Adição de sais: volumes, evaporação do mosto e momento de adição

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MBraga

Active Member
Joined
Sep 21, 2016
Messages
32
Reaction score
7
Estava planejando fazer adições de sais na minha próxima brassagem e me surgiram algumas dúvidas. Utilizo o método BIAB.

1) Quando eu calcular qual o perfil de sais que desejo para a brassagem as perdas em função da evaporação não irão afetar a concentração final dos sais que estarão presentes no mosto que efetivamente irá para o fermentador? Pergunto isso pq estou usando a planilha do EZWater e lá apenas pede o volume total de água que será utilizado.

2) Se optar por adicionar os sais que irão dosar a relação sulfato:cloreto apenas no momento da fervura devo considerar o volume pré-fervura, pós-fervura ou o volume total de água utilizado na brassagem?

3) Como vocês costumam fazer essas adições de sais? Adicionam tudo na água antes de adicionar os maltes ou os adicionam em momentos diferentes?
 
Estava planejando fazer adições de sais na minha próxima brassagem e me surgiram algumas dúvidas. Utilizo o método BIAB.

1) Quando eu calcular qual o perfil de sais que desejo para a brassagem as perdas em função da evaporação não irão afetar a concentração final dos sais que estarão presentes no mosto que efetivamente irá para o fermentador? Pergunto isso pq estou usando a planilha do EZWater e lá apenas pede o volume total de água que será utilizado.

2) Se optar por adicionar os sais que irão dosar a relação sulfato:cloreto apenas no momento da fervura devo considerar o volume pré-fervura, pós-fervura ou o volume total de água utilizado na brassagem?

3) Como vocês costumam fazer essas adições de sais? Adicionam tudo na água antes de adicionar os maltes ou os adicionam em momentos diferentes?
Quando vc corrige água, o faz de forma a "simular" como se sua água já fosse daquele jeito, ou seja, que a água sai da torneira já estivesse com aquele perfil... tal qual quem faz cerveja em Munich, ou em Burton, e quem faz cerveja nesses locais se preocupa com a evaporação? Não. Logo, é só seguir a mesma lógica... fazer os cálculos pra corrigir a água inteira que vai usar (idealmente).

Já caso queira fazer correção só da água de mosturação e corrigir só o pH da água de lavagem, o que é muito comum... aí a coisa depende mais de vc mesmo avaliar os resultados de forma sensorial.

Abraço,
 
Back
Top