Abaixar e subir a temperatura durante fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rhermones

Member
Joined
Nov 8, 2016
Messages
23
Reaction score
0
Posso abaixar a temperatura de fermentação para zero grau e retornar a temperatura anterior de fermentação (19 ¤) para retornar a atenuação que foi interrompida ?

Tem 2 levas de ales feitas em datas diferentes fermentando no freezer. ...uma já atenuou o suficiente e a outra ainda não. ....então eu abaixo a zero grau todas. ..qdo acabar leva mais antiga ficar boa eu engarrafo e subo a temperatura da que ficou para que retorne à fermentação interrompida. ...posso fazer isso? ?z:confused:
 
Eu nao alteraria a temperatura da fermentacao.
Nao vejo problema em deixar as duas a 19C por mais alguns dias, ate todas atenuarem.
Se realmente quiser fazer o que voce disse, acho melhor deixar fora do freezer (a que ta fermentando) enquanto resfria a outra.
Abraço!
 
Talvez o mais lógico seja mesmo fazer o que o gfarantes sugere primeiro, rhermones, deixando as duas à 19 graus até que a nova finalize a primária e secundária. Será como se a mais velha passasse por uma secundária maior, só isso.
 
Também concordo com a sugestão do colega gfarantes.

Deixaria as duas em 19 graus até a atuenuação completa das duas, depois faria a fermentação secundária das duas (podendo inclusive aumentar um pouco a temperatura) e só depois abaixava a temperatura para 0C para fazer o cold crash.

Nesse cenário, a única coisa (que inclusive é boa) é que a primeira cerveja teria alguns dias a mais de fermentação secundária para reduzir possíveis off flavors gerados na fermentação primária.
 

Latest posts

Back
Top