Água - uso e quantidade

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Feldbier

New Member
Joined
Jan 27, 2015
Messages
1
Reaction score
1
Caros,

Estou iniciando e gostaria de saber se existe alguma regra específica para a escolha da quantidade de água a ser usada na brassagem e na lavagem do mosto.

As receitas que tenho para 25L me informam para usar 18L na brassagem e 20L na lavagem.

Alguém poderia me ajudar?

Abs
 
Primeiro.... esquece isso de "adiciona X litros na lavagem".

Teu objetivo quando estás filtrando/lavando é atingir um volume específico pré-fervura, certo? Então, é neste volume que precisas te focar.... ir filtrando/lavando até atingir o volume que queres, ou OG que queres... quando de água adicionou não interessa muito... só tenha água suficiente pra isso.

Quanto é água suficiente? Normalmente, uma panela cheia, sendo que normalmente a panela de água quente é do mesmo tamanho ou um pouco menor que a panela de mosturação. Se sobrar um pouco de água ou mosto, não tem problema.

E seguinte... receitas não devem dizer quanto tu deves usar de água...... mas infelizmente no Brasil, várias dizem (pois são receitas destinadas a não só dar receita, mas quase "ensinar" o cara a fazer cerveja junto com a receita, o que é coisa típica de Kit).

Proporções de água, quantidade de fermento, quando inicia e termina a fermentação, entre outras coisas, são técnicas, e estas devem ser dominadas pelo cervejeiro.

Receitas deveriam se resumir a Maltes, temperatura de mosturação, lúpulos e suas adições, tipo de fermento, etc.

Abraço,
 
tbm estava na duvida em minha primeira brassagem que fiz semana passada, fiz 20l e usei 14 litros na brassagem e 20 na lavagem e tudo ocorreu bem e og ficou como esperado.

O Guenther tem razão no que ele disse, porem é dificil para quem está fazendo a primeira brassagem ter essa noção de quanta aguá, realmente ficamos com medo de usar pouco ou muito pois não da pra ter noçao pra quem nunca fez uma brassagem.

Entao fiz o seguinte como dizem em varios sites etc. 2,5 litros de agua para cada kilo de malte na brassagem e 1,5x o que usou na brassagem para lavagem. Usa essa quantidade que vai dar tudo certo, ai nas proximas voce vai vendo se deve adicionar mais na mosturar ou na lavagem etc, mas pra nao ter erro nem duvidas usa essa calculo que passei, foi o que segui pois estava na duvida e deu tudo certo como esperado.
 
Mas aí é que tá..... é muito mais fácil NÃO ficar medindo a água que se adiciona, e sim, o total de mosto na panela de fervura.

Quanto de água deve-se ter disponível para adicionar? Uma panela igual ou pouco menor que a panela de mosturação cheia de água.

Quanto vai adicionar na lavagem? Aqui vem a simplicidade de tudo.... não interessa! :)

É só ir adicionando água e filtrando até conseguir a quantidade de mosto necessário na fervura.

Fazendo isso, nunca vais precisar se preocupar com quanto de água está usando na lavagem.
 
Mas aí é que tá..... é muito mais fácil NÃO ficar medindo a água que se adiciona, e sim, o total de mosto na panela de fervura.

Quanto de água deve-se ter disponível para adicionar? Uma panela igual ou pouco menor que a panela de mosturação cheia de água.

Quanto vai adicionar na lavagem? Aqui vem a simplicidade de tudo.... não interessa! :)

É só ir adicionando água e filtrando até conseguir a quantidade de mosto necessário na fervura.

Fazendo isso, nunca vais precisar se preocupar com quanto de água está usando na lavagem.

Então o que importa mesmo de água inicial é pra mostura?

Digo... faz a conta de 1,5x água por kg de malte (por exemplo) e depois faz a lavagem até chegar, por exemplo, em 30L (levando-se em conta que é uma receita de 20L e conheço o volume que perde de evaporação e trub?

Abcs
 
Isso.

O que eu (e muitos que conheço) fazem?

Coloca a quantidade de água pra mosturação que quer pra aquecer...... 2 litros por kg.... 3.. 4.... conforme queira, e faz a mosturação.

Enche a panela de água quente, e coloca pra aquecer.

Ao terminar a mosturação, começa a adicionar água na panela de mosturação.... e retirar mosto filtrado por baixo.

Quando chega no volume que quer pré-fervura.... fecha tudo... ou se nota-se nitidade que tem mosto suficiente na panela de mosturação para completar o volume de fervura... pode fechar a água quente um pouco antes, e ir esgotando a panela de mosturação.

Quanto sobrou de água na panela de água quente? Não sei... tanto faz... normalmente é pouco.

Quanto de água adicionei na lavagem? Não sei... tanto faz.

Quanto de mosto sobrou na panela de mosturação? Não sei... tanto faz.

Entendeu a simplicidade da coisa?
 
Boa Tarde.
Também sou contra a contas e tabelas fixas para a brassagem e lavagem, pois sempre temos que respeitar o estilo da cerveja e o objetivo final da receita. Porém, para quem está começando e está com muitas dúvidas segue um modelo que para o meu equipamento funciona bem, tem que adaptar a tua realidade, mas é uma sugestão: vou usar um exemplo para 20 litros

1) agua da brassagem:
Peso do malte x 2,5 litros de água (pode ser 2,0 ou 3,0)
4kg x 2,5 litros = 10litros

2) agua da lavagem:
Agua da brassagem x 1,5
10 litros x 1,5 = 15 litros

3) perda de água com o grão: em média se perde 1litro para 1kg de malte. Neste exemplo como tenho 4kg de grão, perco 4 litros de água.

