Ajuda com receita!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LeonardoDagostim

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
89
Reaction score
7
Estou querendo fazer uma Belgian Strong Golden Ale e colocar na maturação suco de uva Goethe, uva essa que atingiu considerável visibilidade aqui na região sul após a conquista do selo de indicação geográfica (http://www.progoethe.com.br/). É uma uva bem aromática da família moscatel.
Estava pensando na receita abaixo:
6kg malte pilsen
110g malte crystal
55g malte cara hell
700g aveia
55g lúpulo Styrian
30g lúpulo Nelson salvin (se não conseguir vai o cascade, aceita sugestões)
Fermento T58

Rampas
50C 20 min (espuma)
62C 80 min
72C 10 min (quero um pouco de corpo)
Mash out
Ou então:
50C - 20 min
66C-68C - 90min

Lupulagem
55g Styrian 60 min
20g Nelson alvin 15 min
10g Nelson salvin 0 min
Se não tiver o Nelson Salvin vai o Cascade

Maturação
250ml/l suco de uva Goethe

Oque acham? Vai dar certo?Alguma sugestão?
Abraço!
 
Oi Leonardo,

Minha sugestão vai na rampa de brassagem...
20 minutos a 50ºC é bastante tempo. Podia considerar fazer menos ou até nem fazer.
10 minutos a 72ºC praticamente não vai fazer diferença depois de 80 minutos a 62ºC, vc terá um mosto muito fermentável...

Como vc vai adicionar suco de uva a 25% da receita (certo? 250ml/L..) que é uma quantidae considerável, e o suco de uva é bem fermentável, me pergunto se poderia ficar sem corpo considerando a temperatura de mosturação? depende. Se fosse uma cerveja de baixa OG sim, mas como vc disse que é uma strong golden ale, talvez não, tem que considerar a OG.

Adicione sempre dados como OG e os fermentáveis em % em vez de Kg, é mais facil analisar.

O suco adicionaria no término da fermentação, pra que possa ser totalmente fermentado sem deixar residual, ao invés de adicionar na maturação...

abraço!
 
Oi Leonardo,

Minha sugestão vai na rampa de brassagem...
20 minutos a 50ºC é bastante tempo. Podia considerar fazer menos ou até nem fazer.
10 minutos a 72ºC praticamente não vai fazer diferença depois de 80 minutos a 62ºC, vc terá um mosto muito fermentável...

Como vc vai adicionar suco de uva a 25% da receita (certo? 250ml/L..) que é uma quantidae considerável, e o suco de uva é bem fermentável, me pergunto se poderia ficar sem corpo considerando a temperatura de mosturação? depende. Se fosse uma cerveja de baixa OG sim, mas como vc disse que é uma strong golden ale, talvez não, tem que considerar a OG.

Adicione sempre dados como OG e os fermentáveis em % em vez de Kg, é mais facil analisar.

O suco adicionaria no término da fermentação, pra que possa ser totalmente fermentado sem deixar residual, ao invés de adicionar na maturação...

abraço!
Bom dia Tiago!Valeu pela ajuda!!
Realmente, adicionar o suco na maturação vai ser complicado, se não souber calcular a quantidade do açucar, na hora de fazer o priming pode dar problema né?Acho que vou adicionar depois do término ou na metade da fermentação.
Acho então que aquela primeira rampa vou fazer por uns 10min. E fazer uma rampa única 90min - 62oC ou 66oC.
Com relação a OG deve ficar em 1080, tenho que colocar a receita em um software para ver certinho.
Abraço e mais uma vez valeu pela força.
 
Bom dia Tiago!Valeu pela ajuda!!
Realmente, adicionar o suco na maturação vai ser complicado, se não souber calcular a quantidade do açucar, na hora de fazer o priming pode dar problema né?Acho que vou adicionar depois do término ou na metade da fermentação.
Acho então que aquela primeira rampa vou fazer por uns 10min. E fazer uma rampa única 90min - 62oC ou 66oC.
Com relação a OG deve ficar em 1080, tenho que colocar a receita em um software para ver certinho.
Abraço e mais uma vez valeu pela força.

Acredito que poderia ser problema sim...

OG de 1080 considerando o suco?
Com OGs altas é interessante mosturar mais frio pra conseguir uma boa atenuação depois... não sei se precisa ser tão frio tmb, mas dai fica como opção.

abraço
 
Acredito que poderia ser problema sim...

OG de 1080 considerando o suco?
Com OGs altas é interessante mosturar mais frio pra conseguir uma boa atenuação depois... não sei se precisa ser tão frio tmb, mas dai fica como opção.

abraço

1080 sem o suco, esqueci de falar que vou adicionar 1kg de açucar na fervura!Eita.
Abraço
 
Back
Top