2° brassagem. Pilsen (AJUDA) iniciante

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lucas-Limeira

Active Member
Joined
Mar 19, 2015
Messages
31
Reaction score
7
Boas galera

To empolgado com a coisa, fiz uma brassagem quarta e vou outra hoje.

Alguem com experiencia em Pilsen´s pode me orientar? Gostaria de fazer um cerveja leve e refrescante.

Comprei os seguintes maltes. ( mas comprei para 20 litros e vou fazer a receita para no maximo 10 litros ) E estou pensando em usar as seguintes quantidades;

Malte Pilsen 1 kg
Malte Molanoidina 100 g

Estou pensando em fazer a mostura (7 litros) por 90 min, (20 minutos a 55° e 60 min a 65~68 finalizo os minutos restantes a 70° ) tudo isso recirculando por motivo do fundo falso.

5 litros para o sparge a 74° ( continuo )

fervura de 60 minutos. Vamos aos lupulos, e agora complicou, nao sei quando usar e a quantidade. tenho a receita aqui mas prefiro a opiniao de vcs.

tenhos os seguintes;

Lúpulo Magnum
Lúpulo Tradition

Fermento eu tenho um s-23 de 11 gr. Uso 1 grama por litro?

Obs. possuo fermentador para 12 litros com poço termico e airlock tudo certinho e controlador de temperatura.

Obrigado
 
Vamos lá.. porque quase tudo que tu citou tem algum problema.

- Parece muito pouco malte. Tu estás usando algum software pra fazer a receita? Pra 10 litros, chuto uns 2,5kg de malte.

- Eu não usaria melanoidina, e sim CaraPils.

- Não existe NENHUMA necessidade de fazer as rampas que tu citou. Faça somente 90 minutos numa temperatura entre 64 e 68 (eu faria 68, porque a cerveja já é fraca, e tende a ficar aguada ao natural, ou seja, é preciso balancear o corpo pra ficar agradável).

- Não precisa contar quantos litros de Sparge vai usar, como tu falou em "5 litros de sparge". Simplesmente vá adicionando a água necessária e foque-se na quantidade de mosto pré-fervura que precisa. Em lavagem-contínua (ou Fly Sparge) a gente não deve se prender na quantidade de água adicionada.... isso deve ser constante, e controlamos praticamente só o volume que se acumula na panela de fervura.

- Precisa de em torno de 2g por litro de fermento pra Lager, ou seja, o dobro do que está planejando.

- Nos primeiros 2 ou 3 dias, comece a 8 graus (já que falou que tem controle de temperatura), depois vá subindo uns 0,5 graus por dia até os 12 graus... depois pode ir aumentando 1 grau por dia até 16 graus (não é regra, mas é um bom ponto de partida).

Abraço,

Guenther
 
Vamos lá.. porque quase tudo que tu citou tem algum problema.

- Parece muito pouco malte. Tu estás usando algum software pra fazer a receita? Pra 10 litros, chuto uns 2,5kg de malte.

- Eu não usaria melanoidina, e sim CaraPils.

- Não existe NENHUMA necessidade de fazer as rampas que tu citou. Faça somente 90 minutos numa temperatura entre 64 e 68 (eu faria 68, porque a cerveja já é fraca, e tende a ficar aguada ao natural, ou seja, é preciso balancear o corpo pra ficar agradável).

- Não precisa contar quantos litros de Sparge vai usar, como tu falou em "5 litros de sparge". Simplesmente vá adicionando a água necessária e foque-se na quantidade de mosto pré-fervura que precisa. Em lavagem-contínua (ou Fly Sparge) a gente não deve se prender na quantidade de água adicionada.... isso deve ser constante, e controlamos praticamente só o volume que se acumula na panela de fervura.

- Precisa de em torno de 2g por litro de fermento pra Lager, ou seja, o dobro do que está planejando.

- Nos primeiros 2 ou 3 dias, comece a 8 graus (já que falou que tem controle de temperatura), depois vá subindo uns 0,5 graus por dia até os 12 graus... depois pode ir aumentando 1 grau por dia até 16 graus (não é regra, mas é um bom ponto de partida).

Abraço,

Guenther


Boas Guenther.

Primeiro obrigado, Vamos la para as respostas.

Nao estou usando sofware, eu comprei um kit pronto para 20 litros. Usando a quantidade de malte para 20 litros, fiz a equação para se fazer apenas 10 litros e deu a quantidade que citei acima. É certo fazer desta forma? (porem usei este link http://www.brewersfriend.com/allgrain-ogfg/ para ver como ficava, e og e of esperado ficou bem proximo ou parecido com alguns pilsens que vi na internet. )

Quanto a troca do malte eu vou concordar com voce em parte. Vou fazer a opcao que vc me deu, e vou fazer a opção do kit que eu comprei kkkkk. (aproveitar que eu tenho 2 fermentador sobrando rsrs e minha geladeira cabem ate 4 fermentador de 12 litros)

Fermento ok, compro outro pacote.

Quanto ao controle de temperatura, eu uso o full gauge tic-17rgti. O sensor vai dentro do poço termico que esta em contato com o liquido. (entrada do poço eu isolo tambem) programei ele para ligar em 0,1° da temperatura desejada. ( a geladeira esta ligando umas 9 vezes por hora ) A temperatura dentro da geladeira é bem menor que a do liquido quando o liquido esta na temperatura desejada, mas quando a temperatura do liquido sobe esses 0,1° a temperatura da geladeira fica bem maior que a do liquido. ( coisa de 5 ° a 7 ° tanto abaixo como acima )

O que me diz?

abração
 
- Eu não usaria melanoidina, e sim CaraPils.

