àgua - método biab

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FelipeSoares

Member
Joined
Feb 23, 2015
Messages
8
Reaction score
1
Senhores, preciso de uma ajuda:
Sempre fiz cerveja do método tradicional, agua primaria de 2,5L por kilo de malte, e agua de lavagem a 1,5 do total da água primaria. Nunca Tive problemas, pois sempre tive espaço, por morar em casa.
Estou me mudando para um apartamento e estou otimizando a produção, e esse método BIAB parece muito pratico.
Já li por aqui, diversas formulas de litros por kg de malte (2,7 até 7) mas ninguém chega um veredicto.
Sei que normalmente perde 1l por quilo de malte na absorção, mais uns 15% na fervura, mais uns 2l no trub
Eis minha duvida, qual a proporção de agua por kg de malte em um sistema biab, inicialmente, simples assim, agua na panela x grão no saco (de malte)???
 
Você pode utilizar toda água (mosturação + lavagem) em uma única panela. A proporção depende do seu equipamento, mas pode ficar entre 4-6 litros por kg de grão.
 
a proporção de água é a mesma do método tradicional.
Seria algo em torno 2,5 ~ 3 L primária / kg de malte * 1,5 L secundária / L primária. Algo em torno de 3,75 L/kg a 4,5 L/kg. Mas isso varia de acordo com o TEU equipamento, e tu vai ter que ajustar.

Porém, eu não gosto de definir tão precisamente a água secundária. Pra mim, a secundária é a necessária para completar meu volume pré fervura.

Dá um pouquinho mais de trabalho, mas aumenta a eficiência. O que costumo fazer com BIAB é reservar alguma água para lavagem (1/3 do total, por exemplo), e colocar o saco escorrendo em uma grelha. Sobre o saco (aberto de preferência), despejo a água de lavagem.

Com isso, tu tem 3 benefícios:
- tu tem o jogo de levar pra fervura exatamente o quanto tu quiser de mosto.
- tu pode utilizar um equipamento mais enxuto (se tu fizer full mash, precisa de uma panela muito grande, pois vai ter que absorver malte + 100% da água. Se tu reserva uma água pra lavagem, no momento que tu tira o saco de grãos, pode preencher todo o vazio que ele deixou)
- aumento leve no rendimento

e 2 malefícios - mais trabalho e mais tempo dispendido...
 
Essa é uma dúvida minha tb. O problema em reservar parte da água pra lavagem é que vc vai precisar de outro recipiente pra esquentar ela, e ter uma segunda panela tira toda a vantagem de pouco espaço do BIAB.

Como vc faz, pra aquecer a agua, tiefensee? Ou faz sparge com a água (meio) fria mesmo?
 
@brunoc
faço no balde que uso pra priming, aquecendo com ebulidor
http://loja.weconsultoria.com.br/ebulidor-pequeno-de-aluminio-imc-1800w-p45100/

O balde teria que ter de qualquer forma, então não ocupo mais espaço. Utilizo inclusive o balde como panela de aquecimento no meu sistema com 3 panelas (2 panelas + balde). Melhora também porque, como faço no fogão de casa, não teria espaço pra 2 panelas grandes nele. E o balde deixo em cima da bancada da pia, com o ebulidor dentro...


Também, se forem levas menores, tu pode utilizar uma chaleira ou a panela (geralmente leiteira) que usa para a recirculação. Mas é mais mão de obra.
 
Boa idéia. Isso ajuda no meu caso aquui tb. E não tem problema a resistência ficar em contato com o balde?
 
Senhores, preciso de uma ajuda:
Sempre fiz cerveja do método tradicional, agua primaria de 2,5L por kilo de malte, e agua de lavagem a 1,5 do total da água primaria. Nunca Tive problemas, pois sempre tive espaço, por morar em casa.
Estou me mudando para um apartamento e estou otimizando a produção, e esse método BIAB parece muito pratico.
Já li por aqui, diversas formulas de litros por kg de malte (2,7 até 7) mas ninguém chega um veredicto.
Sei que normalmente perde 1l por quilo de malte na absorção, mais uns 15% na fervura, mais uns 2l no trub
Eis minha duvida, qual a proporção de agua por kg de malte em um sistema biab, inicialmente, simples assim, agua na panela x grão no saco (de malte)???
Meu caso é parecido. Faço levas de 60 litros e estou querendo fazer alguns testes e preferidas de 10L. Andei pesquisando sobre a relação água/malte no Biab e encontrei os valores de 5,6L/kg a 7l/kg (levando em conta as perdas)

https://loja.lamasbrewshop.com.br/blog/2018/06/fazendo-cerveja-caseira-atraves-de-biab.html
 
Já tentou o beersmith. ? Vc pode configurar seu equipamento com muita precisão. Selecione o método BIAB , e trabalhe com uma eficiência entre 60 e 65 % ....ele vai te dar a quantidade de água com mais precisão. Ou bem próximo. Depois vc pode ir ajustando nas próximas brassagens.
 
Meu caso é parecido. Faço levas de 60 litros e estou querendo fazer alguns testes e preferidas de 10L. Andei pesquisando sobre a relação água/malte no Biab e encontrei os valores de 5,6L/kg a 7l/kg (levando em conta as perdas)

https://loja.lamasbrewshop.com.br/blog/2018/06/fazendo-cerveja-caseira-atraves-de-biab.html

Eu faço BIAB. Coloco toda a água de uma vez só. O que dá certo pra mim, independente da leva ou da quantidade de malte, é 50% a mais de água. Se vou fazer 10l, coloco 15 na panela. Se vou fazer 20l, coloco 30. Simples assim.

Para você ter uma base: dos 30 litros, após a fervura, sobram sempre 22,5 litros. Quando resfria diminui um pouco, acaba indo pro balde entre 20 e 21,5. A eficiência fica em 69%.

Navegando pela Internet, vi que muita gente utiliza a mesma proporção, então,pode ser um bom ponto para você começar.
 
Eu faço BIAB. Coloco toda a água de uma vez só. O que dá certo pra mim, independente da leva ou da quantidade de malte, é 50% a mais de água. Se vou fazer 10l, coloco 15 na panela. Se vou fazer 20l, coloco 30. Simples assim.

Para você ter uma base: dos 30 litros, após a fervura, sobram sempre 22,5 litros. Quando resfria diminui um pouco, acaba indo pro balde entre 20 e 21,5. A eficiência fica em 69%.

Navegando pela Internet, vi que muita gente utiliza a mesma proporção, então,pode ser um bom ponto para você começar.
Cara, gostei da sua regra, coisa simples, prática, direto no ponto, isso ae.
 
bom dia galera, irei fazer 20 litros de session ipa!! onde irei usar 13 litros pro mosto e deposi 16 litros pra lavagem dos graos ( o cara que me vendeu o kit recomanda nao fazer a lavagem, ele indica eu colcoar os 16 litros direto no mosto na hora da fervura sem fazer a lavagem dos graos!! agora to numa duvida enorme!!! so tenho uma panela de 27 litros! qual a solucao lavar ou nao os graos???????????
 
Back
Top