Airlock Sterilock. Alguém já usou?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Souza

Well-Known Member
Joined
Jul 7, 2016
Messages
86
Reaction score
24
Alguém já usou ou tem alguma informação sobre o airlock Sterilock?

Segue o texto do Lamas:

Airlock Sterilock

Lançamento mundial na Lamas Brew Shop este airlock mudará completamente sua conceito sobre airlocks. O airlock Sterilock é um poderoso airlock que impede completamente que qualquer contaminante entre em seu fermentador. Fabricado em material atóxico possui um nanofiltro que permite a saída de CO2 mais impede qualquer contaminante de entrar em contato com sua cerveja (até leveduras selvagens)


Este airlock NÃO BORBULHA. Adeus, borbulhas.....mas você conseguirá detectar saída de CO2 usando o Detector de Co2, um acessório que será lançado em maio de 2015, o VisiBrew.

Algumas características do Sterilock:
- Inquebrável. Case fabricado em plástico alimentício de altíssima durabilidade torna o Sterilock virtualmente inquebrável.
- O único airlock que realmente barra contaminações.
- Muito pequeno, apenas 2 cm
- Sua base possui o mesmo diâmetro de airlocks tradicionais, com isso pode ser usado na maioria dos adpatadores já comercializados.
- Pode ser lavado e sanitizado normalmente.
- Sem usos de líquidos.
- Como não usa líquidos, pode ser colocado de lado no balde.



Acessório - Tubo Anti-Odor:

Para uso em conjunto com o airlock Sterilock este tubo elimina 100% dos odores provenientes da fermentação. Este tubo é encaixado da parte superior do airlock Sterilock e pode ser usando continuamente durante a fermentação. Sua durabilidade depende da intensidade da fermentação, quando voltar a sentir odor, esta na hora de troca.


http://loja.lamasbrewshop.com.br/airlock-sterilock-1258

arilock_sterilock_4.jpg
 
Este airlock NÃO BORBULHA. Adeus, borbulhas.....

Porra, aí acaba a emoção! Hahaha

Brincadeiras a parte, conheci gente que usa e gosta bastante, é ideal para espaços apertados devido ao tamanho em relação aos airlocks tradicionais.
 
se ele nao borbulha e não deixa cheiro passar é um excelente item para quem quer fermentar na cabeceira da cama não acham?

observação 1: eu uso um tradicional e o mesmo fica fixado a uma torneira ao lado do balde possibilitando se necessário empilhamento.

observação 2: fiquei intrigado com esse acessório adicional para detectar CO2, seria ele um borbulhador?rsrsrs
 
olá. eu comprei em razão do tamanho. Aqueles 15 cm de airlock às vezes atrapalham. De resto é tudo igual.
 
Funciona normalmente mas não tem as bolhas, não dá para saber se a fermentação está forte ou fraca. Tem que ficar medindo no refratômetro mesmo.
 
Eu uso e acho muito bom considerando o problema de espaço, porém em cervejas de alta gravidade, o balde pode inchar muito ou até soltar a tampa durante os primeiros dias de fermentação, pois a saída de CO2 através dele não dá conta, comparada a produção do gás durante esses dias. Então, caso for fazer alguma cerveja assim, melhor usar um tubo blow-off nos primeiros dias.
 
Eu enfrentei uma fermentação bem ativa usando um US-05 esses dias. A espuma subiu pro airlock uns 3 dias seguidos o que me fez trocar para um blowoff tube. Não imagino o que aconteceria com o sterilock nesse caso, acho que a tampa iria soltar msm conforme comentaram. No meu caso o blowoff tube também resolveu meu problema de espaço acima do balde)

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Eu tenho dois e, durante uma fermentação mais forte, encontrei o balde estufado no auge do processo. Tirei, aliviei a pressão e troquei pela boa e velha mangueira de silicone mergulhada no sanitizante, o blowoff.

Mas continuo usando-os quando falta espaço, na secundária, no cold crash e maturação, pra ter menos mangueiras na geladeira e não ter que estar toda hora conferindo ou repondo sanitizante. Hoje estou com 3 hidroméis e uma RIS maturando, haja mangueira.

E no cold crash o Sterilock evita a possibilidade de tanto o airlock quanto o blowoff sugarem o sanitizante por causa da "pressão invertida" devido a baixa temperatura. No geral, pode ser útil.
 
Eu o utilizo e não tive problemas. Fiz levas de 50 litros - og até 1055 e não tem do que reclamar.
Não estufou a bombona e nem deu cheiro no ambiente.

Fiquei bem desconfiado no inicio, mas funciona.

