Ajuda- problemas fundo falso single vessel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jose octavio

Active Member
Joined
Mar 23, 2019
Messages
25
Reaction score
7
Location
sp
Prezados.
Estou com um problema no fundo falso da minha single vessel. Há algumas brassagens, comecei a perceber uma fina camada preta de mosto caramelizado por sobre a resistência. Para quem já passou por isso sabe que a batelada fica intragável.

Comecei à época diversas “manobras” para evitar. Uma coisa tinha certeza: o fundo nunca ficou seco. Ate porque , numa single vessel, é possível acompanhar o nivel do mosto visualmente.

Cheguei a acreditar que deveria trocar a resistência por outra de menor potencia ou instalar um dimmer.

Até que um dia, percebi um vão entre o fundo do fundo falso e o apoio do fundo no “tanque interno”( foto anexo). Para ter certeza, realizei tres brassagens em dias diferentes, em condições diferentes, fervendo em tempos diferentes, com um saco de voal cobrindo todo o tanque interno: um verdadeiro BIAB dentro de uma single vessel com fundo falso.
WhatsApp Image 2020-07-13 at 17.59.53.jpeg
Bingo! Nehuma deles houve formação de caramelo sobre a resistência. Mas obviamente não desejo tornar obrigatório o uso do saco de voal.

Então, como poderia resolver isso? Alguém teria uma sugestão? Verifiquei a possibilidade de substituir o cesto interno por um "cesto BIAB" de inox.,., vocês sabem de quem. Mas honestamente, cobrar o que estão cobrando não vale mesmo! Com todo respeito ao fabricante.

Obrigado a todos.

WhatsApp Image 2020-07-13 at 17.59.54.jpeg
 
Jose,

Se entendi bem, sua supeita é o vão entre o fundo falso e a parede lateral, é isso? Não entendi a questão do vão x fundo.

Não consigo ver problemas na fervura, somente gosto de queimado em função de contato com o grão durante a mostura. Possivelmente moaem muito fina, gerando muito pó de malte, que "queima" em contato com a resistência, por isso você não teve problemas quando usou o bag.

Se for o caso do vão x parede lateral vazando grão, um anel de silicone como vendido na WE ou mesmo uma mangueira fina com um corte lateral, encaixando o corte na chapa do fundo falso isolariam bem.
 

Attachments

  • Untitled.png
    Untitled.png
    498.1 KB · Views: 84
Last edited:
Jose,

Se entendi bem, sua supeita é o vão entre o fundo falso e a parede lateral, é isso? Não entendi a questão do vão x fundo.

Não consigo ver problemas na fervura, somente gosto de queimado em função de contato com o grão durante a mostura. Possivelmente moaem muito fina, gerando muito pó de malte, que "queima" em contato com a resistência, por isso você não teve problemas quando usou o bag.

Se for o caso do vão x parede lateral vazando grão, um anel de silicone como vendido na WE ou mesmo uma mangueira fina com um corte lateral, encaixando o corte na chapa do fundo falso isolariam bem.

OLá Persevalli
Sim já tentei fazer o isolamento. Não consegui uma fixação adequada durante meu teste capaz de me dar segurança para futuras brassagens. Vou traz de sua seguestão
 
caro
... muito pó de malte, que "queima" em contato com a resistência, por isso você não teve problemas quando usou o bag.
Caro Persevalli. Seguindo sua linha de raciocínio, pensei numa solução bem caseira que, em teoria, aumentaria o poder de filtração do meu fundo falso. O que voce acha? será que segura a onda de uma brassagem?
 

Attachments

  • IMG-2273.JPG
    IMG-2273.JPG
    69.5 KB · Views: 56
  • IMG-2274.JPG
    IMG-2274.JPG
    61.7 KB · Views: 55
Mas honestamente, cobrar o que estão cobrando não vale mesmo! Com todo respeito ao fabricante.
Pera la.... Vc entrou em contato com o fabricante da sua single vessel? O que eles disseram?
Olhei essa foto e isso ai n parece mau uso, nem desgaste com o tempo... Isso tem nome: defeito de fabricação. Se realmente for esse o caso, pode bater o pé que o CDC te protege (mesmo que o período de garantia ja tenha expirado, isso é considerado vício oculto).
 
