Ajuda: Chocolate Oatmeal Stout

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

NizaorJr

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2013
Messages
116
Reaction score
41
Pessoal, estou programando minha próxima brassagem para o dia 10 e 11 de agosto. A ideia é fazer 20L de uma Chocolate Oatmeal Stout, a pedido de um casal de amigos. Como eles vão financiar os insumos, vamos para esse estilo (de por mim, ia para uma IPA!!!)!!!

Gostaria de saber de vocês o que acham dessa receita, adaptada da web:

Chocolate-Stout-001.jpg


Minha ideia é fazer as seguintes rampas:

45º - 15min
50º - 20min
69º - 30min
78º - 10min

Durante a maturação, pretendo adicionar cacau em pó. Ainda estou pesquisando qual seria a melhor marca/opção para comprar.

*Usei dados de Maltes do BeerSmiths, ainda não sei os dados dos Maltes da Agrária (Ale e Pilsen) para detalhar melhor a receita! Agradeço se alguém disponibilizar!
 
grupis, eu usei a OG indicada pelo BeerSmith para uma Sweet Stout: 1,044 a 1,060.
Vou dar uma amenizada nos amargos, valeu pela dica!!!
 
acho que um pouco mais de aveia ajudaria na formação de uma boa espuma, ou um pouco de carapils.
 
Usei o cacau em pó nos últimos 5 minutos de fervura. Para 20l, 100 g de cacau (do "Padre"). Usamos 3 rampas de temperatura: 45° C - 30 m; 54° C - 45 m e 69°C - 45 m. Usamos 500 g de aveia. Receita da Cia da Cerveja.
 
Bom, eu tiraria o Pilsen, e faria puro Pale.

Quanto ao Cacau.... recentemente obtive EXCELENTES resultados colocando o cacau em pó direto no fermentador a partir do começo da fermentação secundária, ou seja.. na mesma temperatura de fermentação primária, durante 2 semanas.

A proporção foi de 10g por litro.

Abraço,

Guenther
 
Opa, valew Guenther! Vou experimentar essas dicas reformulando a receita e mais essa de colocar o cacau já na fermentação!!!

Assim que reformulá-la posto por aqui para mais uma avaliação da galera!

Obrigado pelas dicas!!! ;)
 
Opa, valew Guenther! Vou experimentar essas dicas reformulando a receita e mais essa de colocar o cacau já na fermentação!!!

Assim que reformulá-la posto por aqui para mais uma avaliação da galera!

Obrigado pelas dicas!!! ;)
Não na fermentação primária... mas sim na secundária... ou seja... depois que acaba a atividade no air-lock.

Abraço!
 
fiz igual o Guenther, adicionei o cacau na fermentação secundária por 14 dias, com proporção menor, mas o aroma que ficou é muito bom.
 
Seguindo as sugestões dos colegas, fiz uma boa alteração na receita:

Chocolate-Stout-002.jpg

Chocolate-Stout-003.jpg


Eu acho que deva ficar um pouco menos amarga e mais equilibrada, caiu para quase 10% a quantidade de Malte Torrado/Tostado. Aumentei a Aveia para 0,5Kg e só vou usar Malte Pale Ale como sugeriu o Guenther!
 
Nessa ultima receita vc fez exatamente o que eu faria: abaixar o % de chocolate na receita, aumentar % de malte base, no caso o Pale e adicionar um pouco de Patent, Carafa ou algo assim.
Alem disso me concentraria em rampas que vão dar mais corpo e atenuar menos, para não ficar muito alcólica e dar mais corpo. Apenas minha opnião, como eu faria.

Boa sorte! Não deixe de postar o resultado!
 
Rafa, eu vou fazer as seguintes rampas:

45º - 15min
50º - 20min
69º - 30min
78º - 10min

Pergunto, valeria a pena aumentar o tempo nos 50º para o corpo? Por exemplo, 30min?
 
50º é a temperatura da parada proteica, portanto favorecerá a retenção de espuma, nesse momento pouco interferindo no corpo. Não lembro onde vi mas que 15 minutos seriam suficientes para a parada proteica de 50º.
Para uma cerveja, a qual voce deseja mais corpo e menos atenuação, suas campas devem ultrapassar os 65º para inativação de algumas enzimas. À grosso (bem) modo após os 65º parte do açucar do mosto deixará de ser fementável, portanto ganhando mais corpo.
Acho que os 30 minutos à 69º juntamente com o período que vai demorar a chegar até a inativação das enzimas a 78º (mash out) estão suficientes pra deixar ela com um corpo legal.
 
Valew pelas dicas rafa! O blog do Henrik Boden eu já li quase inteiro!! he he he
 
Fiz uma oatmeal stout recentemente pela primeira vez. Concordo que o percentual de maltes torrados (chocolate e toast) está muito elevado e deixará a cerveja bem amarga de tostados. Mastiga os grãos crus que dá para ter uma ideia.

