Witbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, minha esposa pediu uma mistura inusitada de maracuja com alecrim, brassei ela no sabado a noite. Engraçado que no final, o aroma remetia a goiabada cascao... achei que fosse uma aberração de mistura, mas parece que vai vingar... depois posto as impressoes finais dela
 
Olá pessoal,

Estou montando uma receita de Witbier.

Para uma leva de 10 litros, estou pensando em usar:

1150g de malte pilsen
950g de trigo não maltado
95g de aveia em flocos

3g de lúpulo Herkules (60 min)
3g de lúpulo perle (20 min)

15g de casaca de laranja
12g de coentro

1 pacote de levedura Fermentis T-58

Mash in - 90min a 67ºc
Mash out - 15min a 76ºc
Batch Sparge - 76ºc até completar 12 litros para a fervura.

Casca de laranja e coentro nos 5 minutos finais da fervura.

1ª Fermentação iniciando em 18ºc indo até 24ºc.
2ª Fermentação 25ºc por 3 dias.
Clarificação/Maturação 7ºc por 7 dias.
Refermentação/Carbonatação na garrafa 15 dias.

Esta é a ideia inicial.

Abraço,

Eu utilizaria uma rampa de no mínimo 30 min a 50°C por causa desse trigo não maltado e depois subiria até 63, você mosturando ela a 67 direto vai deixar ela sem nenhum corpo.
 
Eu utilizaria uma rampa de no mínimo 30 min a 50°C por causa desse trigo não maltado e depois subiria até 63, você mosturando ela a 67 direto vai deixar ela sem nenhum corpo.

Utilizei em flocos, assim não precisei fazer rampa.
 
Boa tarde !

Prezados, alguém já tentou fazer a Bela Rosa da Boehmia ? ou tem alguma receita to pde Wit ?
 
Bolei uma receita de Wit e gostaria de algumas dicas.

Serão 25L.
Com o Beersmith cheguei em:
3,1kg de malte pale
2,4kg de trigo em flocos
0,6kg de aveia em flocos

12g de NUGGET aos 60min.

30g de casca de laranja
17g de coentro
(DUVIDA: 1) Inicialmente planejei jogar esses condimentos nos ultimos 5min de fervura. Vocês recomendam isso mesmo?
2) É preciso usar alguma bag para jogar os condimentos e retira-los no fim da fervura ou eles podem ficar livres na panela durante o resfriamento e whirpool?)

Fermento T-58

Mash In - 90min a 67ºC

Estimativa:
7 EBC
18 IBU
5% ABV
 
vou tentar achar mão de buda pra colocar na minha witbeer
 

Attachments

  • mão-de-buda-768x488.jpg
    mão-de-buda-768x488.jpg
    41.7 KB · Views: 108
Galera, a minha Wit está no fermentador a dois dias. Usei raspas das casca de algumas mexericas, e casca de um limão, coentro e camomila. Usei o M21 + 1 litro de starter, para 25 litros. Ontem borbulhava muito, 2x por segundo. hoje já está 1x a cada 10 segundos. Iniciei com temperatura de 20°C. Vou deixar 4 dias e depois vou aumentar aos poucos até 23°C. Vou deixar no mesmo fermentador. Quando a fermentação primária acabar qual temperatura eu deixaria na maturação (fermentação secundária)? Deixaria nos 23°C? Depois vou dar uma esfriada a uns 2°C por uns 2 dias pra clarear um pouco.
 
Enfim minha Wit está pronta. Foram 2,50kg de malte pilsen global, 2,25kg flocos trigo (não malteado), 500g de flocos de aveia, e 125kg de Munich. 35g Mitelfruer. Coloquei 5g de camomila, 10g de coentro, 5g de casca de limão e 50g de casca de ponkan. Só não entendi a densidade final, que ficou em 1020, apesar do starter. Coloquei um dry champagne no final da fermentação mas continuou nos 1020. Apesar disso ela ficou saborosa, com o coentro característico. A camomila não percebi. A ponkan e o limão estão quase imperceptíveis. O lúpulo também é quase imperceptível. Na próxima eu coloco limão siciliano que acho que vai aparecer mais.
 
