Ajuda a um virgem rumo a sua primeira vez | 1ª Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

batistaprado

Member
Joined
Dec 14, 2015
Messages
17
Reaction score
2
Bom dia turma, como explicito no título, essa sera minha primeira vez... rsrs

Após a montagem de todo o equipamento item a item, chegou a hora...

Gostaria de um auxilio quanto a minha primeira receita. A principio peguei uma receita de uma Kölsch por ser uma cerveja mais refrescante e leve. (* Favor, me corrijam a qualquer momento se estiver falando mer**.)

Nessa primeira leva, não queria me agarrar muito a seguir a risca algum estilo, minha intenção é fazer uma cerva com um boa "bebabilidade" para virgens de cervejas artesanais, pois no meu circulo de amizade a grande maioria nunca beberam cerveja artesanal, e meu intuito é futuramente arrastar mais uns 2 ou 3 amigos para esse nosso universo.

Pois bem, após o lero-lero, vamos a receita:

Leva de 20L

Maltes:
Pilsen - 3,5 Kg
Vienna - 1,0 Kg
Munich - 0,5 Kg

Lúpulos:
Galena - 25g por 60'
Galena - 5g por 10'
Saaz - 15g por 10'

Levedura:
US-05

Rampas:
50' à 65°C
15' à 71°C
10' à 78°C (mash out)

OG: 1050
FG: 1012




A principio seria isso.

Essa segunda rampa (15min a 71C) li em algum lugar que ajudaria a dar um corpo na cerveja, procede?

Gostaria de uma cerveja suave, mas com um certo corpo.

Ahhh, já ia me esquecendo... Como faço pra ter uma espuma persistente?

Se alguém puder dar uma analisada na cerva... rsrs agradeço.
 
Opa blz!

Cara bem vindo ao fórum e ao mundo cervejeiro!

Te aconselho a ler os tópicos fixos (caso não tenha lido ainda, porque lá tu vai encontrar as respostas), e não te aconselho a fazer estas rampas que estás programando.

Veja o tópico do Guenther sobre mosturação, lá tem um passo a passo muito bom de com fazer de maneira simples e reprodutiva. Após ganhar mais experiência e conhecimento, dai sim, pode partir para rampas e mosturações mais complexas.

Outra pergunta, tu utilizou algum software para te ajudar a calcular a receita? Pergunto pois tu não disse a OG e FG esperadas para aquela quantidade de malte, e isto vai influenciar na graduação alcoolica e corpo da tua cerveja.

Preste atenção tambem na quantidade de fermento que é necessária (relação direta com a OG).

Abraço,

Guilherme
 
Como foi citado acima, não aconselho a fazer rampas na primeira leva. Primeiro, é importante você conhecer seu equipamento para sentir-se, futuramente, seguro quanto a técnica para realizar coisas novas.

A utilização de um programa é importante principalmente em 04 pontos: teor alcólico, índice de amargor, quantidade de água utilizada e as densidades (OG e FG). Tem o beersmith e o brewers friend para você verificar como sairá esta receita.

Também dê uma lida nos tópicos fixos relacionados a mosturação e fermentação, vai te dá uma boa clareada.

Esperto ter ajudado!
 
Opa blz!

Cara bem vindo ao fórum e ao mundo cervejeiro!

Te aconselho a ler os tópicos fixos (caso não tenha lido ainda, porque lá tu vai encontrar as respostas), e não te aconselho a fazer estas rampas que estás programando.

Veja o tópico do Guenther sobre mosturação, lá tem um passo a passo muito bom de com fazer de maneira simples e reprodutiva. Após ganhar mais experiência e conhecimento, dai sim, pode partir para rampas e mosturações mais complexas.

Outra pergunta, tu utilizou algum software para te ajudar a calcular a receita? Pergunto pois tu não disse a OG e FG esperadas para aquela quantidade de malte, e isto vai influenciar na graduação alcoolica e corpo da tua cerveja.

Preste atenção tambem na quantidade de fermento que é necessária (relação direta com a OG).

Abraço,

Guilherme

Salve Guilherme, agradeço pelas dicas...
E Não... nao fui eu mesmo quem fiz a receita... Plagiei uma receita por ai na net... rsrs...
É muita ansiedade de brassar a minha primeira cerva logo... kkkkk

quanto a OG e FG esperadas foi vacilo meu não as colocar... pela receita que vi seriam:
OG: 1050
FG: 1012
 
Como foi citado acima, não aconselho a fazer rampas na primeira leva. Primeiro, é importante você conhecer seu equipamento para sentir-se, futuramente, seguro quanto a técnica para realizar coisas novas.