Uma duvida: como voce fixou esse anel a panela?

Jose, o meu cesto de grãos é uma panela, que eu cortei o fundo. Deixei uma borda de coisa de 2cm, para que a chapa perfurada pudesse apoiar e aparafusar (4 parafusos com borboleta}. Entõ na verdade a borracha U veda a chapa perfurada em relação ao fundo da panela, o que é bem mais simples do que na lateral.

Pegou a ideia? Posso tentar tirar algumas fotos para mandar.

Abs
 
Pera la.... Vc entrou em contato com o fabricante da sua single vessel? O que eles disseram?
Olhei essa foto e isso ai n parece mau uso, nem desgaste com o tempo... Isso tem nome: defeito de fabricação. Se realmente for esse o caso, pode bater o pé que o CDC te protege (mesmo que o período de garantia ja tenha expirado, isso é considerado vício oculto).
Obrigado Lord, mas não é o caso. E se for, não penso em seguir o caminho. De qualquer forma obrigado pela ideia. Por certo pode ajudar outros colegas com problemas similares.
 
Last edited:
Jose, o meu cesto de grãos é uma panela, que eu cortei o fundo. Deixei uma borda de coisa de 2cm, para que a chapa perfurada pudesse apoiar e aparafusar (4 parafusos com borboleta}. Entõ na verdade a borracha U veda a chapa perfurada em relação ao fundo da panela, o que é bem mais simples do que na lateral.

Pegou a ideia? Posso tentar tirar algumas fotos para mandar.

Abs

Peguei a ideia. Como o fundo falso do meu cesto interno não foi pensado dessa forma, não consigo implantar. Não tenho essa borda.
Me pergunto se conseguiria fazê-la. Talvez soldando uma borda. Acho q não valerá o esforço é provavelmente o custo se equiparara a aquisição de um cesto de graos em inox para substituir o meu. Inclusive porque aumentaria a área filtrante.
 
caro

Caro Persevalli. Seguindo sua linha de raciocínio, pensei numa solução bem caseira que, em teoria, aumentaria o poder de filtração do meu fundo falso. O que voce acha? será que segura a onda de uma brassagem?
Boa Tarde! Estou tentando fazer uma single vessel, fiz uns cortes no fundo ao invés de furos, minha pergunta, com o voal não ficou prejudicado a vazão no fundo? não está secando a resistencia?
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-07-10 at 15.12.40.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-10 at 15.12.40.jpeg
    34.9 KB · Views: 34
Oi Jose,

Tenho um sistema igual ao seu. Talvez não seja problema do equipamento e sim dos ingredientes. Em qual foi o tipo de cerveja que isso acontece? Comigo aconteceu uma vez de caramelizar legal e eu jogar fora o lote, era uma witbier usando aveia/trigo, fora que depois tive de raspar toda a caramelização incrustada na resistência.

Recentemente vi isso acontecer numa brassagem do Wellington Assis e ele pediu ajuda aos universitários. Quem lhe respondeu foi o Marcelo Fennol e disse que o entupimento era devido gelatinização do amido do trigo e da aveia. Bingo!!! Foi a gelatinização que entupiu o fundo falso.

A solução que encontrei em outras witbiers foi mexer continuamente a camada de grãos, raspando o fundo até essa fase gelatinização terminar, nota-se pelo fim da fase leitosa, tanto é que bastava parar de mexer alguns instantes que o nível já começava subir e provavelmente daria boil-over no cesto interno com grãos caindo na resistência quente e caramelizando. Detalhe que em outros estilos isso não acontece comigo.