Enfim minha Wit está pronta. Foram 2,50kg de malte pilsen global, 2,25kg flocos trigo (não malteado), 500g de flocos de aveia, e 125kg de Munich. 35g Mitelfruer. Coloquei 5g de camomila, 10g de coentro, 5g de casca de limão e 50g de casca de ponkan. Só não entendi a densidade final, que ficou em 1020, apesar do starter. Coloquei um dry champagne no final da fermentação mas continuou nos 1020. Apesar disso ela ficou saborosa, com o coentro característico. A camomila não percebi. A ponkan e o limão estão quase imperceptíveis. O lúpulo também é quase imperceptível. Na próxima eu coloco limão siciliano que acho que vai aparecer mais.

Limão não siciliano não aparece tanto não.

Pra mim que a quantidade ideal das raspas de cascas frescas são entre 2,5g e 3g por Litro, colocando nos 5 minutos finais
 
Pois é, Tomazela. A ponkan também não aparece, apesar de eu ter colocado uma boa quantidade - 50g de raspas frescas.
Você acha então que o limão siciliano aparece mais?
 
A wit que fiz ficou puro limão siliciano e coentro. A base da receita foi basicamente, só não usei nada para dar cor, ficou pálida mesmo.

Usei 30g de cascas frescas do limão e de laranja Bahia. Da próxima vez, vou usar o dobro de laranja, pois o limão siliciano não trouxe o cítrico característico e sim um sabor de limão bem definido.
 
A wit que fiz ficou puro limão siliciano e coentro. A base da receita foi basicamente, só não usei nada para dar cor, ficou pálida mesmo.

Usei 30g de cascas frescas do limão e de laranja Bahia. Da próxima vez, vou usar o dobro de laranja, pois o limão siliciano não trouxe o cítrico característico e sim um sabor de limão bem definido.
Acho que a laranja tem que ser 3g de raspas da casca fresca por litro mesmo, como o Tomazela falou. Já o coentro eu diminuiria pra 5g para 20 litros. Coloquei 10g e com o passar do tempo ficou muito presente, enjoativo.
 
Bom dia
Recentemente fiz uma witbier e utilizei o fermento M-21 mangrovejack's, muito bom, e 50gr de casca de laranja baia (duas laranjas) e 10gr de semente de coentro (nacional) 5 min finais da fervura (25L fermentador), ficou sensacional. :mug::ban:
 
Bom dia
Recentemente fiz uma witbier e utilizei o fermento M-21 mangrovejack's, muito bom, e 50gr de casca de laranja baia (duas laranjas) e 10gr de semente de coentro (nacional) 5 min finais da fervura (25L fermentador), ficou sensacional. :mug::ban:
Eu usei o M21 também e o coentro do Lamas a 5 min. Acho que é mais forte, porque com 10g terminou enjoativo. Usei 50gr de casca de mexirica que apareceu bem pouco. Acho que ficou um pouco doce também.
 
Bom dia.
fiz uma witt ontem, a temperatura ambiente está em 25º onde deixei o balde fermentador.
até agora não tem bolhas no air lock, posso manter assim ou preciso diminuir a temperatura?
usei o T58 para 8 litros finais no balde.
 
Bom dia.
fiz uma witt ontem, a temperatura ambiente está em 25º onde deixei o balde fermentador.
até agora não tem bolhas no air lock, posso manter assim ou preciso diminuir a temperatura?
usei o T58 para 8 litros finais no balde.
25ºC para o T-58 não é assim tão alta, mas o ideal sempre é começar com temperaturas mais baixas no início da fermentação. Esta temperatura vai te trazer bem mais ésteres, o que numa wit não é um pecado.

Tenha em mente que a fermentação é grande geradora de calor e tua cerveja não vai estar na mesma temperatura que o ambiente.

Como já tens um dia de fermentação, ela já deve ter iniciado (ainda mais com 1 pacote para 8l) e não deve estar borbulhando por algum vazamento.
 
