Air lock borbulhando com temperatura alta!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

viniciusantos

Member
Joined
Apr 25, 2017
Messages
5
Reaction score
0
Buenas! Fiz uma Stout esta semana e tive uma dúvida quanto ao início da fermentação. Após a realização do resfriamento do mosto, consegui uma temperatura de aproximadamente 40°C do mosto no balde fermentador. Então adicionei o fermento (Windsor) e levei para a geladeira. Mas eu percebi que enquanto a geladeira estava baixando a temperatura para os 18°C ajustados, o air lock ja estava borbulhando a uma temperatura de 30°C. Está correto isso??
 
Creio que a inoculação se deu a uma temperatura um pouco elevada. Muito provavelmente você terá a formação de álcool superior.

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 
Primeiramente, o fermento foi hidratado corretamente ou só jogado o pó no mosto?

Colega Vinicius, não se deve inocular o fermento em um mosto a 40ºC, é uma temperatura muitíssimo alta para inoculação, mas muito alta mesmo. Idealmente, deve-se inocular na mesma temperatura da fermentação (geralmente a 18ºC p/ ales), mas como o ideal não é a realidade da maioria, alguns inoculam a 20~25ºC, outros a 25~30ºC, eu mesmo já inoculei o fermento em uma weiss q estava a 31ºC, e como consequencia tive uma cerveja de banana com etanol...

Não tenho experiência com o windsor especificamente, mas te digo que com essa temperatura de inoculação terá uma breja com aroma pronunciado de álcool absoluto batizado com solventes químicos e desinfetantes de pinho... Serão gerados muitos off-flavors (aromas e sabores indesejados para cerveja).

Começou a borbulhar quase que instantaneamente pq a 40ºC o fermento começou a trabalhar como um louco, desenfreadamente, devido a alta temperatura (quanto mais alta temperatura maior o trabalho do fermento, até um certo limite). E é esse trabalho extremamente feroz que fará com que sejam gerados os off-flavors citados, nesse caso.

Mas faça o seguinte, trate a breja normal, fermente, mature e engarrafe. Depois tome e aprenda com seu erro. Eu já errei assim, tomei aquela batida de vodca com cevada até o fim, alguns amigos ainda falaram que foi a melhor cerveja da vida deles :D :p:p (brahmeiros natos).
 
Buenas! Fiz uma Stout esta semana e tive uma dúvida quanto ao início da fermentação. Após a realização do resfriamento do mosto, consegui uma temperatura de aproximadamente 40°C do mosto no balde fermentador. Então adicionei o fermento (Windsor) e levei para a geladeira. Mas eu percebi que enquanto a geladeira estava baixando a temperatura para os 18°C ajustados, o air lock ja estava borbulhando a uma temperatura de 30°C. Está correto isso??

Olá Vinícius! Então, 40 graus é um crime, rs. Sobre a atividade no airlock, sim, é normal, quanto maior a temperatura no início da fermentação, mais atividade celular ocorrerá, contudo, a temperatura mencionada está completamente fora da faixa ideal.

Tente melhorar o seu processo de resfriamento, assim você terá maior qualidade no produto final.

Vai virar cerveja? Sim. Contudo é muito provável que ocorra formação de off-flavors indesejados e algum álcool superior.

No mais, divirta-se!

:mug:
 
Primeiramente, o fermento foi hidratado corretamente ou só jogado o pó no mosto?

Colega Vinicius, não se deve inocular o fermento em um mosto a 40ºC, é uma temperatura muitíssimo alta para inoculação, mas muito alta mesmo. Idealmente, deve-se inocular na mesma temperatura da fermentação (geralmente a 18ºC p/ ales), mas como o ideal não é a realidade da maioria, alguns inoculam a 20~25ºC, outros a 25~30ºC, eu mesmo já inoculei o fermento em uma weiss q estava a 31ºC, e como consequencia tive uma cerveja de banana com etanol...