A utilização de um programa é importante principalmente em 04 pontos: teor alcólico, índice de amargor, quantidade de água utilizada e as densidades (OG e FG). Tem o beersmith e o brewers friend para você verificar como sairá esta receita.

Também dê uma lida nos tópicos fixos relacionados a mosturação e fermentação, vai te dá uma boa clareada.

Esperto ter ajudado!


Valeu pela ajuda rodfon

Vou abdicar dessa rampa na minha primeira breja...

Quanto a OG e FG da receita são 1050 e 1012 respectivamente.
 
Salve Guilherme, agradeço pelas dicas...
E Não... nao fui eu mesmo quem fiz a receita... Plagiei uma receita por ai na net... rsrs...
É muita ansiedade de brassar a minha primeira cerva logo... kkkkk

quanto a OG e FG esperadas foi vacilo meu não as colocar... pela receita que vi seriam:
OG: 1050
FG: 1012

Blz cara, lembrando que cada equipamento é diferente e nesta primeira vez tu vai começar a conhecer o teu. Mas no meu equipamento esta receita provavelmente renderia mais com esta quantidade de malte. Te diria para seguir ela e anotar tudo o que acontecer (tempos de cada etapa, densidade durante a lavagem e pre-fervura, volumes de agua adicionados, enfim, toda a informação que conseguir), e assim tu vai poder melhorar os parametros do teu equipamento, o que vai melhorar os teus calculos lá na frente.

No mais qualquer outra ajuda estamos ai!
 
Aew galera... vou brassar minha cerva agora pela tarde...

Vou postando aqui os resultados...

Valeu pela ajuda aew.
 
Blz cara, lembrando que cada equipamento é diferente e nesta primeira vez tu vai começar a conhecer o teu. Mas no meu equipamento esta receita provavelmente renderia mais com esta quantidade de malte. Te diria para seguir ela e anotar tudo o que acontecer (tempos de cada etapa, densidade durante a lavagem e pre-fervura, volumes de agua adicionados, enfim, toda a informação que conseguir), e assim tu vai poder melhorar os parametros do teu equipamento, o que vai melhorar os teus calculos lá na frente.

No mais qualquer outra ajuda estamos ai!

Aew Guilherme... valeu pelas dicas ai... brassei no sabado... minha OG foi de 1055

Agora eh aguardar pra ver o FG...
 
Blz cara, falei que provavelmente seria mais que 1.050. Vai nos mantendo informados de como está indo a fermentação, e qualquer coisa prende o grito!

Abraço,
 
Salve... galera... hoje esta no 10° dia da fermentação porém esta estagnada...

Medi sábado e domingo e estava estagnada... dei uma balançada no balde pra suspender mais fermento mas hoje repetiu a mesma leitura.
1.033

como minha OG foi de 1055, estou com receio de a cerva ficar muito fraca...

- Dentre os motivos... Creio que na minha brassagem, quando a temperatura abaixou dos 60°C eu liguei o fogo e acabei ultrapassando os 70°C por alguns minutos...
Creio que deva ter liberado alguns açucares não fermentáveis... (me corrijam se estiver errado).

Mas minha dúvida é...
- Deixar mais tempo no fermentador?
- Tentar corrigir o teor alcoolico com açucar?
- Passar pra maturação?
 

Attachments

  • 001.png
    001.png
    261.2 KB · Views: 74
Salve... galera... hoje esta no 10° dia da fermentação porém esta estagnada...

Medi sábado e domingo e estava estagnada... dei uma balançada no balde pra suspender mais fermento mas hoje repetiu a mesma leitura.
1.033

como minha OG foi de 1055, estou com receio de a cerva ficar muito fraca...

- Dentre os motivos... Creio que na minha brassagem, quando a temperatura abaixou dos 60°C eu liguei o fogo e acabei ultrapassando os 70°C por alguns minutos...
Creio que deva ter liberado alguns açucares não fermentáveis... (me corrijam se estiver errado).


Mas minha dúvida é...
- Deixar mais tempo no fermentador?
- Tentar corrigir o teor alcoolico com açucar?
- Passar pra maturação?

você está usando um aparelho para medir densidade depois da fermentação que não está calibrado para isso.

