Água ideal

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

SergioGraciano

Well-Known Member
Joined
Jun 17, 2016
Messages
73
Reaction score
4
Boa noite à todos.

Gostaria da opinião de vocês sobre a água que devo utilizar para produzir uma APA. Estão anexos os rótulos das marcas que tenho disponíveis na minha cidade, não entendo muito e é muito importante a opinião de vocês sobre qual delas é a melhor.

Grato a todos!
 

Attachments

  • IMG_20160919_174937[1].jpg
    IMG_20160919_174937[1].jpg
    262.4 KB · Views: 89
  • IMG_20160919_175202[1].jpg
    IMG_20160919_175202[1].jpg
    258.9 KB · Views: 86
  • IMG_20160919_175557[1].jpg
    IMG_20160919_175557[1].jpg
    268.5 KB · Views: 81
Boa noite à todos.

Gostaria da opinião de vocês sobre a água que devo utilizar para produzir uma APA. Estão anexos os rótulos das marcas que tenho disponíveis na minha cidade, não entendo muito e é muito importante a opinião de vocês sobre qual delas é a melhor.

Grato a todos!
Bom, se quer uma resposta simples sem entrar em detalhes, use aquela água com pH de 5,53.

O pH dessa água é excelente pra fazer cerveja.

Se quiser a perfeição, podes no futuro adicionar alguns sais como Cloreto de Cálcio e Sulfato de Cálcio pois essa água é realmente mole (poucos minerais).
 
Aproveitando o embalo do tópico. Eu ainda não faço correção dos minerais mas sempre escolho a água de acordo com o ph escrito no galão (bonafont aqui em sp, ph a 5,56).

Bom, sobre esta informação no galão, pelo menos em relação ao ph, será que podemos confiar de olhos fechados? No caso eu escolho bonafont por achar que a possibilidade de enganação em relação às informações é menor de que qq outra fonte.

Alguém que tem recursos pra testar a água já conferiu se bate com o rótulo?

Abs,
Rodrigo

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Bom, se quer uma resposta simples sem entrar em detalhes, use aquela água com pH de 5,53.

O pH dessa água é excelente pra fazer cerveja.

Se quiser a perfeição, podes no futuro adicionar alguns sais como Cloreto de Cálcio e Sulfato de Cálcio pois essa água é realmente mole (poucos minerais).



muito obrigado!
 
Salve moçada,

Tenho acompanhado o fórum a pouco tempo. Estou por fazer minha primeira brassagem e estou tentando adquirir o máximo de teoria antes de partir pra prática.

A questão da água é algo que achei interessante. John Palmer mostra um gráfico em seu livro mostrando que o ph ideal pra atuação de alpha e beta amilase seria 5~5,5 e então eu achei que esse seria o ph que eu deveria procurar dentre águas a disposição.

No entanto segundo o próprio John Palmer isso não é bem verdade, considerando que o ph da solução após adição do malte vai mudar. Então pelo que eu entendi o que realmente importa é que os minerais se encaixem o melhor possível dentre os ranges citados por ele.

"You would think that the pH of the water is important but actually it is not. It is the

pH of the mash that is important, and that number is dependent on all of the ions

we have been discussing. In fact, the ion concentrations are not relevant by

themselves and it is not until the water is combined with a specific grain bill that

the overall pH is determined, and it is that pH which affects the activity of the mash

enzymes and the propensity for the extraction of astringent tannins from the grain

husks."

Felipe Monte.



Enviado de meu D6633 usando Tapatalk
 
Salve moçada,

Tenho acompanhado o fórum a pouco tempo. Estou por fazer minha primeira brassagem e estou tentando adquirir o máximo de teoria antes de partir pra prática.

A questão da água é algo que achei interessante. John Palmer mostra um gráfico em seu livro mostrando que o ph ideal pra atuação de alpha e beta amilase seria 5~5,5 e então eu achei que esse seria o ph que eu deveria procurar dentre águas a disposição.

No entanto segundo o próprio John Palmer isso não é bem verdade, considerando que o ph da solução após adição do malte vai mudar. Então pelo que eu entendi o que realmente importa é que os minerais se encaixem o melhor possível dentre os ranges citados por ele.

"You would think that the pH of the water is important but actually it is not. It is the

pH of the mash that is important, and that number is dependent on all of the ions

we have been discussing. In fact, the ion concentrations are not relevant by

themselves and it is not until the water is combined with a specific grain bill that

the overall pH is determined, and it is that pH which affects the activity of the mash

enzymes and the propensity for the extraction of astringent tannins from the grain

husks."

Felipe Monte.



Enviado de meu D6633 usando Tapatalk
Interessante, também notei isto. Neste caso então acho que um ph mais alto seria o ideal pois os maltes baixam o ph certo?
 
tintscevadis,
pelo que entendi o mais importante é você analisar o perfil mineral da água pra obter o melhor de sua brassagem, não obrigatoriamente o maior ph possível.

