É possivel o controle de temperatura sem geladeira?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

walterfariajr

Member
Joined
Apr 6, 2015
Messages
15
Reaction score
1
Caríssimos, bom dia!

Tenho estudado para adquirir os conhecimentos teoricos antes de iniciar uma pequena produção, mas empaquei no controle de temperatura pois, por ausência de espaço, não teria onde colocar uma nova geladeira...

Sei que posso resfriar o mosto com um chiller de imersão e, depois, manter o fermentador num cooller com gelo, contudo, eventualmente, a temperatura seria bem mais baixa que a ideal para a fermentação...

Alguma dica para "controlar" a temperatura nesta situação?

Agradeço, antecipadamente, pelas dicas!
 
É possível sim, mas é bem mais trabalhoso e tem que ser bem estudado pra ter a mesma confiabilidade de uma geladeira, infelizmente...

Um frigobar ou algo assim, não funcionaria pra vc?
 
O amigo @jalexandre montou um sistema bem interessante e barato.

http://jalexandre.me/blog/fermentacao-com-controle-de-temperatura-e-sem-geladeira/

Ainda preciso fazer uma lager pra testar melhor esse sistema, mas por hora, para ales fermentadas entre 17 ~ 22 graus, estou tendo variações menores que 0,5ºC entre as trocas de gelo (estou trocando de 12 em 12 horas a uma temperatura ambiente média de 25ºC ).

Estou estudando uma maneira de isolar termicamente a caixa pra trocar a menor quantidade de calor possível com o ambiente, aumentando a eficiência do sistema (o inverno curitibano se aproxima...)

Contudo, o @Tiago tem razão. Se puder investir em um frigobar ou mesmo um freezer de camping, com isolação térmica legal, a coisa fica bem melhor e elimina trabalho manual.

Pórem, se tiver com pouco $$ e tiver uma caixa térmica sobrando por ai e uma lampada dando sopa... Porque não? ;)

Abraços!!
 
Glaucio e Jaexandre, achei a solução interessante... Não manjo nada de eletrotécnica, é muito complicado instalar o controlador de temperatura? Ele pode ser aproveitado, posteriormente, num frigobar ou geladeira?
 
Glaucio e Jaexandre, achei a solução interessante... Não manjo nada de eletrotécnica, é muito complicado instalar o controlador de temperatura? Ele pode ser aproveitado, posteriormente, num frigobar ou geladeira?

Você pode fazer com o TIC-17, que é relativamente barato e é amplamente adotado pelos homebrewers em geral e é super bem documentado na internet e aqui no fórum, e pode ser colocado posteriormente em freezer ou geladeira sem nenhum problema.

Eu usei o brewpi porque eu retirei as peças de um outro projeto aposentado, mas se fosse adotar outra opção, com certeza seria o TIC.

Abraços.
 
Parecido com o sistema do JAlexandre, eu transformei um móvel de casa numa espécie de câmara de fermentação usando um sistema de 4 garrafas pet de 3L que deixo no congelador e troco alternadamente. Um controlador aciona a ventoinha quando a temperatura atinge 1 grau acima da temperatura programada, fazendo o ar mais quente que está no alto da câmara passar pelos corredores onde estão as garrafas, e saindo gelado de volta à câmara onde está o balde de fermentação. Recentemente forrei o móvel internamente com isopor e aquelas espumas térmicas, e isso melhorou consideravelmente a estabilidade. Para ales, funciona muito bem - consigo abaixar e manter até 12 graus em relação à temperatura ambiente com tranquilidade, e no verão de Floripa consegui recentemente manter 18-19 graus trocando as garrafas a cada 12 horas, mas um dia cheguei a deixar quase 24 horas e ainda tinha gelo dentro nas garrafas. Ainda assim, obviamente não dá para comparar com o desempenho de um freezer ou mesmo uma geladeira/frigobar. O máximo que consegui chegar neste sistema que montei foi a 13 graus com dificuldade, então para fermentar uma lager seria meio complicado. Procure na internet por "mother of fermentation chiller". Nas fotos em anexo ele não está em ação - estou num período "entre safras"! Abraços.

https://docs.google.com/folderview?id=0B4Vn_-stlDbNeFdWNlZweURQSkk&usp=docslist_api
 
