ácido lático

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

conradomioni

Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
13
Reaction score
2
Fala galera!
Estou querendo corrigir o pH da minha água, sei que o próprio malte já faz isso na mostura. Mas pretendo corrigir o pH antes da fervura com ácido lático.
Não pretendo usar o pH stabilizer pois o acido latico é mais barato.
Alguem sabe onde encontro para comprar?
Att.

Conrado - Aviattor Beer
 
Distribuidoras de produtos químicos, mas nem sempre é facil comprar como pessoa física.
Eu tenho usado ácido cítrico, que é muito mais fácil de se encontrar (tem em lojas de produtos para panificação).
 
Vc pode testar utilizando o malte acidificado, sem mesmo ter a necessidade de estar adicionando o ácido lático. O quantidade recomendada vai até 5% (claro que isso vai depender do tipo da receita).
Outra opção é fazer uso de sais como o CaCl2 (Cloreto de cálcio), CaSO4 (Sulfato de cálcio) e Bicarbonato de sódio (NaHCO3).

O que tem notado de ocorrência por não ter corrigido antes da fervura?
 
Recomendação, corrija o pH da brassagem e outros componentes da água antes de adicionar os grãos, essa será a água do teu mosto. No sparge, corrija apenas o pH, se necessário, com ácido lático ou outro ácido alimentício.
 
Eu estou querendo corrigir a água de sparge, conforme o kurt comentou a cima. Nesse caso (sparge) malte acidificado não resultaria em nada.
A água de mostura eu não me preocupo tanto pois os maltes já a enquadram num pH proximo de 5.2.
Kurt, sobre adicionar outros componentes como sais, é só na agua de mostura? na de sparge não é necessário pq?
 
Ok, estava meio confuso se era realmente para a água de lavagem ou não.

Na água de lavagem tu pode corrigir o pH com ácido lático ou outros, conforme comentou Kurt.
E não, a adição de sais não é somente na mostura. Tbm pode ser realizada na água de lavagem, pois dependendo do perfil da água pode haver a presença de íons bicarbonato nela o que pode favorecer o aumento do pH e consequentemente uma maior extração de polifenóis, havendo um aumento da adstringência, afetando a coloração e turvando tua cerveja.

Qual sal usar na lavagem? Faça uso do Cloreto de cálcio. O cálcio favorece a clarificação do mosto durante a lavagem, além de outros benefícios como melhor floculação da levedura e melhor formação do trub tbm. E ainda, se caso tiveres fermentador de aço inox, ele evita a formação da pedra cervejeira etc. Uma dosagem de 100mg/L é um valor ideal.
 
Eu uso Cloreto de Cálcio na água da mostura somente, uma vez que minha água tem dureza muito baixa e consequentemente pouco cálcio. Assim, aumenta a eficiência das enzimas, além dos benefícios que o EduSampaio apresentou.

No sparge, só corrijo o pH, já que na minha água não tem nada que possa aumentar a extração de taninos.
 
Os sais têm dois propósitos na cerveja. O primeiro, como Kurt e o EduSampaio mencionararm, tem a ver com a química da mosturação e fermentação.

O outro é puramente "estilístico", ou seja, de acordo com o perfil de sabor desejado para a cerveja.

Normalmente recomenda-se pelo menos 50ppm de cálcio na mosturação para beneficiar a atividade enzimática. Se a água utilizada não conseguir suprir essa necessidade, é recomendável a adição de sais de cálcio. Qual sal utilizar (cloreto, sulfato, carbonato) vai depender de questões estilísticas da cerveja.

Já os sais puramente "estilísticos" podem ser adicionados na fervura, não há necessidade de adicioná-los na mosturação.
 
Vamos reviver tópicos antigos!

Paulo, você citou ali em cima que usa ácido cítrico. Rola usar limão para essa tarefa, corrigir a água de sparge? Vou usar 5% de acidulated malt (best malz) na mostura, pois vou fazer uma Saison. Mas quero corrigir tbm a água de lavagem.

Abraço!
 
Vo fazer uma agua beeem dura pois irei fazer uma ESB. O PH dela irá para uns 8 mais ou menos....