Ele cita no livro que pra uma pilsen por exemplo, a água tem que ser o mais mole possível, alguns cervejeiros usam até água destilada e adicionam alguns minerais, isso depende muito. No geral, na maioria das vezes, seja o ph da sua água dentro da faixa ideal, ou mesmo alto, a adição do malte vai trazer o ph pro range esperado.

Felipe Monte

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk
 
Vou pedir análise da água do meu poço artesiano também. Quais parâmetros vocês julgam importantes?
 
Interessante, também notei isto. Neste caso então acho que um ph mais alto seria o ideal pois os maltes baixam o ph certo?

Não necessariamente, o importante é a alcalinidade residual e não o PH. Se a alcalinidade for muito alta, mesmo que o PH da água não o seja, o malte terá dificuldade de baixar o PH até o ideal, se a alcalinidade for baixa, mesmo com PH alto da água, o malte não terá dificuldade de corrigir isso.

Anteontem mesmo fiz uma cerveja onde, mesmo após a correção dos sais, o PH ainda estava em 8,2 mas, devido à alcalinidade residual baixa da minha água, a mosturação ocorreu com PH 5.4 sem eu ter que adicionar nenhum ácido.

Abs

Victor
 
Não necessariamente, o importante é a alcalinidade residual e não o PH. Se a alcalinidade for muito alta, mesmo que o PH da água não o seja, o malte terá dificuldade de baixar o PH até o ideal, se a alcalinidade for baixa, mesmo com PH alto da água, o malte não terá dificuldade de corrigir isso.

Anteontem mesmo fiz uma cerveja onde, mesmo após a correção dos sais, o PH ainda estava em 8,2 mas, devido à alcalinidade residual baixa da minha água, a mosturação ocorreu com PH 5.4 sem eu ter que adicionar nenhum ácido.

Abs

Victor
Tudo isso em relação à mosturação, porém, o pH da água de lavagem é importantíssimo.

Por isso que no geral, sem entrar em detalhes, uma água com pH mais baixo é melhor pois na maioria dos casos ela precisa de correção zero pra imensa maioria dos casos.
 
Tudo isso em relação à mosturação, porém, o pH da água de lavagem é importantíssimo.

Por isso que no geral, sem entrar em detalhes, uma água com pH mais baixo é melhor pois na maioria dos casos ela precisa de correção zero pra imensa maioria dos casos.

Verdade, é que meu sistema é RIMS logo não uso tanta água para lavagem então nunca tive problema, inclusive já medi o PH após a lavagem e não tinha aumentado nem 0,1. Realmente sistema tribloco que usa muita água para lavagem é bem acidificar um pouco a água até PH 6 ou menos.

Tenho 1L de ácido fosfórico aqui mas nunca nem abri, meu PH sempre ficou dentro da faixa 5,2-5,6.
 
Calcium (Ca+2)

Atomic Weight = 40.0

Equivalent Weight = 20.0

Brewing Range = 50-150 ppm

Magnesium (Mg+2)

Atomic Weight = 24.3

Equivalent Weight = 12.1

Brewing Range = 10-30 ppm

Bicarbonate (HCO3

-1)

Molecular Weight = 61.0

Equivalent Weight = 61.0

Brewing Range = 0-50 ppm for pale, base-malt only beers.

50-150 ppm for amber colored, toasted malt beers, 150-250 ppm for dark, roasted

malt beers

Sulfate (SO4

-2)

Molecular Weight = 96.0

Equivalent Weight = 48.0

Brewing Range = 50-150 ppm for normally bitter beers, 150-350 ppm for very

bitter beers

Sodium (Na+1)

Atomic Weight = 22.9

Equivalent Weight = 22.9

Brewing Range = 0-150 ppm

Chloride (Cl-1)

Atomic Weight = 35.4

Equivalent Weight = 35.4

Brewing Range = 0-250 ppm

Esses são os minerais listados no livro, segue tabela de conversão:

decad6aadeaade81be93d47b048280c8.jpg


Felipe Monte
 
Verdade, é que meu sistema é RIMS logo não uso tanta água para lavagem então nunca tive problema, inclusive já medi o PH após a lavagem e não tinha aumentado nem 0,1. Realmente sistema tribloco que usa muita água para lavagem é bem acidificar um pouco a água até PH 6 ou menos.

Tenho 1L de ácido fosfórico aqui mas nunca nem abri, meu PH sempre ficou dentro da faixa 5,2-5,6.
Ideal é, segundo a maioria das literaturas, ficar com pH da água de lavagem em 5,6.

É importante não confundir:

1) tri-bloco não tem nada a ver com usar mais ou menos água. Usar mais ou menos água tem a ver com quanto vc usa de água na mostura e depois quanto precisa pra completar o volume pré-fervura que deseja. Eu por exemplo faço cerveja no meu RIMS 3 panelas (bi-bloco), e eventualmente já fiz cerveja em cervejarias com tri-block e tetra-block.... exatamente as mesmas proporções de água.

2) tri-bloco = panela de mostura, panela de filtragem, panela de fervura...... não se conta a panela de água quente, que pode ser um reservatório, então, um tri-bloco formado só de panelas na verdade tem 4 panelas.
 
Back
Top