Açúcar mascavo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

hughet

Member
Joined
Mar 27, 2014
Messages
17
Reaction score
1
Então, fiz uma Pilsen, fiz com 3 patamares de temperatura (30min a 50ºC, 30min a 60ºC e 30min a 70ºC), e a cerveja ficou com o FG um tanto baixo (não uso nada pra medir, presumi isso pois está seca).
Ai tava pensando em usar açúcar mascavo pro priming, em vez de colocar seringa por seringa, eu tava pensando em jogar um dia antes do envase a solução de priming no maturador. 200g de açúcar mascavo para 20L de cerveja está bom? Se eu jogar um dia antes tudo estará homogêneo depois de 24h será?
 
Hughet, vamos por partes.

1) Não tem motivo pra fazer essas várias rampas de temperatura na mosturação. Podes usar somente uma, usualmente entre 64 e 68 graus. É muito provável que tua conversão seja mais completa.

2) Açúcar mascavo: se queres adicionar o gosto diferenciado do açúcar mascavo na cerveja, adicione ele na fervura, por exemplo. Refermentação/primming é usualmente um processo onde queremos somente carbonatar a cerveja, e não adicionar gosto/aroma. Use açúcar normal.

3) Se adicionar o açúcar um dia antes... o fermento vai comer boa parte desse açúcar antes de engarrafar. A maneira mais clássica e recomendada para isso é fazer na hora, e da seguinte forma:

A) Ferva o açúcar com água antes até dissolver bem.
B) Coloque a solução em outro balde limpo e sanitizado (pode colocar ele quente mesmo)
C) Transfira a cerveja do maturador para este balde (assim depois não vai ter que ficar se preocupando com a borra)
D) Misture bem tudo pra homogeneizar
E) Engarrafe e mantenha as garrafas a temperatura ambiente até carbonatarem bem, e deixe mais uns dias pra garantir (normalmente eu recomendo mantê-las por volta dos 20 e poucos graus, e não tocar nelas nem botar na geladeira antes de duas semanas.

Abraço,
 
Back
Top