Acidez Total

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 15, 2018
Messages
9
Reaction score
1
Olá Caros, vocês já chegaram a fazer análise de acidez total na cerveja? Saberiam dizer qual a faixa ideal de acidez?

Abraços

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Nas produções caseiras acho que o pessoal usa apenas pH, que é muito mais fácil de medir do que a acidez total.

Em geral o pH final da cerveja fica entre 4,2 e 4,8 sendo que as mas claras e refrescantes estão mais para o 4,2 e as mais maltosas tendem mais para 4,5 a 4,8.

Essas não são regras rígidas, apenas tendêcias.

Algumas cervejas de trigo (Weiss/wit) podem ser um pouco mais ácidas que isso, talvez chegando a ph 4,1 ou até 4. Algumas saisons também estão por aí.

Pra baixo de 4 já é a região das sours, que podem chegar até uns 3,2.
 
Nas produções caseiras acho que o pessoal usa apenas pH, que é muito mais fácil de medir do que a acidez total.

Em geral o pH final da cerveja fica entre 4,2 e 4,8 sendo que as mas claras e refrescantes estão mais para o 4,2 e as mais maltosas tendem mais para 4,5 a 4,8.

Essas não são regras rígidas, apenas tendêcias.

Algumas cervejas de trigo (Weiss/wit) podem ser um pouco mais ácidas que isso, talvez chegando a ph 4,1 ou até 4. Algumas saisons também estão por aí.

Pra baixo de 4 já é a região das sours, que podem chegar até uns 3,2.
Obrigado Paulo!


Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Nas produções caseiras acho que o pessoal usa apenas pH, que é muito mais fácil de medir do que a acidez total.

Em geral o pH final da cerveja fica entre 4,2 e 4,8 sendo que as mas claras e refrescantes estão mais para o 4,2 e as mais maltosas tendem mais para 4,5 a 4,8.

Essas não são regras rígidas, apenas tendêcias.

Algumas cervejas de trigo (Weiss/wit) podem ser um pouco mais ácidas que isso, talvez chegando a ph 4,1 ou até 4. Algumas saisons também estão por aí.

Pra baixo de 4 já é a região das sours, que podem chegar até uns 3,2.
Obrigado Paulo!

E a acidez expressa g.L de ácido lático você saberia dizer qual a referência. Estou querendo dar um passo a mais na minha produção caseira.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
E a acidez expressa g.L de ácido lático você saberia dizer qual a referência. Estou querendo dar um passo a mais na minha produção caseira.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Sempre que vi referência a acidez total foi no contexto de sour beers, não lembro de ter visto esses valores para as cervejas "normais".
 
Back
Top