Adição de água na brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marciocaverna

Member
Joined
Feb 24, 2014
Messages
21
Reaction score
1
Olá,

minha panela é para 90lts e estou querendo fazer uma brassagem para 60lts final de pilsen. Minha dúvida é se posso iniciar com 60lts de água mais o malte, fazer a curva de temperatura, e completar água depois com a lavagem. E ainda depois da fervura completar o que evaporou antes de botar pra fermentar?
Teria algum problema? e a OG final meço após adicionar a água antes de botar no fermentador?
Se alguém puder ajudar, agradeço.
Abraço
 
Para 60 l de pilsen em geral são necessários 15 Kg de malte. Como na brassagem recomenda-se em torno de 2,8 l/Kg tu vais usar 42 l de água. Com este volume tu vais fazer toda a mosturação (conversão, inativação e filtragem). Depois, durante a lavagem tu adiciona água suficiente para atingir o volume de mosto desejado (60 l) mais a previsão de evaporação (depende do equipamento).
É possível sim acrescentar água durante e depois da fervura, mesmo depois de resfriada (desde que tomados os devidos cuidados).
A leitura da OG deve ser feita com o mosto já resfriado, imediatamente antes de mandar para o fermentador.
 
Back
Top