Acidez progressiva - Dúvida

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MBraga

Active Member
Joined
Sep 21, 2016
Messages
32
Reaction score
7
Pessoal, após cerca de 3 semanas de ter engarrafado minha primeira leva comecei a notar o desenvolvimento de uma certa acidez na cerveja. Começou como algo bem discreto e hoje já está bem nítido. A cerveja continua completamente "bebível" mas fiquei com dúvidas sobre a causa dessa acidez progressiva. Seria esse um indício de contaminação?
 
Pessoal, após cerca de 3 semanas de ter engarrafado minha primeira leva comecei a notar o desenvolvimento de uma certa acidez na cerveja. Começou como algo bem discreto e hoje já está bem nítido. A cerveja continua completamente "bebível" mas fiquei com dúvidas sobre a causa dessa acidez progressiva. Seria esse um indício de contaminação?

Depende... se a acidez for devida a algum ácido de fato (lático, acético) sim.

A cerveja estava carbonatada antes, nas primeiras semanas, da mesma forma como está agora? O aumento de carbonatação aumenta um pouco a sensação de acidez, por causa do ácido carbonico.
 
Depende... se a acidez for devida a algum ácido de fato (lático, acético) sim.

A cerveja estava carbonatada antes, nas primeiras semanas, da mesma forma como está agora? O aumento de carbonatação aumenta um pouco a sensação de acidez, por causa do ácido carbonico.

Não, a cerveja estava com carbonatação bem baixa quando notei o começo dessa acidez. Esqueci de mencionar no post que não houve o desenvolvimento de nenhum aroma ou sabor desagradável.
 
Não, a cerveja estava com carbonatação bem baixa quando notei o começo dessa acidez. Esqueci de mencionar no post que não houve o desenvolvimento de nenhum aroma ou sabor desagradável.

Veja se progride, se desenvolve algum outro problema.

Pode ser que sua percepção de acidez não seja nada além da mudança normal de uma cerveja sem gás pra com gás.
 
Pessoal, após cerca de 3 semanas de ter engarrafado minha primeira leva comecei a notar o desenvolvimento de uma certa acidez na cerveja. Começou como algo bem discreto e hoje já está bem nítido. A cerveja continua completamente "bebível" mas fiquei com dúvidas sobre a causa dessa acidez progressiva. Seria esse um indício de contaminação?

Por acaso é uma Weiss com WB-06? rs
 
Na verdade é uma APA (receita Lamas) com US-05.

Entendi...

Contaminação é um treco muito difícil de opinar via fórum.
Mantenha as garrafas na geladeira e verifique as que estão fora, se de repente estão carbonatando sem parar.

Algumas contaminações geram uma pressão elevada nas garrafas e podem até estourar algumas. Gushing é um caso clássico...

Mas como podem existir vários tipos de contaminação não dá pra saber...

Caso a qualidade da cerveja esteja piorando gradativamente, então a melhor saída é consumir o quanto antes, afinal dificilmente uma bactéria presente na cerveja fazem algum tipo de mal.

Quanto aos Kits, acredito que seja bom evitá-los. No livro do Palmer ele inclusive fala sobre isso, onde o armazenamento do kit como um todo pode não ter boas condições prejudicando a levedura que com baixa viabilidade, consequentemente pode trazer alguns defeitos na cerveja. Nunca comprei kit do Lamas ou nenhuma outra loja, então não estou dizendo que seja esse seu problema, é só apenas uma observação.
 
Agora me veio a duvida: Estou com uma weiss engarrafada a uma semana feita com WB-06, e lá esta a acides, pequena, mas esta lá.

Será que foi o WB-06 ?

Eu já li muitos, mas MUITOS relatos de que esse fermento causa acidez.

Já fiz 4 ou 5 levas com ele e nunca detectei nada...Aliás, minto. Na primeira ficou um pouco ácida, mas com umas 2 semanas de maturação ficou zerada...
 
Back
Top