1a brassagem, ajuda!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Madureira

Member
Joined
Mar 20, 2015
Messages
17
Reaction score
2
Então, fiz minha primeira brasagem e deu tudo certo, exceto a OG que ficou acima do esperado (1061 ao invés de 1049), deixei fermentando por 10 dias a 20ºC, depois trasfeguei para o maturador onde ficou 1 semana a 11ºC e percebi que o balde estava estufado, como se tivesse havido liberação de CO2. Não tive tempo para fazer nada então apenas abaixei a temperatura para 4ºC e hj faz 1 semana que está nessa temperatura.

Minhas dúvidas:
1)O que pode ter acontecido? fiz a trasfega antes de acabar a fementação?
2)isso pode ter estragado a cerveja?
3)Eu pretendia maturar por mais 1 semana antes de engarrafar. Abro o balde para liberar o gás ou espero terminar a maturação e engarrafo normalmente?
4)Esse gás pode afetar a carbonatação da cerveja?

Obrigado!

Segue a foto do balde estufado
 

Attachments

  • 20150320_153357.jpg
    20150320_153357.jpg
    73.4 KB · Views: 73
Você simplesmente trasfegou antes de ter acabado a fermentação. Não há nada de errado com sua cerveja, abra para a pressão não aumentar (caso a fermentação não tenha acabado), e depois siga o processo normal.

Mas vejo alguns equívocos no seu processo. Recomendo a leitura de diversos tópicos fixos com bastante informação.
 
Exatamente... é por isso que não se pré-determina uma quantidade pra cerveja fermentar. Quem fermenta é a levedura, ela vai dizer quanto tempo leva.
 
Vlw msm pessoal, obrigado pelas informações. Vou aliviar a pressão então e continuar normalmente.
Vou dar uma lida nesses tópicos ae, vlw
 
Exatamente... é por isso que não se pré-determina uma quantidade pra cerveja fermentar. Quem fermenta é a levedura, ela vai dizer quanto tempo leva.

Há muita desinformação no youtube, nas redes sociais e nos ditos 'cursos cervejeiros'.

Felizmente, o homebrewtalk.com.br é bem consistente com a qualidade da informação, salvando a gente dos **achismos** e **faz assim que dá certo** da internet. :D
 
Há muita desinformação no youtube, nas redes sociais e nos ditos 'cursos cervejeiros'.

Felizmente, o homebrewtalk.com.br é bem consistente com a qualidade da informação, salvando a gente dos **achismos** e **faz assim que dá certo** da internet. :D

É... eu reparei nisso quando entrei recentemente no grupo do facebook... mas é assim mesmo, em qualquer área do conhecimento, seja cerveja, plantas, musica, marcenaria, etc... vai de cada um buscar a informação correta, inclusive nós mesmos, que sempre temos muito a aprender e aprimorar e cometemos erros eventualmente. Faz parte :mug:
 
Não tem necessidade de trasfegar. Na próxima, simplesmente faça todas essas etapas sem transferir.
 
Back
Top