total.
Esse processo de diluição pode ser realizado tanto antes da fermentação quanto ao final dela, não importa
Eu sempre diluo meu mosto para produzir um volume maior do que a capacidade das minhas panelas (30L). Chego a produzir 40L por diluição do mosto primário. Eu, particularmente, gosto de adicionar antes da fermentação.
Diluir antes ou depois da fermentação é pratica comum em muitas cervejarias por aí.
Abraço!
 
Valeu pela ajuda pessoal.
Resolvi adicionar agua agora mesmo, foram 17,8l pro fermentador e adicionei 3,1l de agua fervida pra atingir a og esperada.
Zerosa o beersmith ta ajustado, nas outras levas nao tive problema, acho que o problema foi sono, kkk, devo ter vacilado e daixado a fervura muito intensa.
 
Não vejo problema em adicionar água, mesmo após a fermentação mas, eu deixaria como está. Vai ficar uma cerveja mais forte, fora do estilo mas isto faz parte do aprendizado.
Tem que ajustar bem o Beersmith para compensar esta perda com evaporação.

Concordo com a opinião.

Isso aconteceu com a minha primeira brassagem. Fora do estilo, mas saborosa.
 
Eu também deixaria como estava, pois a única diferença seria uma cerveja mais forte e encorpada. Porém, como já fez a correção, depois conte-nos os resultados.
 
O beersmith tem uma ferramenta de diluição ótima, já precisei usar deu na mosca, se vc terminou a ceva as 3 da manhã, eu adicionaria água, pois o ibu vai estar um pouco fora do planejado, se não faz muito tempo desde a inoculação, o fermento tá na fase de respiração aeróbica, eu adicionaria água nessa hora tomando todos os cuidados é claro.
 

Latest posts

Back
Top