Ajuda com Lager

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CAPIROTO

Member
Joined
Oct 11, 2015
Messages
7
Reaction score
0
Fiz uma lager ontem, bem lupulada. Vou deixar fermentando a 10 graus até chegar em 1010 que é o desejado e depois? Como vocês procederiam? Li muitas opções mas ainda não me decidi.
 
Primeira coisa eu faria o diacetil rest a uns 13 graus por uns 2 dias quando a fermentação está acabando. Depois deixaria a 5 graus por uns 25 dias e cold crash pra 0 por 2 dias e engarrafaria com 6,5g/ litros de priming 👍
 
Eu deixo fermentando por uns 5 dias em temperaturas baixas e se tiver atenuado pelo menos uns 50% eu seto pra 20C.

Depois disso faço que nem ale, espero estabilizar a densidade e limpar o sabor.
 
Nas 3 Lagers que já fiz segui este processo:

2 Semanas a 12ºC
3 Dias a 16ºC
3 Semanas a 0ºC

Priming com 6 G/L

Após engarrafar, estoco na geladeira e elas ficam muito boas a partir do 3º mês (antes já estão boas, mas melhoram muito com o tempo).
 
Fiz uma lager ontem, bem lupulada. Vou deixar fermentando a 10 graus até chegar em 1010 que é o desejado e depois? Como vocês procederiam? Li muitas opções mas ainda não me decidi.
Não.... não vai deixar chegar a 1010......... vai deixar chegar até onde chegar e PARAR.

Não se interrompe fermentação.... você deixa ela fermentar até terminar. Se ficou muito baixo ou muito alto, você ajusta isso na temperatura de mosturação que é onde você escolhe primordialmente o teor de açúcares fermentáveis e não fermentáveis.

Quando a Fermentação Primária estiver terminada MESMO, faça a Fermentação Secundária em uns 16 graus, e depois........ em lagers, usualmente tem que fazer LAGERING..... estocar a frio. Se você vai fazer isso antes de engarrafar e carbonatar, é opção sua. Eu faria com elas já engarrafadas e carbonatadas (apesar de estar com uma há 4 meses dentro de um fermentador).

Pergunta........ já leu os tópicos fixos da área de Fermentação?

Abraço,

Abraço,
 
Não.... não vai deixar chegar a 1010......... vai deixar chegar até onde chegar e PARAR.

Não se interrompe fermentação.... você deixa ela fermentar até terminar. Se ficou muito baixo ou muito alto, você ajusta isso na temperatura de mosturação que é onde você escolhe primordialmente o teor de açúcares fermentáveis e não fermentáveis.

Quando a Fermentação Primária estiver terminada MESMO, faça a Fermentação Secundária em uns 16 graus, e depois........ em lagers, usualmente tem que fazer LAGERING..... estocar a frio. Se você vai fazer isso antes de engarrafar e carbonatar, é opção sua. Eu faria com elas já engarrafadas e carbonatadas (apesar de estar com uma há 4 meses dentro de um fermentador).

Pergunta........ já leu os tópicos fixos da área de Fermentação?

Abraço,

Abraço,

Guenther, li os tópicos de fermentação, mas ficou uma dúvida...
Estou na fermentação secundária a 16 graus. Amanhã completa 3 dias.
Vou experimentar para saber se tem off flavours ou não.
Perguntas:

1) Vou direto ao cold crash a zero graus? 25 a 30 dias?
2) Coloco gelatina depois desse período? Deixo 48 horas e depois transfego pra outro balde para priming e engarrafar?
3) Depois de engarrafada, mantenho a que temperatura e por quanto tempo?

Desculpe se perguntei algo já respondido, não achei.

