Airlock parado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcosbaldissera

New Member
Joined
May 10, 2015
Messages
2
Reaction score
0
Boa tarde

Fiz a minha terceira Weiss ontem, e verifiquei que o Airlock esta totalmente parado após 24 horas. O mosto estava com Og inicial de 1040 e hidratei o fermento Munich a 30ºC como indicado na embalagem. Coloquei fermentar a uma temperatura entre 5 a 10ºC.
Minha dúvida é: Posso colocar mais um envelope de fermento no mosto?
 
Fala @marcosbaldissera

Cara, vc ta onde... no polo norte? de 5oC a 10oC?

O seu fermento de weiss tirando uma boa de uma soneca nessa temperatura ai!

No mínimo 15, 16oC pra ele acordar!
 
Fala @marcosbaldissera

Cara, vc ta onde... no polo norte? de 5oC a 10oC?

O seu fermento de weiss tirando uma boa de uma soneca nessa temperatura ai!

No mínimo 15, 16oC pra ele acordar!

Muitas pessoas utilizam geladeiras ou outra forma de resfriar o mosto pra fermentação, então a temperatura ambiente dele não é necessariamente de 5-10C, e sim a de fermentação.

Acho que você já sabia disso, e escolheu falar desse jeito mesmo assim, mas enfim...

Aumenta a temperatura, pra uns 18-20, desconheço a atuação desse fermento a temperaturas mais baixas como a que você colocou, e no site do fabricante não achei nenhuma informação específica, mas geralmente fermentos de cervejas de trigo costumam trabalhar melhor na faixa que falei.
 
Só pra complementar com uma suposição, caso tenha usado só um pacote de fermento pra digamos 20 litros, pode adicionar mais esse outro quando aumentar a temperatura. Caso tenha usado 2 não é necessário adicionar mais.
 
Fala @Raisoshi

Cara, eu não falei por mal e eu realmente achei que era temperatura ambiente pela variação que ele deu. Você acha que eu fui sacana com ele?
Não é meu perfil cara, não tive essa intenção
Foi espontâneo.

O clima aqui é amizade e muita técnica na discussão, penso que não temos que ter postagens 100% frias e técnicas, cabe qualquer mensagem que não afete negativamente os companheiros
 
Valeu galera

Ajudaram bastante, vou fazer o que foi falado. E quanto a resposta aceitei de boa Scaranello.

Abraço
 
Outra coisa @marcosbaldissera, mesmo que o airlock não esteja borbulhando, confere a densidade. Apenas a atividade do airlock não confirma nada. Nesse teu caso, parece ser mesmo a temperatura baixa pra esse fermento, mas em outros casos, pode ser vazamento.
 
Já te responderam, mas se preocupe com a densidade. Minha 4ª brassagem não teve atividade no airlock, mas olhei contra a luz e eu podia ver aquela crosta formada no balde. Deixei de me preocupar. Descobri que o meu fermentador nao estava 100% lacrado.
 
Tenho dois fermentadores e os airlocks nunca borbulharam. Tô nem aí pra esses airlocks hahaha...
 
Camaradas, fiz minha primeira cerveja ontem, e o airlock ta borbulhando pra caramba, chega espumar muito, e joga um pouco de liquido pra fora até. A temperatura ta controlada em 18 graus. É normal isso ?
 

Attachments

  • 20150603_162932.jpg
    20150603_162932.jpg
    89.8 KB · Views: 75
Camaradas, fiz minha primeira cerveja ontem, e o airlock ta borbulhando pra caramba, chega espumar muito, e joga um pouco de liquido pra fora até. A temperatura ta controlada em 18 graus. É normal isso ?

Sua pergunta não tá relacionada com o assunto desse tópico, procure abrir um novo para perguntas/assuntos novos, pra que as coisas não se tornerm emaranhadas e pra que outros que tem a mesma dúvida possam encontrar eventuais respostas nas suas buscas.

Respondendo: é normal sim. deixe o sensor colado na parede do balde e isolado do ar ambiente, fermentações ale costumam ser vigorosas.

Abraço
 
Sua pergunta não tá relacionada com o assunto desse tópico, procure abrir um novo para perguntas/assuntos novos, pra que as coisas não se tornerm emaranhadas e pra que outros que tem a mesma dúvida possam encontrar eventuais respostas nas suas buscas.

Respondendo: é normal sim. deixe o sensor colado na parede do balde e isolado do ar ambiente, fermentações ale costumam ser vigorosas.

Abraço

Valeu pela dica Tiago, desculpe a pergunta fora do lugar, pois vi o topico sobre o airlock parado, e o meu justamente estava totalmente ao contrário. Por coincidencia ou não, quando vi sua resposta ontem o airlock ja estava parado, até a tampa do balde que estava estufada voltou ao normal depois de 3 dias de fermentação intensa. Aí fico na duvida se já posso aumentar a faixa de temperatura para realizar a maturação, já que nao tenho densimetro para verificar.

Abraço
 
Valeu pela dica Tiago, desculpe a pergunta fora do lugar, pois vi o topico sobre o airlock parado, e o meu justamente estava totalmente ao contrário. Por coincidencia ou não, quando vi sua resposta ontem o airlock ja estava parado, até a tampa do balde que estava estufada voltou ao normal depois de 3 dias de fermentação intensa. Aí fico na duvida se já posso aumentar a faixa de temperatura para realizar a maturação, já que nao tenho densimetro para verificar.

Abraço

Pode. Pelo visto fermentou de forma bem vigorosa, vc manteve o sensor do controlador grudado na parede do balde e isolado do interior da geladeira, durante a fermentação? Qual foi a temperatura?
 
Pode. Pelo visto fermentou de forma bem vigorosa, vc manteve o sensor do controlador grudado na parede do balde e isolado do interior da geladeira, durante a fermentação? Qual foi a temperatura?

Boa noite Tiago, sim fiz exatamente como li aqui no forum, coloquei o sensor no meio do balde, encostado e protegido do interior da geladeira com uma fina placa de isopor e bem lacrado com fita adesiva. A temperatura utilizada na fermentaçao foi 18 graus. Agora passei pra 23. por quantos dias devo deixar maturando? e logo após devo abaixar para 5 graus para clarificar certo?
 
Boa noite Tiago, sim fiz exatamente como li aqui no forum, coloquei o sensor no meio do balde, encostado e protegido do interior da geladeira com uma fina placa de isopor e bem lacrado com fita adesiva. A temperatura utilizada na fermentaçao foi 18 graus. Agora passei pra 23. por quantos dias devo deixar maturando? e logo após devo abaixar para 5 graus para clarificar certo?

Se ela já parou de atenuar, entre 3 e 7 dias normalmente são suficientes, muitas vezes depende do andamento do sabor dela. Depois que estiver legal pode baixar a temperatura.

Abraço
 
Back
Top