Ajuda primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gabrielbecalli

Active Member
Joined
Aug 6, 2015
Messages
43
Reaction score
2
Boa Tarde , fiz sabado minha primeira brassagem a receita era 20l de uma Belgian Blond Ale , depois que completei o processo , percebi alguns erros infantis, como por exemplo ao invés de colocar 22 litros na pré fervura, coloquei 18l , e também usei menor quantidade na lavagem dos grãos , também logo no inicio da mostura a tempertutra chegou aos 76 graus, mas depois consegui manter na faixa correta, enfim tive muitos problemas "operacionais", no momento que acabou a fervura e resfriamento , medi a densidade e deu 1,080 ( acima do indicado no estilo , Provavelmente devido a menor quantidade de agua que coloquei ) minha primeira dúvida é se eu posso medir a densidade em algum momento anterior à fervura afim de estimar se a OG vai estar dentro ou fora do esperado?

minha fermentação está regulada para 19 graus , porém ja tem mais de 1 dia fermentando a essa temperatura e NADA de bolhas, minha segunda dúvida e se isso é normal? o fermento utilizado foi mo M10 da mangrove. (2pacotes)


Obrigado


obrigado
 
Amigo, se não me engano no beersmith tem esse parâmetro, densidade pré fervura. Verifique se seu balde fermentador está bem vedado e se não há possíveis vazamentos por onde o CO2 possa estar escapando. Vou te dar um exemplo por experiencia própria mesmo. A tampa do meu balde só fecha completamente na martelada se não vaza CO2. Você usou alguma calculadora para calcular a quantidade de fermento? Nunca usei esse fermento que vc usou mas acho q dois pacotes seriam pouco para OG de 1080.
 
2 pacotes era o máximo que eu tinha no momento , vou verificar o balde assim como você falou, mas acredito que esteja bem fechado , normalmente as primeiras bolhas ja eram pra estar aparecendo ?
 
vc hidratou o fermento? Nas minhas brassagens elas sempre iniciaram nas primeiras 6h. Da uma olhada na aba fermentação do fórum que tem algumas coisas sobre isso. Não sei te dizer se seria possível estar fermentando e não estar borbulhando.
 
Pensei que estivesse bem fechado o balde porém, Quando aperto mais a borda do balde fermentador percebo que ele consegue descer mais um pouco, mas quando paro de pressionar ele meio que volta ao que estava antes , ja ate dei marteladas com martelo de borracha mas mesmo assim essa "folga" continuou, será que é o caso deu levar o balde onde comprei para uma possível troca?
 
Isso, tem q tirar o lacre. Se mesmo assim o balde nao tampar é pq veio com defeito msm, provavelmente.
 
Ja retirei o lacre e o balde continua não fechando direito, vou controlar a fermentação medindo a densidade,

att

Gabriel Matos Becalli
 
Back
Top