Ajuda: Chocolate Oatmeal Stout

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Na verdade, pelo fato de hoje em dia os maltes já serem altamente modificados, o pessoal acaba por fazer rampa única. Mas já fiz rampa com a IPA e ficou muito legal, é legal estudar o porque de cada rampa, pois de repente vc quer uma cerveja mais alcoolica ou mais encorpada, então vai ter que trabalhar as rampas da alfa e beta amilase. Por outro lado se vc coloca um cereal não maltado, tipo aveia, é bom fazer a rampa de 50-52, a única coisa é se preocupar com o tempo dela, pois ao mesmo tempo que é benéfica, por outro lado se muito longa, vai desnaturar as proteínas, e a estabilidade da espuma vai embora...
 
Na verdade, pelo fato de hoje em dia os maltes já serem altamente modificados, o pessoal acaba por fazer rampa única. Mas já fiz rampa com a IPA e ficou muito legal, é legal estudar o porque de cada rampa, pois de repente vc quer uma cerveja mais alcoolica ou mais encorpada, então vai ter que trabalhar as rampas da alfa e beta amilase. Por outro lado se vc coloca um cereal não maltado, tipo aveia, é bom fazer a rampa de 50-52, a única coisa é se preocupar com o tempo dela, pois ao mesmo tempo que é benéfica, por outro lado se muito longa, vai desnaturar as proteínas, e a estabilidade da espuma vai embora...

Maravilha.
Brigadão pela orientação.

Abraço.
 
Não na fermentação primária... mas sim na secundária... ou seja... depois que acaba a atividade no air-lock.

Abraço!

Existe alguma tipo de técnica para adicionar o chocolate em pó, ou posso jogar ele direto no balde fermentador?

Obrigado!!!
 
A parada proteica só é relevante quando se tem 25%+ de cereais não maltados, correto? Lembro de ter lido algo do tipo no HTB
 
Existe alguma tipo de técnica para adicionar o chocolate em pó, ou posso jogar ele direto no balde fermentador?

Obrigado!!!

Opa,

Estou bebendo uma atualmente.

Fiz a Oatmeal Stout normalmente e adicionei cacau em pó (puro) direto no fermentador na fermentação secundária, na proporção 5g/L (coloquei pouco pois não sabia o efeito e queria testar - pra mim ficou bom). Deixei por 5 dias na fermentação secundária, maturei por 10 dias. O cacau aparece com sutileza mais no retrogosto. Ficou bem legal.

Valeu
 
A questão toda do bendito do cacau é a gordura. A espuma vai embora prejudicando um colarinho persistente. Comigo foi assim.
 
A questão toda do bendito do cacau é a gordura. A espuma vai embora prejudicando um colarinho persistente. Comigo foi assim.
Se comprar cacau 100% não tem problema algum.

Já usei diversas vezes sem problema.
 
Existe alguma tipo de técnica para adicionar o chocolate em pó, ou posso jogar ele direto no balde fermentador?

Obrigado!!!
Só jogar direto, deixar o tempo que quiser, depois baixar a temperatura e esperar decantar ou (como eu faço) aplicar gelatina.

Abraço,
 
A questão toda do bendito do cacau é a gordura. A espuma vai embora prejudicando um colarinho persistente. Comigo foi assim.

Eu usei cacau em pó puro e não notei diferença na espuma. Aliás, engarrafei 5 garrafas sem cacau e não vi diferença.

Valeu
 
Minha experiência com cacau em pó não foi boa, ele não misturou bem com o líquido, acho q comi bola em algo. Fica outra com nibs de cacau e achei o resultado muito bom.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top