Quanto ml vocês usam de acido latico para corrigir o PH? Estou bem perdida nesse aspecto hehe
 
Vo fazer uma agua beeem dura pois irei fazer uma ESB. O PH dela irá para uns 8 mais ou menos....

Quanto ml vocês usam de acido latico para corrigir o PH? Estou bem perdida nesse aspecto hehe

Olha... eu não mexo muito com esses ajustes, mas qual o objetivo de fazer uma água tão dura? Tome cuidado com isso, pode estragar o processo ou resultar em off-flavor...

ESB é uma cerveja que, pela composição característica dos maltes, vai funcionar bem com uma água menos dura.

A dureza não contribui tão diretamente pro sabor característico do estilo, o que mais influencia nesse sentido é a proporção sulfatos x cloretos. Essas ESBs tem essa característica bem marcante da água de proporção alta de sulfatos. Talvez indo por esse caminho vc chegue no resultado que vc tá esperando...

Sobre usar ácido, a forma mais fácil é ir colocando no mosto e medindo com pHmetro até chegar na faixa certa 5.4~5.6.

Abraço
 
Eu sinceramente nunca adicionei nada na água, nem para corrigir o PH. Como estou fazendo muita escola inglesa queria replicar a água de Burton hahaha

Irei seguir sua dica, mas como posso fazer essa proporção de sulfato X cloreto? Eu tinha visto em algum lugar que é 2:1 isso esta certo?
 
Veja a calculadora de água no brewers Friends. La tem o modo fácil, mas você tem que saber o que tem na sua água. A informação do rótulo é ponto de partida mas é pouco confiável. O melhor é procurar por kits de KH e GH em lojas de aquarismo.
 
Veja a calculadora de água no brewers Friends. La tem o modo fácil, mas você tem que saber o que tem na sua água. A informação do rótulo é ponto de partida mas é pouco confiável. O melhor é procurar por kits de KH e GH em lojas de aquarismo.

Muuuito obrigada!!! Essa calculadora me ajudou muito...irei brassar hoje a noite a cerveja, vamos ver como fica!!!!
 
Boa tarde galera.

Uso água de poço artesiano (que consumimos há anos aqui no sítio) para fazer minhas cervejas.

Uso um filtro de mica e um de carvão ativado trocado a cada seis meses.

Orcei umas análises da água aqui na região e a mais barata foi 500 reais.

Então comprei ácido láctico e estou partindo apenas para correção do PH. Na fita tá dando entre 6 e 7. Daí a dúvida:

* Sabemos que os grãos modificados já dão uma baixada no PH. Com esse valor entre 6 e 7 eu precisaria baixar um pouco o PH do Mash ou baixar só o PH do Sparge seria suficiente?
 
Sugiro tentar medir o PH um pouco após você colocar o malte (em torno de uns 15 min) para saber se tem ou não que corrigir o PH da brassagem tb. O PH inicial da água é uma medida, mas outros parâmetros, como alcalinidade e dureza, podem atrapalhar seu mash. Se você estiver com PH de mash entre 5,2 e 5,7, acho q só precisa corrigir o PH da lavagem com ácido lático mesmo. Senão, o ideal era medir outros parâmetros e ajustar com sais (são bem baratos nas lojas de insumos). Comprei um kit para medição de água de piscina que tem soluções para medir alcalinidade e dureza, além de PH e Cloro. Custou 120,00 no Mercado Livre e me ajudou a manter o PH dentro do desejado.
 
Então pessoal.

Adquiri um Phmetro e ph da minha água deu 6.7.

Acrescentei o ácido lático na água da mostura durante o aquecimento e baixei o ph pra 6. Misturei o malte e depois de uma 20min tirei um amostra e esperei baixar para temperatura ambiente e bateu os 5.4 de PH.

Na água da lavagem tb acrescentei o ácido lático durante o aquecimento e baixei o ph pra 5.4.

Contudo depois que atingiu os 76 °c, tirei um nova amostra e esperei baixar para temperatura ambiente e ph deu 6.

Daí coloquei mais pra chegar nos 5.4.

Será que ele evapora durante o aquecimento???

QUAL MOMENTO CERTO PRA ACRESCENTAR O ACIDO LÁTICO: ANTES OU DEPOIS DE ATINGIR A TEMPERATURA ALVO????
 

Latest posts

Back
Top