Água Mineral com pH baixo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JuniorBolzani

Well-Known Member
Joined
Dec 15, 2016
Messages
445
Reaction score
203
Boa tarde amigos,

Estou começando a manipular minha água cervejeira, não é nada fácil, mas estou estudando. Sempre utilizei água mineral (garrafões de 20L) para minhas brassagens, pois moro numa cidade onde a água de beber que vem do nosso Rio Doce foi contaminada com metais pesados (aquele desastre da SAMARCO/VALE em Mariana-MG que o JN parou de falar repentinamente).

As águas minerais daqui do ES são geralmente bem parecidas, com um perfil mineral bastante baixo, água muitíssimo mole. Mas o que vem me tirando a paciência é o pH, vejamos o perfil da água que estou usando para podermos prosseguir com minha dúvida (medidas em ppm ou mg/L)

pH a 25ºC = 5
BICARBONATO - 3,69
CLORETO - 3,03
SÓDIO - 2,146
NITRATO - 1,67
POTÁSSIO - 0,75
CÁLCIO - 0,633
SULFATO - 0,50
MAGNÉSIO - 0,47

Pois bem, vemos uma água aparentemente perfeita para manipular, pois é pobre em tudo. Aí vou eu brincar com as tabelas/programas conhecidos, como EZ Water, BeerSmith e brewersfriend. Insiro todos os valores da água, insiro os maltes a serem usados na minha receita (uma IMPERIAL STOUT) e insiro o perfil d'água que quero obter (tento simular a água de Londres para essa I. STOUT) no fim as tabelas me dizem que meu pH irá ficar em 5,69...

Mas 5,69? Mesmo com uma água com pH inicial de 5 e com as adições de maltes caramelos e torrados... O pH não deveria se manter em 5,2 ou pelo menos baixar?

Minha dúvida: Usar água mineral com pH de 5 não é mais que suficiente para manter o pH da mostura baixo? Se não for assim, qual a vantagem em usar águas com pH mais baixos que o habitual?