1ª Brassagem: Grão ou Extrato?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Extrato é bem mais fácil, mas também sai mais caro, e você tem menos controle de algumas características finais da cerveja.

No fim das contas você que sabe, eu comecei com grãos, tem a curva de aprendizado e tal, mas quanto mais cedo você começar a usar grãos mais cedo vai aprender sobre brassagem com grãos(óbvio né haha).
 
Mais cedo ou mais tarde você vai passar para os grãos, não tenha dúvida disso.

Quanto mais cedo você usar os grãos, mais cedo vai começar a entender sobre as características de cada tipo de malte, como a temperatura e tempo de mosturação influenciam na cerveja pronta, como montar uma receita, e vários outros pontos.

Fora que vai poder montar a cerveja do jeito que quiser, sem ficar preso na receita do extrato.

É mais ou menos como cozinhar, você pode usar aqueles "temperos prontos", ou pode escolher quais especiarias e ervas gostaria de usar.

Um ponto a se pensar é a respeito dos equipamentos necessários, com extrato o investimento inicial em equipamentos é bem menor. Se você não estiver a fim de comprar tudo de uma vez, vai de extrato mesmo até ter o equipamento pronto para os grãos.
 
Tudo é relativo, se quiser começar com extrato a tentativa é válida, as chances de dar errado são menores, você já aprende a cuidar da fermentação e sanitização. Mas em duas ou tres vezes você já passará para grãos, é bem mais trabalhoso mas também mais divertido.
 
Fiz a primeira com extrato da artbrew, ficou muito boa e não assustei a esposa com a sujeira que faz com os grãos....acho válido

qualquer dia vou fazer mais uma com extrato
 
Depende o que quer começar a aprender primeiro... se é cuidar de sanitização e fermentação... vai de extrato... se quer ver o cozimento mesmo... testar algum sabor... já ajudou a engarrafar, etc... vai de grãos...

Eu diria que num all grain tem umas 10 coisas que podem dar errado (moagem do grão, escolha dos grãos, temperaturas de mostura com ou sem rampas... teste do iodo, mash out, tempo de fervura até fg, resfriamento correto, controle da fermentação, envase) todos eles com a devida sanitização.

A utilização de extrato não lupulado corta os problemas até o mash out... o já lupulado passa direto para o controle de fermentação...

Assim... quer começar encarando tudo, vai no all grain... que começar aos poucos... escolhe um dos outros dois processos...
 
Fiz a primeira com extrato da artbrew, ficou muito boa e não assustei a esposa com a sujeira que faz com os grãos....acho válido

qualquer dia vou fazer mais uma com extrato
O problema do extrato não é o extrato em si, é que estamos no Brasil... ou seja, não há variedade de extratos com qualidade.

Resumindo, na minha visão, pra situação atual que vivemos.... vai de grão. Se algum dia alguma loja começar a importar muitos extratos de qualidade, aí sim, até eu vou me aventurar.

Abraço,
 
O problema do extrato não é o extrato em si, é que estamos no Brasil... ou seja, não há variedade de extratos com qualidade.

Resumindo, na minha visão, pra situação atual que vivemos.... vai de grão. Se algum dia alguma loja começar a importar muitos extratos de qualidade, aí sim, até eu vou me aventurar.

Abraço,

Você chegou a experimentar os que tem na Bilbilbeer?? Usei três deles no início, gostei de dois... isso dentro da minha inexperiência claro...

Eles tem um Belga e um Italiano se não estou enganado...
 
Você chegou a experimentar os que tem na Bilbilbeer?? Usei três deles no início, gostei de dois... isso dentro da minha inexperiência claro...

Eles tem um Belga e um Italiano se não estou enganado...
Não, e num futuro próximo, nem vou... mas já ouvi falar bem também.
 
Já fiz algumas cervejas com DME mesmo, e infusão de grãos especiais que não precisam de conversão... achei super divertido. Tem certas coisas que não da pra controlar, como a fermentabilidade do extrato. Mas adicionando uns grãos, uma lupulagem interessante e fazendo uma fermentação bem legal e controlada, o resultado é bem legal, e é uma experiência bem relaxante. :)
 
Fazer cerveja apenas com extratos limita muito a atuação do cervejeiro. Uma das coisas mais legais é estudar o estilo e se aventurar na criação de sua receita dando uns toques pessoais de acordo com o sabor que se deseja obter. Comprar kits ou usar somente extratos tira do cervejeiro essa liberdade e tira o prazer dessa etapa que, para mim, é uma das melhores só perde para a degustação na varanda, no início da noite, na companhia da mulher, ouvindo um Pink Floyd.