Parecido com o sistema do JAlexandre, eu transformei um móvel de casa numa espécie de câmara de fermentação usando um sistema de 4 garrafas pet de 3L que deixo no congelador e troco alternadamente. Um controlador aciona a ventoinha quando a temperatura atinge 1 grau acima da temperatura programada, fazendo o ar mais quente que está no alto da câmara passar pelos corredores onde estão as garrafas, e saindo gelado de volta à câmara onde está o balde de fermentação. Recentemente forrei o móvel internamente com isopor e aquelas espumas térmicas, e isso melhorou consideravelmente a estabilidade. Para ales, funciona muito bem - consigo abaixar e manter até 12 graus em relação à temperatura ambiente com tranquilidade, e no verão de Floripa consegui recentemente manter 18-19 graus trocando as garrafas a cada 12 horas, mas um dia cheguei a deixar quase 24 horas e ainda tinha gelo dentro nas garrafas. Ainda assim, obviamente não dá para comparar com o desempenho de um freezer ou mesmo uma geladeira/frigobar. O máximo que consegui chegar neste sistema que montei foi a 13 graus com dificuldade, então para fermentar uma lager seria meio complicado. Procure na internet por "mother of fermentation chiller". Nas fotos em anexo ele não está em ação - estou num período "entre safras"! Abraços.

https://docs.google.com/folderview?id=0B4Vn_-stlDbNeFdWNlZweURQSkk&usp=docslist_api
Olá, camarada!

Agradeço pelas dicas e, apesar do meu inglês "pseudo-instrumental" e de minha incompetência eletrotécnica, rs, farei uma pesquisa complementar!

Abraço!
 
Sim, continuo pesquisando!

Por enquanto, a geladeira é inviável, mas reconheço que é a melhor opção.

Busco uma solução provisória porque estou protelando demais o andamento de uma pequena produção caseira, rs, e estou num puta barato de iniciar...

Naturalmente, irei limitar-me, por ora, às ales, e, assim que possível, adaptarei uma geladeira, [emoji6]

Agradeço pela dica! [emoji482]
 
Sim, continuo pesquisando!

Por enquanto, a geladeira é inviável, mas reconheço que é a melhor opção.

Busco uma solução provisória porque estou protelando demais o andamento de uma pequena produção caseira, rs, e estou num puta barato de iniciar...

Naturalmente, irei limitar-me, por ora, às ales, e, assim que possível, adaptarei uma geladeira, [emoji6]

Agradeço pela dica! [emoji482]

Qual o tamanho da leva que pretendes fazer?
Pergunto porque fiz 12 levas de 5l fermentando numa caixa de isopor com uma pet congelada.... mantinha de 18 à 23°C sem controle obviamente.
Não deixe de fazer por falta de geladeira. Comecei assim e foi uma experiência muito boa... tomei boas cervejas...
Acredito que estas começando, como eu, e não seja capaz ainda de identificar off-flavours que a fermentação inadequada traz.
Aproveite as primeiras levas para aprender profundamente. Planeje e estude tudo o que for possível. Anote tudo e planeje os próximos passos.
 
Olá, Tavares... Bom dia!

Pretendo iniciar exatamente assim: com pequenas levas de 5 a 10 litros, seja pela provisória falta de espaço, seja pela consciência de que, nas primeiras experiências, cometerei diversos erros que corrigirei com a experiência...

Agradeço a todo o grupo pelo acolhimento, inclusive pelo fato de que, sendo iniciante neste delicioso hobby, por enquanto, não tenho muito o que agregar; contudo, num futuro próximo, buscarei retribuir à força que estou recebendo...

Forte abraço!
 
Se ainda estiver pesquisando, fiz umas duas cervejas Ale com um isopor, gelo e um cooler de processador. Funciona, mas assim que deu comprei uma geladeira e abandonei a engenhoca, pois principalmente nos primeiros dias quando o fermento está em alta atividade, é bem complicado de manter a temperatura.
http://lupulusnimbus.blogspot.com/2014/12/como-fazer-um-fermendador-maturador-com.html

Pelo que eu entendi, da forma que você fez está medindo a temperatura ambiente dentro da caixa. O melhor seria colocar o sensor no balde e dividir com uma placa de isopor um compartimento pra o gelo e o cooler jogando o ar frio pro lado do fermentador.
 
Sim, eu percebi isso é acabei colando o sensor na parte inferior do balde, próxima a torneira. Não uso mais isopor mas faço isso com a geladeira.
 
@valterfariajr, tô com o @Tavares. Caixa de isopor e pet.
 
Rs... Vai ser deste jeito mesmo... se eu fosse aguardar a geladeira demoraria um bocado... serei bem cuidadoso, principalmente nos primeiros dias de fermentação, e ficar longe das lagers, rs... (APAs, IPAs e Stouts, me aguardem!!!!)
 
Rs... Vai ser deste jeito mesmo... se eu fosse aguardar a geladeira demoraria um bocado... serei bem cuidadoso, principalmente nos primeiros dias de fermentação, e ficar longe das lagers, rs... (APAs, IPAs e Stouts, me aguardem!!!!)

Como os colegas disseram, garrafa pet congelada e isopor funciona. Se tiver um termostato, você consegue trabalhar entre 17 ~ 23 graus tranquilamente.

Esse é o gráfico da minha ultima fermentação.

brewpi-weiss-2.PNG


Abraços.
 
Back
Top