Agora pretendo fazer uma leva high gravity, vou seguir as dicas de blow-off nos primeiros dias.
 
Eu o utilizo e não tive problemas. Fiz levas de 50 litros - og até 1055 e não tem do que reclamar.
Não estufou a bombona e nem deu cheiro no ambiente.

Fiquei bem desconfiado no inicio, mas funciona.

Agora pretendo fazer uma leva high gravity, vou seguir as dicas de blow-off nos primeiros dias.
Allan,

Mas a espuma chegou a transbordar pelo sterilock? Ou a fermentação não chegou a este ponto?
 
Concordo com o que a maioria dos colegas postou.
O sterilock não aguenta o inchaço do balde quando da fermentação intensa. Eu utilizo-me do item quando há uma diminuição de produção de CO2 e mesmo assim o balde fica muito inchado (fico até com medo da tampa pular).
Não usei o sterilock na fermentação primária, só a partir da secundária e na maturação. Mas certamente vou testá-lo nesse estágio inicial para avaliar, haja vista que de fato há um ganho de espaço considerável.
 
Agora que o tempo passou e eu pude constatar por mim mesmo a experiência é o seguinte:

. Suporta tranquilamente ser colocado de lado, mas tem que aumentar headspace.
. Suporta tranquilamente baixa OG (até 1060) sem nenhum problema de inchar ou soltar a tampa, mas o cheiro que ele libera é mais forte (total) que o em S - O que é possivel amenizar com o filtro acessorio.
. Não aguenta alta OG, na primaria o danado não da conta e infla feito um doido.
Comigo a tampa soltou, mas aqui eu tive 2x problemas - O primeiro é que ele realmente solta menos ou mais vagarosamente o CO² inchando o balde e outro que o Krauzen entupiu o danado, não permitiu o transbordo, porém ele foi invadido visivelmente, então como é fraco de exaustão e estava entupido a tampa pulou fora.
. Com ele entupido não existe uma lavagem ou limpeza então tem que trocar o airlock.
. Quando maturando a frio ou cold crash ele ganha lindo do "S"; filtra também o ar que entra ou evita sanitizante voltar pra breja.
Num geral que acho que é benefico, mas como sugeriram eu farei as proximas com a primaria usando o Airlock em S e secundária em diante com o Sterilock


Se alguem puder contribuir aí... valei
 
Minha contribuição é a seguinte:

Elimine o airlock, seja de que tipo for.

É desnecessário e só dá trabalho a mais.

Além do que, quando "bebe" o líquido de volta, ainda existe a chance de contaminação.

Opa, desenvolve isso aí, colega.

Como assim eliminar o airlock? Vc diz substituir pelo blowoff, ou simplesmente não utilizar nada?

Se for não utilizar nada, como fazer para permitir a saída do CO2 produzido?

Valeu.
 
Opa, desenvolve isso aí, colega.

Como assim eliminar o airlock? Vc diz substituir pelo blowoff, ou simplesmente não utilizar nada?

Se for não utilizar nada, como fazer para permitir a saída do CO2 produzido?

Valeu.

Eliminar tudo mesmo, sem airlock e sem blowoff.

Para não explodir o fermentador é só não lacrar a tampa. A maioria das minhas tampas de balde nem furo tem.

Fecho ela bem fechada, mas sem lacrar, aí dou uma apertada para ver se o ar sai (faz um "pffff") e boas.

Só uso blowoff se ficar pouco head space e houver chance de vazar o krausen (aí eu uso a tampa com furo e blowoff).
 
Eliminar tudo mesmo, sem airlock e sem blowoff.

Para não explodir o fermentador é só não lacrar a tampa. A maioria das minhas tampas de balde nem furo tem.

Fecho ela bem fechada, mas sem lacrar, aí dou uma apertada para ver se o ar sai (faz um "pffff") e boas.

Só uso blowoff se ficar pouco head space e houver chance de vazar o krausen (aí eu uso a tampa com furo e blowoff).

Saquei. Confesso que nunca pensei nessa possibilidade.
 
Eliminar tudo mesmo, sem airlock e sem blowoff.



Para não explodir o fermentador é só não lacrar a tampa. A maioria das minhas tampas de balde nem furo tem.



Fecho ela bem fechada, mas sem lacrar, aí dou uma apertada para ver se o ar sai (faz um "pffff") e boas.



Só uso blowoff se ficar pouco head space e houver chance de vazar o krausen (aí eu uso a tampa com furo e blowoff).