Abs
 
Guenther, li os tópicos de fermentação, mas ficou uma dúvida...
Estou na fermentação secundária a 16 graus. Amanhã completa 3 dias.
Vou experimentar para saber se tem off flavours ou não.
Perguntas:

1) Vou direto ao cold crash a zero graus? 25 a 30 dias?
2) Coloco gelatina depois desse período? Deixo 48 horas e depois transfego pra outro balde para priming e engarrafar?
3) Depois de engarrafada, mantenho a que temperatura e por quanto tempo?

Desculpe se perguntei algo já respondido, não achei.

Abs
1) Vou direto ao cold crash a zero graus? 25 a 30 dias?

No geral, sim. Quanto tempo de Cold Crash? Tu que decide. :)

2) Coloco gelatina depois desse período? Deixo 48 horas e depois transfego pra outro balde para priming e engarrafar?

O motivo de deixar bastante tempo em Cold Crash é principalmente pra clarificar. Se tu vai usar gelatina, pode fazer num dia, e no outro aplicar gelatina, e depois de uns 2 ou 3 dias já faz o priming. Resumindo, não tem sentido deixar um tempão a frio e depois usar gelatina.... gelatina se usa justamente pra não ter que ficar tanto tempo a frio.

3) Depois de engarrafada, mantenho a que temperatura e por quanto tempo?

Priming é um REFERMENTAÇÃO dentro da garrafa.......... pra fermentar, precisa estar em temperatura de fermentação. Tempo... pelo menos 2 semanas... às vezes precisa mais conforme a temperatura.
 
1) Vou direto ao cold crash a zero graus? 25 a 30 dias?

No geral, sim. Quanto tempo de Cold Crash? Tu que decide. :)

2) Coloco gelatina depois desse período? Deixo 48 horas e depois transfego pra outro balde para priming e engarrafar?

O motivo de deixar bastante tempo em Cold Crash é principalmente pra clarificar. Se tu vai usar gelatina, pode fazer num dia, e no outro aplicar gelatina, e depois de uns 2 ou 3 dias já faz o priming. Resumindo, não tem sentido deixar um tempão a frio e depois usar gelatina.... gelatina se usa justamente pra não ter que ficar tanto tempo a frio.

3) Depois de engarrafada, mantenho a que temperatura e por quanto tempo?

Priming é um REFERMENTAÇÃO dentro da garrafa.......... pra fermentar, precisa estar em temperatura de fermentação. Tempo... pelo menos 2 semanas... às vezes precisa mais conforme a temperatura.

Muito obrigado =)

Qual você gosta mais? Lagering longo ou botar gelatina?
Fermentei a lager a 10 graus, então depois do priming armazenarei a 10 graus.
Não precisa botar mais fermento se eu deixar lagering uns 30 dias, certo?

Obrigado novamente, ia fazer tudo errado.
 
Muito obrigado =)

Qual você gosta mais? Lagering longo ou botar gelatina?
Fermentei a lager a 10 graus, então depois do priming armazenarei a 10 graus.
Não precisa botar mais fermento se eu deixar lagering uns 30 dias, certo?

Obrigado novamente, ia fazer tudo errado.
Carbonatação não precisa ser a 10... pode ser mais alto... 20 por exemplo. Nisso a temperatura não fará grande diferença.

Sobre o que eu gosto mais, não faz muita diferença.

Exemplo... se eu deixar 3 meses gelada sem gelatina, ela vai estar límpida, cristal.

Se eu usar gelatina, e depois esperar 3 meses, ela também vai estar límpida, cristal, com o mesmo gosto.

A vantagem da gelatina é que com poucos dias eu posso bebê-la já "cristal", e eu gosto disso.......... eu NUNCA pré-estabeleço tempo/dias/semanas pra beber as minhas cervejas depois de prontas, eu vou bebendo, provando, analisando, e aprendendo. Eu me nego a fazer qualquer técnica de tempo pré-estabelecida.. minhas análises de "bom" ou "ruim" são totalmente dinâmicas, pois isso que me faz aprender realmente.

Abraço,
 
Back
Top