Ajuda pré-primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

inl0ad

Member
Joined
Aug 25, 2014
Messages
13
Reaction score
2
Boa tarde Galera,

Comprei um kit da Lamas de 5L e com ele comprei 2 kits da IPA Porcaria deles. Minhas duvidas já começam aí. Eles chegaram faz uns 10 dias e tava armazenando tudo à temperatura ambiente, inclusive levedura e lupulo. Aí li hoje, denovo, o post fixo dos iniciantes e vi que tinha que armazena-los na geladeira e freezer, respectivamente. Eles ainda estão saudáveis?

Nao tenho controle de geladeira, mas possuo um banheiro em casa (azulejo) que mantém uma temperatura ambiente de 25'C. É possível fermentar lá? (Sei que não geraria uma breja boa, mas seria tomável?). Li, lá no tópico em questão, e tava pensando em baixar a temperatura do mosto a 16'C antes de levar pro fermentador.

Aí, entra outra questão. Eu tenho que hidratar a levedura a +- 30'C (10ml pra cada g de fermento) e aí esfriá-la pra 16'C pra juntar ao mosto? Ou esfrio ambos mosto e levedura à ambiente, misturo ambos no fermentador e aí sim eu esfrio a parada toda à 16'C?

Obrigado desde já
 
Cara, hidratar a levedura com açúcar e nada é a mesma coisa... Não irá fazer mal mas quem sabe, não acredito, faça bem. Seu lúpulo e sua levadura possivelmente estão ainda tranquilos... não estraga assim... possivelmente está com menos células viáveis a levedura e menos amargor o lúpulo... mas fica tranquilo. Sem controle de temperatura somente cervejas ALE. Vai ser bem bebível sim... Pode baixar a temperatura do mosto antes ou depois... Não faz diferença quase nenhuma. Em 3, 4 horas sua temperatura estará assim como a do ambiente 25º C e mais uns 3 graus gerados pelo próprio processo de fermentação que gera muito calor... Eu colocaria a levedura após... só para não estressar muito as bichinhas...
 
Eu nao tinha visto sua resposta até ontem a noite após minha primeira brassagem. Hidratei e inoculei o fermento a temp ambiente mesmo e taquei com o mosto no fermentador e deixei num canto escuro de casa

Em menos de tres horas já havia atividade no airlock e no meio da noite o barulho de bolhas era continuo e bem frequente. Creio que acelerei a fermentação por deixar a 25'C tudo. Mas vamos ver no que dá.

As instruções indicam 9 dias fermentando, 15 maturando a 10'C (temp da minha geladeira) e 5 na garrafa. Talvez eu pule uns dias da fermentação e já leve pra geladeira depois de 7 dias.

Enfim, de qualquer forma amanhã vou fazer outra leva e espero que faça as coisas um pouco melhor desta vez.

Obrigado pela resposta
 
Oi Danilo, deixa eu dar pitaco também... se a fermentação foi muito violenta pode ter gerado muitos off-flavors, e pra dar uma amenizada neles é bom você maturar mais tempo em uma temperatura "alta". É o que o pessoal mais experiente recomenda aqui (e eu só repito, pois também sou iniciante). Eu sugiro você deixar esses 20 dias aos 25C que está mesmo e só depois baixar (o máximo que conseguir, sem congelar) por uns três ou quatro dias pra sedimentar os sólidos antes de envasar.

Se você deixar pouco tempo "a quente" e logo resfriar vai "parar" a fermentação sem ter certeza que ela esteja completa, e assim corre o perigo de criar garrafas-bomba...
 
Anotado brother! Ficará ali no cantinho então por mais umas duas semanas :)

Agora sobre abaixar a temp por 3/4 dias sem congelar, isso eu nao sei como vou fazer :/

Obrigado
 
já que não tem controle de temperatura e não tem como medir a atenuação não arrisca mano... deixe fermentar por mais tempo que o necessário... imagina que não fermentou tudo e você coloca na geladeira. Depois vai engarrafar e colocando o açúcar no priming junto com o açúcar que não atenuou? pode explodir a garrafa também. Já que não tem como baixar a temperatura a zero ou perto disso, deixe na sua geladeira a 9, 10 mesmo. não vai clarificar e nem baixar muito os sedimentos mas vai ficar bacana... esses pontos de melhoras vem com o tempo, equipamentos e vontade própria (que já temos) de melhorar a cerveja. Relaxa!
 
Danilo,

Resumindo.... nas próximas, já que não tem controle de temperatura... teste baixar a temperatura do mosto lá para os 16... assim as primeiras horas de aclimatação/fermentação (momentos críticos) ocorrerão em baixa temperatura, o que diminui a chance de off-flavors.

Sobre a temperatura do mosto e do fermento hidratado, o ideal é que a diferença entre os dois não ultrapasse 8 graus. Preferencialmente, devem estar na mesma temperatura.... sempre é uma boa prática evitar choques térmicos.

Abraço,
 
Back
Top