O álcool gerado distorce a leitura do refratômetro para cima, e o co2 residual e levedura em suspensão também não ajudam a leitura.

Existe calculadoras na internet que convertem o valor do refratômetro para algo próximo do real. Pelo que eu vi aqui sua FG esta em torno de 1,018 com álcool de 4.85% ABV
 
Nao te desespere.
Tem varias coisas que vc tem que saber aí.

Primeira coisa é que vc tá usando refratometro e não um densimetro. Tem alguns detalhes no teu processo:
1- o Refratometro é bom pra ver a OG, depois que começa a fermentacao começa a aparecer alcool na cerveja, e o refratometro não consegue mais ler a densidade corretamente. Para isso vc vai ter que corrigir essa densidade. Existem varios aplicativos ai pra isso. Corrigindo tua densidade iria pra 1.021. Isso torna menos pior tua atenuaçao (cerca de 60%)

2- vc pode ter errado na hora de medir a OG. A medida da gravidade deve ser feita a 20 graus. De novo, se medir fora dessa temperatura vai ter que corrigir com tabelas que existem por aí. Um exemplo é se vc mediu a 35 graus, na verdade tua OG poderia estar em 1.060

3- existem outros fatores que podem ter causado uma atenuacao menor que o esperado, como temperatura de mosturacao muito elevada. Se vc tratou muito mau o teu fermento ele pode ter parado antes da hora.


Pergunto
- a que temperatura fez a mostura?
- Mandou pra temperatura, tapou a panela e desligou o fogo (recomendado) ou ficou corrigindo a temperatura feito loco?? (que nunca da certo)
- Quantos pacotes de fermento usou na tua receita, hidratou o fermento? Se sim, hidratou e que temperatura? Inoculou em que temperatura?

Não to pedindo pra responder isso, algumas dessas perguntas ja estao respondidas, mas sao coisas que vc tem que se perguntar pra nao ocorrer isso na proxima vez.

Solucao: eu seguiria normalmente o planejado. Acho que vc passou a temperatura da mosturacao mesmo.
 
Nao te desespere.
Tem varias coisas que vc tem que saber aí.

Primeira coisa é que vc tá usando refratometro e não um densimetro. Tem alguns detalhes no teu processo:
1- o Refratometro é bom pra ver a OG, depois que começa a fermentacao começa a aparecer alcool na cerveja, e o refratometro não consegue mais ler a densidade corretamente. Para isso vc vai ter que corrigir essa densidade. Existem varios aplicativos ai pra isso. Corrigindo tua densidade iria pra 1.021. Isso torna menos pior tua atenuaçao (cerca de 60%)

2- vc pode ter errado na hora de medir a OG. A medida da gravidade deve ser feita a 20 graus. De novo, se medir fora dessa temperatura vai ter que corrigir com tabelas que existem por aí. Um exemplo é se vc mediu a 35 graus, na verdade tua OG poderia estar em 1.060

3- existem outros fatores que podem ter causado uma atenuacao menor que o esperado, como temperatura de mosturacao muito elevada. Se vc tratou muito mau o teu fermento ele pode ter parado antes da hora.


Pergunto
- a que temperatura fez a mostura?
- Mandou pra temperatura, tapou a panela e desligou o fogo (recomendado) ou ficou corrigindo a temperatura feito loco?? (que nunca da certo)
- Quantos pacotes de fermento usou na tua receita, hidratou o fermento? Se sim, hidratou e que temperatura? Inoculou em que temperatura?

Não to pedindo pra responder isso, algumas dessas perguntas ja estao respondidas, mas sao coisas que vc tem que se perguntar pra nao ocorrer isso na proxima vez.

Solucao: eu seguiria normalmente o planejado. Acho que vc passou a temperatura da mosturacao mesmo.


Fala Rodrigo, bom dia cara...
Quanto as perguntas...

- Adicionei o malte na água a 71°C
- Corrigi apenas 1 vez, aos 40min a temperatura abaixou dos 60°C, porém acho q elevei demais a temperatura (73°) e demorou para baixar dos 70°C
- Utilizei um pcte de US-05. Fervi a água (130ml), e deixei esfriar a temperatura ambiente... só ai hidratei o fermento...

Nem tinha me ligado nessa correção da FG pelo refratometro... vacilo...
Quanto a OG eu retirei uma pequena amostra e resfriei no copo mesmo, quase certeza q não a li a 20°C. Quase certo que ela foi maior que os 1.055 que li.