Abs
 
Oi Jose,

Tenho um sistema igual ao seu. Talvez não seja problema do equipamento e sim dos ingredientes. Em qual foi o tipo de cerveja que isso acontece? Comigo aconteceu uma vez de caramelizar legal e eu jogar fora o lote, era uma witbier usando aveia/trigo, fora que depois tive de raspar toda a caramelização incrustada na resistência.

Recentemente vi isso acontecer numa brassagem do Wellington Assis e ele pediu ajuda aos universitários. Quem lhe respondeu foi o Marcelo Fennol e disse que o entupimento era devido gelatinização do amido do trigo e da aveia. Bingo!!! Foi a gelatinização que entupiu o fundo falso.

A solução que encontrei em outras witbiers foi mexer continuamente a camada de grãos, raspando o fundo até essa fase gelatinização terminar, nota-se pelo fim da fase leitosa, tanto é que bastava parar de mexer alguns instantes que o nível já começava subir e provavelmente daria boil-over no cesto interno com grãos caindo na resistência quente e caramelizando. Detalhe que em outros estilos isso não acontece comigo.

Abs
Olá Renato, tudo bem? obrigado
Mas não, nao foi devido ao uso de cereias não maltados. Ja aconteceu ao menos tres vezes, com dois tipos de moagem diferentes. Tenho o costume de mexer bastante na cama de grãos como forma de aumentar a eficiência (Não estou preocupado com números, mas sim com o fermentador mais cheio
possível)
 
Boa Tarde! Estou tentando fazer uma single vessel, fiz uns cortes no fundo ao invés de furos, minha pergunta, com o voal não ficou prejudicado a vazão no fundo? não está secando a resistencia?
Olá Ederaldo
Bem não posso afirmar que todos os projetos são iguais ao que utilizo. Esse efeito de secagem na resistencia, no meu caso, devido a física e ao espaçamento que há entre o cesto de grãos e a parde externa da panela, consigo acompanhar o nivel do mosto. Não é o caso.
Mas se bobear na agitação e vazão da bomba de circulação, é bem facil secar o fundo.
Fique atento a isso, ok?
 
Olá Ederaldo
Bem não posso afirmar que todos os projetos são iguais ao que utilizo. Esse efeito de secagem na resistencia, no meu caso, devido a física e ao espaçamento que há entre o cesto de grãos e a parde externa da panela, consigo acompanhar o nivel do mosto. Não é o caso.
Mas se bobear na agitação e vazão da bomba de circulação, é bem facil secar o fundo.
Fique atento a isso, ok?
Então o meu não chegou a secar por q coloquei bastante água na mistura, mas o mosto tinha muita dificuldade em passar na cama de grãos, se não desligasse a bomba iria transbordar.
 
Olá Renato, tudo bem? obrigado
Mas não, nao foi devido ao uso de cereias não maltados. Ja aconteceu ao menos tres vezes, com dois tipos de moagem diferentes. Tenho o costume de mexer bastante na cama de grãos como forma de aumentar a eficiência (Não estou preocupado com números, mas sim com o fermentador mais cheio
possível)

Jose,

Certamente o fato de mexer bastante, somado aos "gaps" que tem ali no seu fundo falso, levam à passagem de muito farelo/grão pra área da resistencia. Uma solução que pode ser barata (não vai ser bonita) é você cortar um pedaço de mangueira de silicone, abrir ela ao meio e prensar nos vãos. Eu tinha um buraco feio no meu cesto de grãos, próximo às alças (buraco abriu na hora de soldar e não consegui fechar), que fechei de forma similar mas com pedaço de rolha de silicone.
 
Pelo que já percebi aqui no forum a questão de entupimento / baixa vazão de recirculação é recorrente nos single vessel caseiros. Vou dar meus dois centavos aqui de info sobre o que já pesquisei.

O mesmo acontece nos industrializados, mas estes costumam ter meios de corrigir isso, por exemplo com tubo de overflow.

