2º Brassagem - STOUT - Estou perdido?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

safo003

Member
Joined
Feb 14, 2017
Messages
12
Reaction score
4
Galera, boa noite!

Fiz a seguinte receita de uma dry-stout no BeerSmith para minha segunda brassagem. Pesquisei um tanto sobre os maltes para fazer a composição, e ainda estou me acostumando com a ferramenta, e isso dá uma certa insegurança.

Receita para 20L, método BIAB.

SG 1048
OG 1015
IBU 35,4
EBC 72,1
ABV 4,4%

25L iniciais + 7L para lavagem da bag

Grãos
4,00 kg Pale Malt
0,30 kg Crystal 240 Malt
0,20 kg Black Malt
0,20 kg Cevada Torrada
0,20 kg Aveia em Flocos
0,10 kg Chocolate Malt
Lúpulo
60,00 g East Kent Goldings - Fervura 60 min
Levedura
1,0 pacote de S-04

-> 60 min a 67ºC
-> Fervura de 60 min

O programa dá que a SG está fora dos padrões do estilo, mas foi o único jeito de ter uma ABV acima de 4%.

O que acharam? Estou no caminho certo?:confused:
 
Bom Dia!

- Para 20 litros de mosto geralmente se recomenda o uso de 02 pacotes de fermento, então eu usaria 02 pacotes do S-04;

- Com relação aos maltes, tem uma variedade bem grande na sua receita, são 05 maltes + aveia, digamos que depois da cerveja pronta você não goste de algum sabor ou aroma presente nela, utilizando muitos maltes diferentes fica difícil identificar qual malte você não gostou. Eu tentaria utilizar apenas 02 ou 03 maltes, assim você consegue conhecer melhor cada malte e identificar qual gostou ou não.
 
O programa dá que a SG está fora dos padrões do estilo, mas foi o único jeito de ter uma ABV acima de 4%.

O que acharam? Estou no caminho certo?:confused:

Honestamente? Tem um monte de receita boa por aí. Mais fácil pegar uma em ajustar do que partir do zero (experiência própria)

Agora, se você realmente quer estudar formulação de receita (o que eu acho a melhor parte do hobby...), eu sugiro fortemente 4 coisas:


1 - Aprenda a interpretar o BJCP. Isso vai te dar uma boa noção sobre como o BeerSmith interpreta os padrões e quando você deve ignorar isso.

2 - Compre uma cópia do Brewing Classic Styles e do Design Great Beers. Esses dois livros mudaram completamente meu conceito sobre formulação de receitas. Gostaria de ter tido acesso à eles ANTES de formular minha primeira receita.

3 - Parta de algumas receitas prontas. Isso vai te ajudar a entender melhor o uso de cada ingrediente.

4 - Leia o tópico sobre fermentação pra entender porque você precisa de 2 pacotes de fermento.

Te garanto que depois de estudar o material desses livros, você nunca mais vai pedir opnião sobre receitas.
 
Back
Top