Não tenho experiência com o windsor especificamente, mas te digo que com essa temperatura de inoculação terá uma breja com aroma pronunciado de álcool absoluto batizado com solventes químicos e desinfetantes de pinho... Serão gerados muitos off-flavors (aromas e sabores indesejados para cerveja).

Começou a borbulhar quase que instantaneamente pq a 40ºC o fermento começou a trabalhar como um louco, desenfreadamente, devido a alta temperatura (quanto mais alta temperatura maior o trabalho do fermento, até um certo limite). E é esse trabalho extremamente feroz que fará com que sejam gerados os off-flavors citados, nesse caso.

Mas faça o seguinte, trate a breja normal, fermente, mature e engarrafe. Depois tome e aprenda com seu erro. Eu já errei assim, tomei aquela batida de vodca com cevada até o fim, alguns amigos ainda falaram que foi a melhor cerveja da vida deles :D :p:p (brahmeiros natos).

O fermento eu hidratei de forma correta, com água a aproximadamente 20°C! :D

Para o resfriamento eu utilizei um chiller de placas que peguei emprestado de um amigo, porém a água que utilizei não estava muito gelada, e acredito que por isso acabou não resfriando o mosto até os desejados 20°C. Há algum problema em colocar o balde fermentador com o mosto e antes de inocular o fermento na geladeira para baixar a temperatura e somente após atingir a temperatura ideal, inocular o fermento?

Eu estou pensando em construir um chiller de contra-fluxo caseiro, você teria mais alguma dica?

Abraços!
 
O fermento eu hidratei de forma correta, com água a aproximadamente 20°C! :D

Para o resfriamento eu utilizei um chiller de placas que peguei emprestado de um amigo, porém a água que utilizei não estava muito gelada, e acredito que por isso acabou não resfriando o mosto até os desejados 20°C. Há algum problema em colocar o balde fermentador com o mosto e antes de inocular o fermento na geladeira para baixar a temperatura e somente após atingir a temperatura ideal, inocular o fermento?

Eu estou pensando em construir um chiller de contra-fluxo caseiro, você teria mais alguma dica?

Abraços!
Há alguns estudos e artigos indicando que a temperatura ideal para hidratar o fermento seco é de 33 a 37oC. Esta faixa de temperatura garante uma maior quantidade de células viáveis.

A hidratação deve ser em água e nunca em mosto.



Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Experimente comecar o resfriamento do mosto com agua da torneira. Quando estiver uns 50-60C, use um balde com gelo e agua (recirculando a agua gelada com uma bombinha de aquario). Eu consigo resfriar 45L de mosto a 18C usando uns 10kg de gelo.
Abraço!
 
Eu também hidrato os meus fermentos em água mineral a aprox. 30~33ºC, tudo antes de inocular no mosto. Hidratar com água a 20ºC ou menos causa uma grande perda de viabilidade.

Sobre o resfriamento, por muito tempo eu mergulhava minha panelinha de 13L no tanque com água e gelo e com a panela ali dentro fazia o whirpool, simples e funcional, em cerca de 30 min conseguia trazer a temperatura para aprox 25ºC. Hoje uso um chiller de contra fluxo, construido por mim mesmo com 15m de cobre e mangueira de PVC crystal. Apenas com água de torneira eu baixo a temperatura para 21ºC em cerca de 15~20 min, estamos no inverno aqui. No verão terei que colocar meu pré-chiller de alumínio dentro de uma caixa de isopor com gelo e água, para passar por ali a água da torneira antes de entrar no sistema.

Recomendo muito o C. contra-fluxo, barato, simpels, funcional e fácil de limpar/sanitizar.
 
@viniciusantos
Não há problema em terminar o resfriamento na geladeira antes da inoculação. Eu faço isto quase sempre. Mas eu acho importante tu baixar mais esta temperatura, para menos abaixo de 30 ºC. Eu uso um resfriador de placas e consigo chegar aos 25 ºfacilmente usando água da torneira direto.
 
Back
Top