Olá @Guenther!
Esta recomendação é apenas pelo fato do malte melanoidina ser escuro e dar um tom avermelhado ou é por outra razão?
Tenho pra mim que esta é a maior diferença entre o Carapils e Melanoidina, fora isso eles seriam similares, é certo isso?
Forte abraço!
 
Sim, também por causa da cor, também pelo fato de que normalmente se usa melado em cervejas claras para dar um efeito similar à decocção, e nesse caso se usa 4 a 5%. Ele iria adicionar 10%.

Ou seja, acho muito mais negócio usar CaraPils que vai dar um conteúdo de dextrinas, e manter a cerveja clara (como ele quer).

CaraPils tem um monte de dextrinas pra aumentar o corpo, melhorar retenção de espuma, etc. Melanoidina até contribui com isso, mas tem muito mais a ver com dar maltado pra cerveja, podendo ser usado pra substituir centenárias técnicas de decocção, "long boils", etc.

Abraço,
 
Endosso os comentários do Guenther...
Te sugeriria, ainda, usar um fermento ale (US05, por exemplo, fermentando mais para o frio / 17/18C). Fermentação lager, na minha opinião é mto mais técnica e não perdoará erros de iniciantes.
Boa brassagem!
 
É, como ele tem controle de temperatura legal, inclusive com poço...... eu acho que dá pra levar tranquilo, pq as partes mais críticas são essas..... controle de temperatura preciso, e quantidade de fermento.
 
Só uma coisa: vc não está fermentando uma Ale na msm geladeira que vai utilizar pra fermentar essa Pilsen?

Não pode dar problema com a Ale?

Abcs
 
Olá @Guenther!
Esta recomendação é apenas pelo fato do malte melanoidina ser escuro e dar um tom avermelhado ou é por outra razão?
Tenho pra mim que esta é a maior diferença entre o Carapils e Melanoidina, fora isso eles seriam similares, é certo isso?
Forte abraço!

Pessoal, aproveitando, tenho uma grande dificuldade e acredito que muitos tbm se depararam com essa dúvida, não sei se não seria o caso @Guenther (isso é um pedido pessoal meu..rsrs) de criar um tópico fixo com as mais comuns variedades de maltes e suas características finais na cerveja.
Há tempos pesquiso em diversos sites, mas pra ser sincero não boto muita fé não, confesso que por aqui seriam muito mais confiáveis as informações.
O que encontro nos sites é muito genérico, e sei sim que cada um tem uma percepção e que devemos aprender com a pratica e estimular os sentidos, mas acredito que se tivéssemos uma tabela similar às existentes de lupulos seria bem interessante.
 
Pessoal, aproveitando, tenho uma grande dificuldade e acredito que muitos tbm se depararam com essa dúvida, não sei se não seria o caso @Guenther (isso é um pedido pessoal meu..rsrs) de criar um tópico fixo com as mais comuns variedades de maltes e suas características finais na cerveja.
Há tempos pesquiso em diversos sites, mas pra ser sincero não boto muita fé não, confesso que por aqui seriam muito mais confiáveis as informações.
O que encontro nos sites é muito genérico, e sei sim que cada um tem uma percepção e que devemos aprender com a pratica e estimular os sentidos, mas acredito que se tivéssemos uma tabela similar às existentes de lupulos seria bem interessante.

Cara..... sabe onde eu aprendi boa parte do que eu sei sobre maltes? Simplesmente o Google, o site da WE, etc.

Exemplo: http://loja.weconsultoria.com.br/malte-chateau-melano-p92/

Ou seja... se quero usar um malte, pesquiso sobre ele, aprendendo o que der pra aprender e entendo isso com uma leve e suave RESENHA do que o malte/lúpulo/levedura realmente é.... 5% do conhecimento. O resto? O resto vem de usar o malte, e avaliar sensorialmente o que ele te dá... realmente conhecê-lo de verdade.

Nenhum descritivo vai realmente te fazer conhecer o malte, só fazendo cerveja com ele. É o mesmo caso pra carnes, pimentas, temperos, etc.... não adianta ler sobre Manjericão..... tem que sentir o aroma, provar, colocar numa comida, avaliar o gosto em relação à quantidade, etc. Na minha opinião, isso é aprendizado real..... e fazer receitas é que nem cozinhar..... só se aprende mesmo cozinhando. Quando se trata de ingredientes... não tem milagre... tem que usar.

Abraço,
 
Cara..... sabe onde eu aprendi boa parte do que eu sei sobre maltes? Simplesmente o Google, o site da WE, etc.

Exemplo: http://loja.weconsultoria.com.br/malte-chateau-melano-p92/

Ou seja... se quero usar um malte, pesquiso sobre ele, aprendendo o que der pra aprender e entendo isso com uma leve e suave RESENHA do que o malte/lúpulo/levedura realmente é.... 5% do conhecimento. O resto? O resto vem de usar o malte, e avaliar sensorialmente o que ele te dá... realmente conhecê-lo de verdade.

Nenhum descritivo vai realmente te fazer conhecer o malte, só fazendo cerveja com ele. É o mesmo caso pra carnes, pimentas, temperos, etc.... não adianta ler sobre Manjericão..... tem que sentir o aroma, provar, colocar numa comida, avaliar o gosto em relação à quantidade, etc. Na minha opinião, isso é aprendizado real..... e fazer receitas é que nem cozinhar..... só se aprende mesmo cozinhando. Quando se trata de ingredientes... não tem milagre... tem que usar.

Abraço,

Somo a isso a Weyermann com quem sempre me correspondo tirando dúvidas e muitas vzs pegando sugestões, principalmente pelo meu interesse nas cervejas alemãs.
 
Galera, obrigado pelas ajuda de todos. vou me esforçar para fazer uma boa brassagem e depois eu posto foto da cerveja final.

abração.
 

Latest posts

Back
Top