Cara sei lá.
Se me proponho a fazer algo vou fazer com um mínimo de riscos aceitáveis. Eu não elimino porque a chance de sugar bactérias é alta, bem.... se existe algo pra amenizar risco ou aumentar qualidade eu vou fazer.
Caso contrário faria um fermentado de restos de comida num cantinho só pra alimentar minha vontade por álcool.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Cara sei lá.
Se me proponho a fazer algo vou fazer com um mínimo de riscos aceitáveis. Eu não elimino porque a chance de sugar bactérias é alta, bem.... se existe algo pra amenizar risco ou aumentar qualidade eu vou fazer.

Não vejo como eliminar airlock aumenta o risco de "sugar bactérias". Durante a fermentação a pressão é positiva, expulsando CO2 do fermentador.

Não tem como uma bactéria escalar a parede do fermentador, se infiltrar pela tampa, vencer a pressão positiva do fermentador e cair na cerveja.

Se a Bactéria-Rambo conseguisse essa proeza, depois ela teria que se desenvolver em um ambiente sem oxigênio, repleto de álcool e lúpulo, superar a levedura que já está lá instalada e se multiplicando a milhão, e prosperar para infectar a cerveja.

E outra, o líquido que você coloca no airlock não fica sanitizando para sempre, o álcool evapora e rapidamente deixa de ser álcool 70 e perde poder de sanitização, a mesma coisa com o iodo, as borbulhas que passam ajudam a evaporar o iodo, que também perde a qualidade de sanitizante. Essa questão seria minimizada se você trocasse o sanitizante do airlock todos os dias, por exemplo.

Se vazar espuma para o airlock a coisa complica, aí você vai ter uma mistura de ex-sanitizante com levedura morta e ainda um pouco de açúcar, prato cheio para desenvolvimento de outros organismos. Se esse líquido cair na cerveja, a chance de contaminar é bem maior do que não usar airlock.

E, mesmo com o sanitizante ok, no caso de entrar ar no fermentador, você acha que uma bolha de ar passando pelo sanitizante, por um segundo, no máximo, vai eliminar todas as bactérias que porventura estejam nesta bolha de ar?

Por essas e outras é que eu não uso airlock desde minha segunda ou terceira leva.

Caso contrário faria um fermentado de restos de comida num cantinho só pra alimentar minha vontade por álcool.

Aí você teria um monte de comida podre, tipo uma lavagem para porcos, não cerveja.
 
Primeiro: comparar o não-uso de airlock com fermentado de resto de comida podre foi de um exagero enorme, sem sentido e deselegante. Paia.

Sobre o assunto em si. Essas considerações que o colega que não sua airlock coloca são sim interessantes. Quem já usou iodo num blowoff sabe que rapinho aquela solução amarelada fica transparente, o que me leva a crer que vc tinha sanitizante e logo depois passa a ter somente água! Como o colega disse, álcool tb evapora, perdendo com o tempo seu poder sanitizante. Faz sentido.

Além disso, pensem que estamos lidando com organismos microscópicos e, portanto, um balde "lacrado" ou um balde fechado são, na prática, bem parecidos na visão de uma bactéria.
 
Dois palitos a conversa.

A tampa fechada ou mesmo filme PVC (bem instalado) deve dar conta tranquilo. Haverá pressão positiva no balde (a não ser se muito mal fechado) e isto não deixará ar externo entrar. É o mesmo princípio de sala limpas. As tampas são mais para que não caia algo sólido dentro ou ocorra acesso de insetos e animais (incluindo um dedo sujo hehehehe). Depois de fermento, haverá menos pressão, mas também mais álcool e CO2 na superfície e pouco ou nenhum açúcar, um meio não muito convidativo.

Sempre uso um blowoff com no mínimo 40cm de mangueira e abaixo do nível do fundo do balde. Assim mesmo quando eu retiro uma amostra para medição (80ml) o que é sugado pela mangueira nunca alcança o balde. Desta forma mesmo depois de o iodo desnaturar e evaporar não se tem o risco de contaminação (a não ser a bactéria Rambo que desafia a gravidade, escala 30 cm de tubo e mergulha na cerveja)

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Nesse momento, se um dia eu viesse a não usar airlock ou blowoff e somente fechar a tampa sem travar, minha preocupação maior seria não acreditar no escape do CO2 e ficar com medo da tampa voar com a pressão kkkkkkk
 
Nesse momento, se um dia eu viesse a não usar airlock ou blowoff e somente fechar a tampa sem travar, minha preocupação maior seria não acreditar no escape do CO2 e ficar com medo da tampa voar com a pressão kkkkkkk

Experiência própria com alguns baldes alimentícios que comprei:

Não explode, simplesmente porque não veda tanto assim.

