2L de starter usando erlenmeyer de 1L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ThadeuPenna

Well-Known Member
Joined
Jan 27, 2014
Messages
223
Reaction score
67
Vou fazer um starter pela primeira vez. O lote é de 35L e tenho um vial da Bio4 para uma OG planejada de 1056. A calculadora do BrewersFriend diz que preciso fazer um starter e que dois litros seriam suficientes. Eu tenho dois erlenmeyers de 1L. Qual a melhor maneira de usá-los ? Uma opção seria dois starters iguais, com metade do vial em cada. Outra seria usar todo o vial, fazer o starter de 1 L e daí tirar uma parte para outro. Pode ter outras saídas também, mas estas é que me vieram à cabeça...
 
Eu faria o primeiro com 1 litro e o vial inteiro. Depois de 24h com agitador, ou 72h sem agitador, dividiria com 500ml para cada erlenmeyer e completaria com mais 500ml de mosto em cada e aguardaria o mesmo periodo.

Acho que é a forma mais fácil.
 
Cara eu faço um pouco diferente,(meu agitador de coller até roda com 2 litros mas não é tudo aquilo hehe) coloco um vial com um litro no outro dia desligo o agitadore coloco na geladeira e deixo decantar o fermento, coloco fora o sobrenadante completo com mais um litro e deixo no agitador até o outro dia,
Abraço
Bruno
 
Acho que não é a mesma coisa. Na calculadora, vai dar uma população menor. Na segunda vez , você vai ter uma população inicial muito maior para a mesma quantidade de mosto, daí porque dividir.
 
Vou fazer um starter pela primeira vez. O lote é de 35L e tenho um vial da Bio4 para uma OG planejada de 1056. A calculadora do BrewersFriend diz que preciso fazer um starter e que dois litros seriam suficientes. Eu tenho dois erlenmeyers de 1L. Qual a melhor maneira de usá-los ? Uma opção seria dois starters iguais, com metade do vial em cada. Outra seria usar todo o vial, fazer o starter de 1 L e daí tirar uma parte para outro. Pode ter outras saídas também, mas estas é que me vieram à cabeça...

Se vc tem 2 agitadores, pode separar em 2 erlen, os tubos da bio4 tem marcade volume, é só por metade...

Se tem 1 só acho melhor fazer em 2 passos, a calculadora do brewersfriend tem essa opção.

Se dessa vez não deu, pra proxima compra um de 2L, não custa tão caro e agiliza essa trabalheira toda...

abç
 
Sim, vou comprar um de 2L. Aqui em Volta Redonda não tem e para comprar na internet gastaria mais uns dias. Eu vi a opção multistep na calculadora, aliás foi o que motivou meu post imediatamente acima, sobre tirar o líquido, só que teria que fazer três steps :( Talvez tivesse algo mais eficiente. Não vi, na calculadora, uma referência sobre o tempo de cada step. Seriam 24h ?
 
Sim, vou comprar um de 2L. Aqui em Volta Redonda não tem e para comprar na internet gastaria mais uns dias. Eu vi a opção multistep na calculadora, aliás foi o que motivou meu post imediatamente acima, sobre tirar o líquido, só que teria que fazer três steps :( Talvez tivesse algo mais eficiente. Não vi, na calculadora, uma referência sobre o tempo de cada step. Seriam 24h ?

Isso, 24 horas no agitador.

Bem, as opções que eu conheço seriam essas... multistep, starters separados, menos cerveja ou mais vials de fermento.
 
Back
Top