25ºC para o T-58 não é assim tão alta, mas o ideal sempre é começar com temperaturas mais baixas no início da fermentação. Esta temperatura vai te trazer bem mais ésteres, o que numa wit não é um pecado.

Tenha em mente que a fermentação é grande geradora de calor e tua cerveja não vai estar na mesma temperatura que o ambiente.

Como já tens um dia de fermentação, ela já deve ter iniciado (ainda mais com 1 pacote para 8l) e não deve estar borbulhando por algum vazamento.


obrigado pela resposta.

vou tentar controlar com algum isopor e baixar um pouco.
li o tópico fixo sobre fermentação e vi que estou fazendo o controle conforme indicado lá, colei a sonda do termometro no lado do balde, bem isolado.

hoje a noite tento corrigir.
 
Bom dia.
fiz uma witt ontem, a temperatura ambiente está em 25º onde deixei o balde fermentador.
até agora não tem bolhas no air lock, posso manter assim ou preciso diminuir a temperatura?
usei o T58 para 8 litros finais no balde.

Verifique se não está vazando no airlock ou se a tampa do seu fermentador está bem fechada!
 
Verifique se não está vazando no airlock ou se a tampa do seu fermentador está bem fechada!


Mrferreira.

obrigado pela resposta.
consegui corrigi a temperatura, ficou estável em 18º, coloquei em caixa de isopor com gelox.
mas quando sai pela manhã ainda não tinha atividade no airlock, lembrei que o balde é novo e não tirei o lacre da tampa, farei isso hoje a noite.

será que já posso medir a OG de novo pra saber como anda?
 
E ai, como ficou??

Pessoal, minha esposa pediu uma mistura inusitada de maracuja com alecrim, brassei ela no sabado a noite. Engraçado que no final, o aroma remetia a goiabada cascao... achei que fosse uma aberração de mistura, mas parece que vai vingar... depois posto as impressoes finais dela
 
Mrferreira.

obrigado pela resposta.
consegui corrigi a temperatura, ficou estável em 18º, coloquei em caixa de isopor com gelox.
mas quando sai pela manhã ainda não tinha atividade no airlock, lembrei que o balde é novo e não tirei o lacre da tampa, farei isso hoje a noite.

será que já posso medir a OG de novo pra saber como anda?

Não precisa tirar o lacre, nunca tirei dos meus. Só dificulta a abertura, mas não faz diferença na vedação.
 
Não precisa tirar o lacre, nunca tirei dos meus. Só dificulta a abertura, mas não faz diferença na vedação.


Eu acabei tirando mesmo o lacre.
Hoje pela manhã, ainda nada de atividade no airlock, mas percebi que o nivel do liquido do airlock estava diferente (desnivelado).
Estou aguardando, sábado vou tirar uma amostra para ver como anda.
Estou preocupado com a temperatura, eu tinha deixado a 18º e quando cheguei ontem, estava a 14º e hoje pela manhã continuava 14º.
Li que se está 14 no sensor colado ao balde, deve estar um pouco mais alta dentro do balde.
Vou aguardar e ver o que rola até sábado.
 
Fermentou até ontem.

Medi na sexta-feira e deu FG 1008, medi ontem de novo e deu novamente 1008.
Passei para maturação na geladeira.
Será que sábado ou domingo já posso engarrafar?

Pretendo usar garrafas caçulinhas de 330, se optar por sache de açúcar, 2.5 gramas é suficiente para carbonatação?
 
Amigos, após colocar o coentro e as cascas na fervura, elas devem permanecer na fermentacao ou retiradas do mosto após a fervura?
 
Amigos, após colocar o coentro e as cascas na fervura, elas devem permanecer na fermentacao ou retiradas do mosto após a fervura?

A ultima que fiz foi uma witbier, e não levei nada pra fermentador. Senão iria levar trub de lúpulo tbm
 
Amigos, após colocar o coentro e as cascas na fervura, elas devem permanecer na fermentacao ou retiradas do mosto após a fervura?
Terá que tira los. Antes de passar para o fermentador, será necessário retirar as sementes de coentro e as cascas da laranja que foram utilizadas
 
Back
Top