O que acontece é que quando começa a entupir, a vazão de filtragem reduz e começa acumular mais água em cima da cama de malte, que comprime e cama, reduz mais a filtragem e assim vai até entupir por completo. O tubo de overflow faz com que o mosto retorne pra panela maior antes de comprimir demais a cama de grãos.

Agora por que a vazão de circulação fica tão baixa nos sistemas caseiros?

A maioria dos sistemas industrializados usa a resistência de contato indireto, fora do mosto. Com isso, sobra espaço dentro da panela para aproximar o cesto de grãos do fundo e da lateral da panela maior e reduzir o volume morto à um mínimo. Uma grainfather por exemplo tem 30L de volume máximo na panela maior e demanda 4L de água para chegar no nível do fundo falso do cesto de grãos. escalando pra 50L, daria 7L de volume morto.

Na primeira versão do meu sistema, que é parecido com o do Wellington Assis, eu tinha quase 30L de volume morto, depois de algumas alterações reduzi para a casa dos 10L e os problemas de entupimento reduziram bastante (mas ainda rola).

O raciocínio é simples, quanto mais líquido fica fora do cesto (entre ele e a panela maior, seja no fundo e/ou nas laterais), menos água está dentro do cesto e consequentemente a razão grão / líquido lá dentro fica bastante prejudicada. com isso, entra em jogo também o limite de grãos da panela, que não necessariamente é a quantidade máxima que cabe no cesto, mas sim, a quantidade que se obtém maior eficiência (vejam trecho em anexo do brewing engineering).

Enfim, em linhas gerais para reduzir entupimento, muito mais que área de filtragem na chapa do fundo falso, é importante reduzir o volume morto do equipamento e calcular a quantidade máxima de grãos que pode-se usar com tranquilidade.

Abs.,

Mario
 

Attachments

  • Picture1.jpg
    Picture1.jpg
    77.2 KB · Views: 12
Jose,

Certamente o fato de mexer bastante, somado aos "gaps" que tem ali no seu fundo falso, levam à passagem de muito farelo/grão pra área da resistencia. Uma solução que pode ser barata (não vai ser bonita) é você cortar um pedaço de mangueira de silicone, abrir ela ao meio e prensar nos vãos. Eu tinha um buraco feio no meu cesto de grãos, próximo às alças (buraco abriu na hora de soldar e não consegui fechar), que fechei de forma similar mas com pedaço de rolha de silicone.
Olá Mário.
uma questão: você acha que ” o mexer constante na cama” pode carrear farelo e grãos pelo fundo falso também, ou seja, além dos vãos que se abriram na lateral?
 
Olá Mário.
uma questão: você acha que ” o mexer constante na cama” pode carrear farelo e grãos pelo fundo falso também, ou seja, além dos vãos que se abriram na lateral?

Jose,

Ficar mexendo na cama de grãos faz com que passe farelo pelos furos do fundo falso sim, principalmente se você ficar mexendo até o fundo (raspando a colher / pá no fundo). Aqui eu costumo mexer quando arreio o malte e depois uma mexida até +- a metade do cesto de grãos aos 30 min, pois ainda ficam mais 30 min para recircular e filtrar. Lembre que o que segura o farelo é o próprio bagaço do malte, e que como a vazão de recirculação é razoavelmente baixa para não entupir, leva tempo até filtrar o volume todo de mosto.

Abs
 
Jose,

Ficar mexendo na cama de grãos faz com que passe farelo pelos furos do fundo falso sim, principalmente se você ficar mexendo até o fundo (raspando a colher / pá no fundo). Aqui eu costumo mexer quando arreio o malte e depois uma mexida até +- a metade do cesto de grãos aos 30 min, pois ainda ficam mais 30 min para recircular e filtrar. Lembre que o que segura o farelo é o próprio bagaço do malte, e que como a vazão de recirculação é razoavelmente baixa para não entupir, leva tempo até filtrar o volume todo de mosto.

Abs
Suspeitava isso.
O mexer na cama aumenta muito a eficiẽncia da brassagem.
Opero assim
E viva o BIAB!
 
Back
Top