Comprei novos baldes e fiz um furo na lateral bem em cima (para facilitar o empilhamento na geladeira) e quando coloquei a mangueira dentro de uma garrafa de 1 litro de álcool (com água e iodofor) notei que não borbulhava a não ser que empurrasse a tampa.
Foi investigar (com o balde vazio) montei o balde e o blowoff, liguei uma manguira na forneira e soprei ar para dentro. O fundo e a tampa estufaram e logo após a tampa deu uma leve subida nos encaixes e começou a vazar.

Reduzi a quantidade de líquido acima da ponta da mangueira do blowoff para algo em torno de 1cm (antes tinha uns 10 a 20 cm) e repeti o sopro. Borbulhas de amor no blowoff.

teste a vedação dos teus baldes. Os meus eu sei que não explode (inclusive no caso de uma saison, transbordou por toda a volta do lacre da tampa)
 
Por enquanto vou continuar no airlock ou blowoff porque todos os meus baldes têm os respectivos furos :D
 
Meu sistema é blow off
Eu furei na lateral da bombona, logo abaixo do anel de vedação da tampa e coloquei uma torneira, e nela uso uma mangueira de silicone de 40cm que vai dentro de uma garrafinha pet com sanitizante (água + iodo), funciona muito bem.
O único porém é quando baixa a temperatura para fazer cold crash, daí começa a puxar e o liquido começa a subir pela mangueira...
O que eu faço nesse caso para evitar que o líquido caia dentro do fermentador:
Quando vejo que o liquido vai subindo pela mangueira, eu fecho a torneira e puxo a mangueira para cima do nível que está submersa na garrafinha pet, mas sem tirar a mangueira de dentro. Com isso a agua que está dentro da mangueira cai de volta para a garrafinha. E antes de imergir a mangueira novamente eu abro a torneira para o fermentador puxar um pouco de ar para dentro para equilibrar a pressão, na fase de cold crash preciso fazer isso todos os dias, e sem fazer isso sempre vai puxar a água pois o líquido vai contraindo enquanto baixa a temperatura..
 
Já fermentei 2 vezes sem Air lock e não houve problemas. Inclusive a pouco tempo atrás era bem comum ver relatos de cervejeiros que não utilizavam Air lock, no máximo colocavam um papel alumínio na boca do galão. Agora o pessoal não aceita bem essa idéia, o Air lock virou um item sagrado. Eu considero importante, mas não indispensável.

Enviado de meu SM-T560 usando Tapatalk
 
O Sterilock é show de bola, eu já usei e recomendo.

Enviado de meu SM-T560 usando Tapatalk
 
Eu usei esse sterilock ontem numa leva de irish red ale de aproximadamente 9 litros, coloquei a noite e de manha a tampa do balde estava estufada tirei o sterilock saiu muito gás e puis o airlock normal mesmo, nao sei se da pra confiar nesse sterilock no meu caso ou tá com defeito ou n ta aguentando expulsar o gás de uma leva pequena.
 
Eu uso sterilock em fermantações com OG abaixo de 1060. o balde da uma estufada mesmo, normal, mas se vc deixar no minimo 20% de headspace no balde não tem problema não, lá pro meio da secundaria ele volta ao normal. OG acima de 1060 eu uso airlock normal e quando faço a trasfega coloco o sterilock.

A vazão de CO2 dele parece ser bem menor que o airlock normal, mas nunca tive problemas de vazamento ou explosão de balde.
 
Eu uso sterilock em fermantações com OG abaixo de 1060. o balde da uma estufada mesmo, normal, mas se vc deixar no minimo 20% de headspace no balde não tem problema não, lá pro meio da secundaria ele volta ao normal. OG acima de 1060 eu uso airlock normal e quando faço a trasfega coloco o sterilock.

A vazão de CO2 dele parece ser bem menor que o airlock normal, mas nunca tive problemas de vazamento ou explosão de balde.

Entendi, vou dar outra chance pro sterilock entao, sou novo na produção de cerveja, mas eis uma duvida,será que esse contato prolongado com os gases gerados na fermentação não gera nenhum off flavor?
 
Entendi, vou dar outra chance pro sterilock entao, sou novo na produção de cerveja, mas eis uma duvida,será que esse contato prolongado com os gases gerados na fermentação não gera nenhum off flavor?
O gás gerado na fermentação é CO2, o mesmo gerado na refermentacao, entao, não tem problema. Máximo que acontece é a cerveja já sair com um pouco mais de gás do que o normal.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Back
Top