Acidente - Controle de Temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

modonho

Active Member
Joined
Aug 28, 2015
Messages
26
Reaction score
0
Pessoal,
tive um surpresa muito desagradável nessa manhã, tive um problema com o controle de temperatura experimental e a ceva no balde chegou a 47ºC (iniciante é foda, aprendendo na prática e errando). Não sei quanto tempo ela ficou nessa temperatura, mas não deve ter sido muito tempo.

Hoje seria o segundo dia de fermentação secundária a 22ºC, há dois dias atrás a densidade já tinha estabilizado em ~1.012.

A levedura US-05 morreu? Perdi a ceva?

Ou vou ter que colocar mais fermento US-05 antes do priming?


Obrigado pela ajuda!
 
Parece que atenuado normal pela sua medição. Provou? Provê e ver se te agrada o sabor e aroma, se agradar faça o cold crash e o priming e engarrafa
 
Parece que atenuado normal pela sua medição. Provou? Provê e ver se te agrada o sabor e aroma, se agradar faça o cold crash e o priming e engarrafa

Sim, atenuou 100% conforme o esperado, controle de temperatura perfeito até então. Provei ontem antes de dar essa merd@ toda e estava espetacular. Agora, não sei se é impressão minha, mas parece que o frescor do aroma se foi e o sabor modificou um pouco.

Mas será que os 47ºC não matou a levedura?
Se matou não vai fermentar na garrafa.
 
Como eu não encontrei respostas nos foruns, resolvi mandar um email para a Fermentis. Responderam rapidinho:


Oi!

Quase 48 °C é uma temperatura muito alta para qualquer fermento. Se o fermento ficou bastante tempo a essa temperatura, provavelmente você não vai ver mais atividade. Se for só chegar até essa temperatura e logo descer imediatamente, talvez sobreviva, mais o estresse será muito grande a isso terá um efeito negativo na sua cerveja.

Normalmente, a atividade das diferentes cepas de levedura começam a descender a partir dos 32 °C, mais quando o álcool é muito alto, isso acontece a temperatura menores (28°C, por exemplo). No caso dos lagers isso acontece a temperaturas bem menores. O US-05 também é afetado negativamente acima dos 28 °C. Não é o melhor fermento para resistir temperatura.

Qualquer dúvida fico a sua disposição.
Attn.
Marcelo G. CERDÁN
Sales Director - Americas
Mob. +1 (305) 434-0097​



Tendo quase certeza que a levedura bateu as botas, o que vocês fariam?
 
Tendo quase certeza que a levedura bateu as botas, o que vocês fariam?

Eu faria o priming e engarrafaria somente 1 garrafa, e manteria o resto em temperatura controlada. Com 1 semana dá pra descobrir se a levedura que sobrou consegue fermentar o priming. Se a cerveja ficasse boa eu engarrafaria o resto.
 
Se quiser, 1g de fermento seco hidratado é suficiente para carbonatar 20L de cerva.
Mas acho que você tem levedura viável para carbonatar.
 
Back
Top