É possível fazer uma a receita para 1L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

WarlemFreire

New Member
Joined
Feb 16, 2017
Messages
2
Reaction score
0
Pessoal estou querendo me aventurar nesse mundo de fazer cerveja, mas não queria fazer 10,15 ou 20l.

Queria saber se é possível fazer pequenas quantidades, talvez apenas para uma garrafa, que aí posso experimentar vários tipos de cerveja e talvez se der problema não perdi muito material.

É possível? Como posso adaptar a receita?
 
Possível é sim. Mas não sei se vale o esforço. Por que o tempo de mostura e o tempo de fervura serão o mesmo de uma receita normal e as perdas que você vai ter será grande. Exemplo simples se você ferver 4 litros de água por 1 hora deve sobra uns 2 litros de água e você ainda vai ter a perda do trub. Mas enfim possível acredito ser e para adaptar a receita usa o beersmith

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
Pessoal estou querendo me aventurar nesse mundo de fazer cerveja, mas não queria fazer 10,15 ou 20l.

Queria saber se é possível fazer pequenas quantidades, talvez apenas para uma garrafa, que aí posso experimentar vários tipos de cerveja e talvez se der problema não perdi muito material.

É possível? Como posso adaptar a receita?

Acho muito pouco amigo.

Eu faço mostura em panela de 7,6 litros (espagueteira) onde tenho cerca de 3 litros finais. Faço isso somente para realizar testes de lupulos e grist. Apos tirar um teste muito bom, o repito no meu sistema de 20 litros.
 
Pessoal estou querendo me aventurar nesse mundo de fazer cerveja, mas não queria fazer 10,15 ou 20l.

Queria saber se é possível fazer pequenas quantidades, talvez apenas para uma garrafa, que aí posso experimentar vários tipos de cerveja e talvez se der problema não perdi muito material.

É possível? Como posso adaptar a receita?

Ao invés de economizar (com alguma possível perda, no caso de dar problema) você vai acabar gastando bem mais (proporcionalmente falando), pois abrirá pacotes de lúpulo e levedura (que são os componentes mais caros) que não serão usados por inteiro.
Eu realmente descartaria essa possibilidade e pensaria em um mínimo de 11-12L (que usaria um pacote inteiro de levedura seca)... mas ai é contigo...
 
Pessoal estou querendo me aventurar nesse mundo de fazer cerveja, mas não queria fazer 10,15 ou 20l.

Queria saber se é possível fazer pequenas quantidades, talvez apenas para uma garrafa, que aí posso experimentar vários tipos de cerveja e talvez se der problema não perdi muito material.

É possível? Como posso adaptar a receita?

Você pode fazer 10ml de cerveja se quiser...Agora se vale a pena é outra história...

Se você quer fazer experimentos com cerveja e, acredito eu que as maiores diferenças estão relacionadas a lupulagem e fermento utilizado, então recomendaria que você brassasse sei lá uns 10 litros e dividiria esse mosto. Então faria a fervura dele com os lúpulos que desejar experimentar, além de usar leveduras diferentes. E leveduras sim, podem mudar e muito o perfil da cerveja, bem como a temperatura em que a cerveja é fermentada.

Você pode congelar o mosto e em dias diferentes começar o processo a partir da fervura...

[ ]´s
 
compre um kit biab de 5l com uma panela de 10l. Você terá aí umas 10 garrafas das suas cervejas teste, e dificilmente elas serão cervejas intragáveis... Então relaxa e beba suas experiências!
 
compre um kit biab de 5l com uma panela de 10l. Você terá aí umas 10 garrafas das suas cervejas teste, e dificilmente elas serão cervejas intragáveis... Então relaxa e beba suas experiências!

10 garrafas é um número adequado para um teste. Tu pode tomar durante algum tempo para ver a evolução da receita ao envelhecer e ainda dá para dar algumas para amigos.

Meu número mágico são 28 garrafas (18l). Bebo, guardo e dou. Bebi estes dias uma Dry Stout com 4 meses de garrafa: infinatamente superior as que eu bebi 20 dias após engarrafar. O mesmo com uma Saison.
 
Já fiz uns testes assim, de 2l mas sempre com extrato. Só faço isso se quero fazer alguma experiência antes de fazer o batch completo, tipo testar 3 fermentos diferentes ou dry hops e não estou querendo arriscar 20l. Mas brassagem completa, all grain, para 1l é absurdo, muito tempo e dinheiro gasto para quase nada.
 
possível eh, agora, como vai acompanhar a fermentação por exemplo?
pode ser que sobre um copo de 200 ml pra saber como vai evoluir, depois de carbonatada.
um caso meu por exemplo, receita de 23 litros, foi 22 pro fermentador, ocorri em alguns erros na fermentação, etc etc......previsão de envase de 16 litros....e ainda estou embananado aqui até agora....rsrsrsrsr
 
Na minha opinião, produzir 1L de breja é um imensurável desperdício de tempo, esforço e dinheiro, sim, dinheiro.

Tempo pq os processos e seus respectivos minutos sempre serão os mesmos. Esforço pq vc próprio vai ver o trabalhão que dá produzir cerveja artesanal, é gostoso, é prazeroso e é muito, muito trabalhoso. Dinheiro, pq como já foi dito neste tópico, vc terá que abrir um pacote de leveduras para inocular 1L (sendo que renderia para 10 ou 20L), terá que abrir pacotes de lúpulo e usar 1 a 5% do volume, etc... Não compensa, nem aqui, nem em Marte.

No meu caso, tenho um kit que produz aprox. 60L, e um outro Kit-Teste que consigo produzir até 10L por leva. Acaba que uso muito mais o de 10L, por me rende 20 garrafas de 500ml para cada leva, o que me proporciona experimentar a breja em diferentes momentos de maturação/envelhecimento.

Na minha opinião, começa a ficar viável a partir de 10L de produção, abaixo disso o custo X benefício fica bem prejudicado.
 
Acho que menos de 5L n compensa para produção..

Agora pra escala piloto, testar com extrato (tu msm pode produzir), aí até parece interessante... mas acho que é técnica maais avançada pra iniciante pensar

Faça simples, receitas de 5L em uma panela de 10L, BIAB, n se preocupe tanto com trub e use grana pra comprar um controlador de temp, uma geladeira pra fermentar e cuide sanitização. Sua melhor chance de dar certo logo de cara. Ainda como plus, pode usar um pacote de fermento hidratado pra 5L, vai ter fermentações limpas e bacanas.
 
possível eh, agora, como vai acompanhar a fermentação por exemplo?
pode ser que sobre um copo de 200 ml pra saber como vai evoluir, depois de carbonatada.
um caso meu por exemplo, receita de 23 litros, foi 22 pro fermentador, ocorri em alguns erros na fermentação, etc etc......previsão de envase de 16 litros....e ainda estou embananado aqui até agora....rsrsrsrsr

Zehca,

invista em um mini-densímetro. São só 80 ml por amostra.
Faço entre 4 e 6 amostras em uma fermentação.
 
Muito obrigado pelas respostas pessoal, acho que vou seguir a dica de vocês principalmente a do tomazela, de separar o mosto e testas os lúpulos diferentes.

Acho que o ideal mesmo é 10L porém vou adquirir o equipamento pra 20 ou mais que aí depois não preciso fazer upgrade.

Valeu mesmo pela atenção e dicas de todos.
 
Back
Top