Uma outra dica que eu vi na internete e que funcionou é adicionar os maltes torrados apenas nos 30 minutos finais da mostura. A cerveja pega cor e não fica tão "tostada".

Boas cervejas
 
Guenther, me surgiu uma dúvida:

Se você adiciona o Cacau na 2ª Fermentação, como faz para a Maturação: Trasfega o mosto ou Purga o fermento com o cacau ou matura mantendo ambos no fundo do fermentador?
 
Chocolate Oatmeal Stout fermentando!!! E a todo vapor!!!
Apesar de ter conseguido uma OG um pouco mais baixa do previsto, estou com previsão de 5,4% de álcool! 1,053 para 1,012...

Quinta adiciono o Chocolate em Pó, quando estará iniciando a 2ª Fermentação!!!
 
Bom dia... qual seria o melhor cacau? É preciso ter um teor de gordura bem baixo, senão vai atrapalhar muito a espuma..
 
Eu segui a dica do pessoal e usei o Chocolate do Padre mesmo, primeiro por encontrar com mais facilidade e outra por vir os 200g lacrados, evitando contaminação. A minha cerveja está em maturação, quando carbonatar postarei o resultado!
 
E teria muita diferença em usar chocolate em pó ou cacau em pó? eu sei q a diferença é que o chocolate em pó tem açúcar e é provável q esse açúcar seja fermentável (açúcar simples).. Estou montando uma receita e queria focar bem no sabor e aroma de chocolate e tentar evitar notas de café...
 
Pelo menos aqui por Curitiba eu procurei outras opções de Cacau em Pó, mas nas lojas de produtos naturais estavam sempre com o cacau num pote sem a embalagem com as informações necessárias ou com o pacote aberto ou ainda pacote de 1Kg (muito pra mim), por isso optei pelo DOS FRADES (he he he)!
 
fir3f0x, no início da 2ª Fermentação, assim que o Air-Lock se acalmou!
Sou da opinião de não ferver o Chocolate, pois o mesmo pode amargar.
 
blz... montei uma receita de experiencia aqui.. vou ver se dar certo.
Alguma dica para carregar no sabor de chocolate e tentar não passar tanta coisa de café?
 
Na minha receita coloquei bastante Malte Torrado, no aroma ficou bem evidente o café, mas no sabor o chocolate parece ter equilibrado bem...Assim que a cerveja maturar e carbonatar eu passo as avaliações!
 
Também estava querendo saber a proporção e como usar, pois temos uma barra de 1kg de chocolate 70%. Estamos querendo usar em nossa Stout
 
Aproveitando o material que sobrou da primeira, repetimos a dose hoje!!! Mais 20L de Black Tudor fermentando!!!
 
E ai pessoal tudo certinho?
Como ficou o resultado dessa Stout que fizeram?
Como ficou a receita final?

No aguardo, Abração.
 
Opa, também estou interessado, por favor de mais detalhes de como ficou a receita final e os resultados finais?
Se possivel passa os dados da brassagem, rampas adições de aveia e dos maltes torrados, etc.
Sou iniciante e nunca utilizei maltes torrados nem aveia mas fiquei bem interessado nesta receita para tentar agradar a minha esposa hehe.

Abraços.
 
Perfeita! Minha próxima brassagem!
Você seguiu a risca essa ultima receita?

Abraços!
 
Uma pergunta boba mas como estou aprendendo lá vai:
Sobre estas rampas de
45º - 15min
50º - 20min
69º - 30min
78º - 10min
Existe realmente a necessidade de se passar por todas elas?

Ou poderia ser simplificado isso: direto a de 68º por 90min e depois um mash-out a 76º por 10min?

Fico com medo de fazer essa simplificação e dar zica lá na frente. :-/

Abraço a todos.
 
Caro MacBozo, pode passar, mas a rampa de 50 está exagerada, vc vai acabar com as proteinas e tua espuma vai pro espaço.......faz uns 10 min a 45 e uns 10 nos 50 a 52, eu faria também uns 45 min a 68 ou 69 (vai estar com a beta e alpha amilase em cima)...e o mash a 76 por 10 min, legal também...
 
Caro MacBozo, pode passar, mas a rampa de 50 está exagerada, vc vai acabar com as proteinas e tua espuma vai pro espaço.......faz uns 10 min a 45 e uns 10 nos 50 a 52, eu faria também uns 45 min a 68 ou 69 (vai estar com a beta e alpha amilase em cima)...e o mash a 76 por 10 min, legal também...

Legal. Obrigado Pedrosa pela resposta de imediato.
Mas, por que existem estas rampas neste caso? ou em outros casos?
Por que quando a gente faz uma IPA não faz rampa?
É por causa do tipo de malte que está sendo usado? :confused:
 

Latest posts

Back
Top