Bom, mas para quem vai fazer a primeira cerveja acho que é muito válido usar o extrato. Isso porque o cara vai poder se dedicar na fervura, na sanitização, na fermentação, testar o equipamento etc, sem estar cansado de algumas horas de moagem e mosturação. Assim, penso que partir para o all grain depois desse conhecimento prático pode facilitar um pouco a vida e diminuir as possibilidades de a primeira cerveja sair uma porcaria.
 
Pessoal,

Mudando um pouco o foco da discussão.

E a questão de conservantes?
Será que o extrato não tem conservantes? ou seja, será que com ele não se perde aquela coisa da cerveja pura, sem conservantes e tal?
 
Cogitei muito em iniciar com extrato, porém a baixa oferta no Brasil, os preços altos cobrados e o fato de que fatalmente não iria permanecer apenas nos extratos me levaram a decidir por começar com grãos mesmo.

Na minha humilde opinião, creio que houver um bom estudo antes os erros são mínimos, eu estudei bastante o assunto, fui inclusive ver uma brassagem de um amigo, então estou confiante de que a minha primeira não será um desastre kkk
 
Pessoal,

Mudando um pouco o foco da discussão.

E a questão de conservantes?
Será que o extrato não tem conservantes? ou seja, será que com ele não se perde aquela coisa da cerveja pura, sem conservantes e tal?

Que eu saiba não tem conservantes.

Cara, sinceramente não vale a pena entrar no "puritanismo" do negócio. Eu vejo que aqui no Brasil ainda rola muito preconceito dos cervejeiros contra fazer cerveja com extrato, então motivos não vão faltar pra contra-indicar o uso.

Particularmente nunca usei extrato líquido, mas gostaria muito se tivesse disponível localmente, ou se comprar pela internet nao fosse tão caro. Eu curto defender o extrato por motivos simples, primeiro porque não tem nada a ver achar que uma cerveja será inferior porque foi feita com extrato, segundo porque as duas vezes que fiz, achei muito divertido. Não que all-grain não seja, também é, mas é um divertido diferente. O compromisso é bem menor e não tem erro, nem preocupação com tempo ou sujeira.

Minha primeira cerveja não foi com extrato e eu não vejo necessidade de ser, pra qualquer um. Facilita a vida? sim... mas não terá o gostinho de botar o dedo em cada etapa do processo, que normalmente é o que um iniciante quer.

O mais importante no final das contas é vc ter controle da fermentação, tendo isso tanto faz se a sua primeira cerveja será de extrato ou all-grain.
 
Você chegou a experimentar os que tem na Bilbilbeer?? Usei três deles no início, gostei de dois... isso dentro da minha inexperiência claro...

Eles tem um Belga e um Italiano se não estou enganado...

Eu usei e não gostei. Acho que me acostumei a fazer cerveja com grãos...

Menor custo por litro e maior liberdade no processo criativo. :D

Abraços.
 
Cara... toda vez que alguém pergunta sobre extrato ou grãos a discussão descamba para o gosto pessoal... mas normalmente o gosto pessoal de amigos que já tem váááááárias brassagens no histórico. Eu comecei com extrato... me ajudou a aprender a parte que é mais difícil, a fermentação... os primeiros 80 litros foram de extrato... hoje em dia só faço all grain... mas já se vai um ano e uns 400l de ceva...

Ou seja... vai de como a pessoa se sente... já acompanhou umas duas brassagens com um amigo? se sente seguro de começar no grão?? Vai com fé!!!

Agora... se ainda está na fase do "não está borbulhando, deu problema?" que eu, como muitos aqui, tiveram no início... então mete um extratinho aí e vai se preocupar com os princípios da fermentação primeiro... bem legal!!!
 
Eu tenho uma dúvida é se alguém puder ajudar agradeço. Na loja que tem perto de casa estão vendendo uma diversidade de latas de extrato da Cooper. Eu posso compra-los e descartar o fermento que vem na lata e usar uma levedura diferente que eu prefira etc? Posso fazer dry hopping sem problemas? Posso usar gelatina na clarificação da cerveja feita com extrato?
 
Eu tenho uma dúvida é se alguém puder ajudar agradeço. Na loja que tem perto de casa estão vendendo uma diversidade de latas de extrato da Cooper. Eu posso compra-los e descartar o fermento que vem na lata e usar uma levedura diferente que eu prefira etc? Posso fazer dry hopping sem problemas? Posso usar gelatina na clarificação da cerveja feita com extrato?

Bossan, a resposta é sim para todas as perguntas. O proceso com extrato é exatamente igual ao all grain a partir do início da fervura.
 
Back
Top