Adicionar água na fermentação (pós fervura)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JoaoFernando

Well-Known Member
Joined
Jul 19, 2017
Messages
48
Reaction score
4
Amigos,

Alguém já fez ou sabe de alguma técnica parecida com essa pra me dizer se dá certo e qual fórmula usar...

A idéia é a seguinte:

Tenho uma panela de fervura de 44 litros e dois fermentadores de 30 litros.

Quando termino minha fervura levo algo em torno de 34 litros para os fermentadores.

Divido 17 litros em cada e no final tenho 31 litros de cerveja engarrafada.

Queria aproveitar melhor o espaço dos fermentadores. Pensei em subir bastante a OG da mostura e depois de fervido o mosto, repartir metade em cada fermentador e "diluir" ele com água mineral fervida e resfriada para completar pelo menos uns 24 litros para cada fermentador (para deixar 20% de head space)

Dá certo???

Agradeço a ajuda!
 
Estou com a mesma duvida, e nesse link que o SandroRibeiro postou tem um cara la que disse não valer a pena, mesmo ajustando a og muita coisa fica pra trás
Queria saber se alguem está acostumado a fazer isso.
 
Tem gente que faz tranquilo isso... Só é mais difícil pra fazer um mosto bem concentrado, provavelmente a eficiência vai cair.

Você consegue calcular isso tudo no beersmith, só colocar adição de água no fermentador.

Abraço
 
Eu já fiz algumas vezes e nunca tive problema.
se vc quer 24 litros em cada fermentador, 48 litros no final, coloque no beersmith 48l no fermentador para ele dimensionar a receita corretamente, pois essa adição de agua pos fervura também "dilui" o amargor/sabor do lúpulo.
As vezes que fiz, coloquei 500ml em 500ml no balde e fui medindo a OG até chegar onde queria.
 
Já coloquei algumas vezes, fervo a água filtradas por 10 minutos antes de adicionar para corrigir a OG
 
Bom dia.

Ja fiz isso algumas vezes, faço 10L no fogão de casa, e levo 15 para o fermentador. Calculo a receita para os 15L, deixo o mosto bem denso e adiciono a água no fermentador. Só tome cuidado para utilizar água mineral/filtrada/fervido, para evitar contaminação, cloro, etc. Fora isso pode fazer.
 
Vale lembrar que a isomerização dos alfa ácidos ocorrem de maneiras diferentes com concentrações diferentes de mosto.
Há que se calcular isso.
 
Também já fiz isso. Adicionei 2 litros de água para completar 20 litros numa leva que tinha 18 litros no fermentador. Na época, fiz isso numa APA. A OG ficou 0,002 abaixo do esperado na receita, mas a cerveja ficou ótima do mesmo jeito.
 
Back
Top