4) total de líquido que vai para a fervura:
Água da brassagem + água da lavagem - água retida no grão.
No exemplo acima: 10+15-4=21 litros para fervura.

5) total de água que perdemos com a fervura/evaporação.
Em média, para 1h de fervura tu perde 15% na evaporação.
Seguindo o exemplo 15%x21 litros = 17,85 litros Pos fervura.

6) agora tem que calcular o líquido que se perde no trub Pos fervura e na fermentacao. No trub vai depender da quantidade de lupulo que tu vais colocar na fervura e a intensidade desta, por exemplo, em uma IPA normalmente tem mais trub que uma pilsen. Na fermentacao a quantidade de trub normalmente é de 500 a 700ml por pacote de fermento nos balde (20 litros)de fermentacao sem fundo cônico, também varia muito no estilo e tipo de fermento que usa.

Como pode ver a tua receita que era para 20 litros ficou com entre 16 a 17 litros para engarrafar.
Por isso tem que ver a eficiência do teu equipamento, estilo da cerveja, OG, FG e etc.
Meu intuito é tentar ajudar aos principiantes a começar a fazer cerveja sem medo, com algum parâmetro, depois com o tempo vocês vao fazendo os seus cálculos de acordo com seus equipamentos. O importante é NAO DESISTA de fazer cerveja, faça , erre e continue....

Anderson.
 
na minha primeira brassagem eu usei esse parametro com medo de errar, 2,5 litros de agua para cada kg de malte e 1,5x de agua na lavagem

5,5 kg de grao para receita de 20l

usei 14 litros na brassagem
20 litros pra lavagem dos graos

A cerveja ficou otima é uma weiss, porem achei um pouinho aguada, gostaria que tivesse ficado mais maltada um pouco com mais corpo, na proxima agora vou colocar a mesma quandidade de agua só que um pouco mais de maltes.

Eu tbm tinha muito medo na primeira vez, de ficar uma cerveja ruim etc, mas pelo que eu vi, nao tem como a cerveja ficar ruim, voce vai adorar, A NAO SEI QUE PEGUE CONTAMINAÇAO, entao limpe tudo bem limpo e pode ter certeza que a cerveja ira ficar ótima
 
Isso.

O que eu (e muitos que conheço) fazem?

Coloca a quantidade de água pra mosturação que quer pra aquecer...... 2 litros por kg.... 3.. 4.... conforme queira, e faz a mosturação.

Enche a panela de água quente, e coloca pra aquecer.

Ao terminar a mosturação, começa a adicionar água na panela de mosturação.... e retirar mosto filtrado por baixo.

Quando chega no volume que quer pré-fervura.... fecha tudo... ou se nota-se nitidade que tem mosto suficiente na panela de mosturação para completar o volume de fervura... pode fechar a água quente um pouco antes, e ir esgotando a panela de mosturação.

Quanto sobrou de água na panela de água quente? Não sei... tanto faz... normalmente é pouco.

Quanto de água adicionei na lavagem? Não sei... tanto faz.

Quanto de mosto sobrou na panela de mosturação? Não sei... tanto faz.

Entendeu a simplicidade da coisa?

@Guenther até então eu vinha utilizando a "regra" água da lavagem como 2,5 x a água da mostura, sem me importar com o volume, somente com a densidade.
Pretendo começar a fazer do jeito que tu disse acima, que é como os mais experientes fazem, porém tenho receio de fazer dessa forma, como vou saber quantos litros finais eu quero? Parece que estou fazendo no olhômetro.
Por ex.: O que me diz que uma receita com x kg de malte servira para produzir x litros?

Desculpem a ignorância, mas isso é uma dúvida que tenho a tempo (venho a muito tempo vivendo na zona de conforto do MOSTURA=(kg.2,5lts) LAVAGEM=(MOSTURA,1,5 lts)
 
Cara, se tu queres 20 litros pós-fervura, precisa precisa ter na panela uns 23 ou 24 litros pré-fervura (dependendo da tua taxa de evaporação, e quem tem que saber isso.... é tu).

Ou seja...... vai filtrando/lavando e medindo a quantidade de mosto na panela de fervura..... quando chegar em 23, 24 litros, é só parar.

Ou seja, qual é a dúvida?
 
Faço como o Guenther também, é uma forma bem simples de pensar e executar.

Quando comecei também tinha aprendido uma coisa meio fixa de que tal receita precisava de X litros na mosturação e X litros na lavagem. Mas isso é bobagem.

Com uma régua de inox, ou marcação na panela, cabo da colher, etc, vc consegue controlar em tempo real a quantidade de mosto entrando na panela de fervura, assim não tem com o que se preocupar.

A única coisa que evitaria é de usar poucos litros x kg de malte na mosturação e depois lavar muito extensivamente. Mas com algo em torno 3 litros x kg, isso raramente será problema.
 
Pessoal, qual a diferença de usar na mosturação 2 litros por kg, ou 3 litros ou 4 litros no resultado final da cerveja? Digo em relação a corpo, cor? Tem av er com a receita ou serve para qualquer receita? Após algumas brassagens, eu me baseio no volume pré-fervura que quero ter, já sabendo quanto mais ou menos vai evaporar no meu fogão. Mas sempre ouvi que a quantidade de água na mosturação influencia na cerveja final.
 
Ola a todos, em geral as receitas não tem o valor do pre og, se eu quiser ser fiel a um estilo e não tiver o beersmith para me dar esse valor, como calculo ele?
 
Back
Top