Como ela já não esta mais atenuando, vou maturar ela então.
Na sexta, quando colhi a amostra, o aroma tava excelente... mas após eu dar uma sacudida no balde ficou ruim por causa do fermento em suspensão creio eu vou transferir para o maturador e deixar uns 6 dias e utilizar gelatina... vamo ver se vira cerveja no final... rsrs

Vlw pela ajuda...
 
pensa bem se vale a pena transferir pro maturador. Esse pouco tempo não vai dar off flavor de autolise na tua ceva, e a transfega pro maturador só vai aumentar a chance de contaminacao. Sinceramente não vejo vantagem na transfega a nao ser que pretenda colocar gelatina E reaproveitar o fermento.
 
pensa bem se vale a pena transferir pro maturador. Esse pouco tempo não vai dar off flavor de autolise na tua ceva, e a transfega pro maturador só vai aumentar a chance de contaminacao. Sinceramente não vejo vantagem na transfega a nao ser que pretenda colocar gelatina E reaproveitar o fermento.

Não rodrigo.
Não pretendo reaproveitar o fermento.
Usar a gelatina e envasar...

Vou ler um pouco mais sobre o uso da gelatina... vou aderir a sua sugestão de mitigar ao máximo os riscos... maturar no fermentador....

Acho que amanhã inicio a maturação... ;)
 
Utilizei a gelatina pra clarificar, mas a pressa era tanta que acho que deixei pouco tempo, não percebi uma maior clarificação por causa da gelatina...

Pois bem...

Maturei por 5 dias... como ainda nao comprei o termostato, maturei a uma temperatura por volta dos 4°C - 6°C...

No engarrafamento, tive um vacilo... iria usar 7,5g/L, porem fiz o calculo considerando o volume do fermentador (BURRO)... kkkk... como foi a minha primeira cerveja, nem lembrei de desconsiderar o volume morto do balde.... resumindo... depois de engarrafado, refiz as contas e meu priming ficou com 9,6g/L e eu cagando de medo de minhas garrafas não aguentarem a pressão...
Por segurança, kkk, coloquei as garrafas em caixas de papelão no escaninho.

Engarrafei na sexta feira pré-carnaval e deixei a temperatura ambiente...
Ontem, Quarta-Feira de cinzas retornei de viajem e fui ver se havia algum estrago, pra minha surpresa, tudo normal...

Resolvi experimentar uma ontem, com 5 após engarrafada... e eis o resultado...
 

Attachments

  • cerva00.png
    cerva00.png
    742.5 KB · Views: 51
Salve... galera... hoje esta no 10° dia da fermentação porém esta estagnada...

Medi sábado e domingo e estava estagnada... dei uma balançada no balde pra suspender mais fermento mas hoje repetiu a mesma leitura.
1.033

como minha OG foi de 1055, estou com receio de a cerva ficar muito fraca...

- Dentre os motivos... Creio que na minha brassagem, quando a temperatura abaixou dos 60°C eu liguei o fogo e acabei ultrapassando os 70°C por alguns minutos...
Creio que deva ter liberado alguns açucares não fermentáveis... (me corrijam se estiver errado).

Mas minha dúvida é...
- Deixar mais tempo no fermentador?
- Tentar corrigir o teor alcoolico com açucar?
- Passar pra maturação?

Colha o aprendizado do que aconteceu e tente não repetir no futuro.
Abs
 
Colha o aprendizado do que aconteceu e tente não repetir no futuro.
Abs
Isso aí Ronaldo...

Acho que por ser a minha primeira cerva errei besteiras...

Já estou me programando para a segunda brassagem...

Creio que terei um maior controle dos processos com o passar das cervas...

Agradeço ao pessoal aí que e socorreu.. rsrs
 
Isso aí Ronaldo...

Acho que por ser a minha primeira cerva errei besteiras...

Já estou me programando para a segunda brassagem...

Creio que terei um maior controle dos processos com o passar das cervas...

Agradeço ao pessoal aí que e socorreu.. rsrs

parabéns... uma pergunta, essa garrafa aí era de Heineken? como fez pra tirar o rótulo? Abraço.
 
Linda aparência, dia 20 começo minha primeira brassagem, tô postando lá no thinkbeer, vou postar aki tb no fórum para ajustes e criticas
 

Latest posts

Back
Top