Witbier - Fermentis WB-06 ou T-58?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gabriel Schumacher

New Member
Joined
Jun 13, 2018
Messages
4
Reaction score
0
Location
Porto Alegre/RS
Boa noite pessoal, sou novo no fórum e gostaria de saber a opiniao de vocês....

Para uma witbier com adições de coentro e cascas de laranja, qual a levedura mais adequada? WB-06 ou T-58? Indicam alguma outra?

Grato desde já!
 
Se quer wit, como uma belga, ou T-58 ou T-33.

O WB06 está para o estilo alemão de weissbier

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando o Tapatalk
 
Entre essas duas opções, T-58, sem sombra de dúvidas.

Se for pra extrapolar, iria de mangrove jacks M21. Se não houver essa opção, mesclaria dois fermentos, sendo 1 pacote de t-58 mais um pacote de S-33, dependendo do tamanho da leva. O S-33 é muito bom.
 
Galera aproveitando o gancho da wit, qua a quantidade de açúcar por litro vcs utilizam para o priming? Fiz uma leva e a carbonatação deu muito alta e chegou a estourar uma garrafa! Utilizei 6g por litro , foi muito?
 
Galera aproveitando o gancho da wit, qua a quantidade de açúcar por litro vcs utilizam para o priming? Fiz uma leva e a carbonatação deu muito alta e chegou a estourar uma garrafa! Utilizei 6g por litro , foi muito?
6g /l é uma carbonatação média. Dá para chegar a 10g/l que as garrafas normalmente aguentam.

Se estourou, provavelmente não havia atenuado completamente antes. Havia açucares residuais. Ou uma contaminação por alguma levedura que comesse os açucares complexos.
 
Vlw galera!
6g /l é uma carbonatação média. Dá para chegar a 10g/l que as garrafas normalmente aguentam.

Se estourou, provavelmente não havia atenuado completamente antes. Havia açucares residuais. Ou uma contaminação por alguma levedura que comesse os açucares complexos.
Realmente, boa sua observação! Na próxima deixarei mais tempo na fermentação e maturação! Obrigado!
 
Então galera,

Hoje estou fazendo a brassagem de 20L desta witbier, decidi utilizar o T-58 como alguns recomendaram e vou separar algo em torno de 5L para fazer um experimento com o WB-06.

Outra dúvida aproveitando o tópico, o que acham de maturação para witbier, visto que é uma cerveja de trigo e deve ser consumida "fresca"? 7 dias de maturação seria algo interessante?
 
T-58 - adoro, um dos meus fermentos prediletos - minhas primeiras 3 brassagens foram de wit com ele, depois quis testar e fiz uma WEISS separando o lote em 2 - um para fermentar com WB-06 e outro com T-58.
Abri os 20L no meu aniversário com a galera e foi quase unânime:
Mesmo se tratando de uma weiss, o lote com T-58 fez o paladar da galera!!!

Eu particularmente gostei muito do cheiro frutado que o WB-06 deu, mas a galera curtiu muito mais o T-58.

Respondendo suas outras perguntas:
Eu gosto de colocar algo em torno de 8g/L nas minhas wit e weiss!
Carbonatar com mel - recomendo! A Wit fica legal!

E sim, são cervejas que 7 dias fermentando e 7 dias maturando + 2 cold crash me caem MTO BEM!
Normalmente começo a tomar 7 dias depois do primming e envase.
 
T-58 - adoro, um dos meus fermentos prediletos - minhas primeiras 3 brassagens foram de wit com ele, depois quis testar e fiz uma WEISS separando o lote em 2 - um para fermentar com WB-06 e outro com T-58.
Abri os 20L no meu aniversário com a galera e foi quase unânime:
Mesmo se tratando de uma weiss, o lote com T-58 fez o paladar da galera!!!

Eu particularmente gostei muito do cheiro frutado que o WB-06 deu, mas a galera curtiu muito mais o T-58.

Respondendo suas outras perguntas:
Eu gosto de colocar algo em torno de 8g/L nas minhas wit e weiss!
Carbonatar com mel - recomendo! A Wit fica legal!

E sim, são cervejas que 7 dias fermentando e 7 dias maturando + 2 cold crash me caem MTO BEM!
Normalmente começo a tomar 7 dias depois do primming e envase.

Realmente, é tudo uma questão de gosto pessoal. Não sou fã do T-58, mas ele não tem muita relação com o WB-06. Eu ainda uso o S-33 para wits e o Mangrove Jacks Bavarian Wheat para Weiss.
 
T-58 - adoro, um dos meus fermentos prediletos - minhas primeiras 3 brassagens foram de wit com ele, depois quis testar e fiz uma WEISS separando o lote em 2 - um para fermentar com WB-06 e outro com T-58.
Abri os 20L no meu aniversário com a galera e foi quase unânime:
Mesmo se tratando de uma weiss, o lote com T-58 fez o paladar da galera!!!

Eu particularmente gostei muito do cheiro frutado que o WB-06 deu, mas a galera curtiu muito mais o T-58.

Respondendo suas outras perguntas:
Eu gosto de colocar algo em torno de 8g/L nas minhas wit e weiss!
Carbonatar com mel - recomendo! A Wit fica legal!

E sim, são cervejas que 7 dias fermentando e 7 dias maturando + 2 cold crash me caem MTO BEM!
Normalmente começo a tomar 7 dias depois do primming e envase.
olá amigo, achei interessante sua ideia de carbonatar uma wit com Mel. Poderia explicar como faz? Procedimento, proporção etc?
 
olá amigo, achei interessante sua ideia de carbonatar uma wit com Mel. Poderia explicar como faz? Procedimento, proporção etc?
Fala gugaherz!!

Olha só, mesmo processo que carbonatação com açúcar.
Utilizo em torno de 3/1 proporção açúcar/mel e utilizo as tabelas básicas de carbonatação aumentando o valor para o mel.

Por exemplo uma receita que pede primming com 6g de açúcar/L de mosto, utilizando o mel eu calculo em torno de 1,2g a mais por L.

Porque o mel tem em torno de 80% de açúcar na composição - nas minhas receitas de Weiss ou Wit ou até mesmo na Berliner Weise que eu fiz, gosto de utilizar em torno de 8g de mel por Litro.
Ja usei até 11g/L não tive problemas com garrafas explosivas, porém carbonatou em excesso a cerveja e não ficou bacana.

Procedimento:

Selecionar o peso de mel utilizado para o primming e medir 3x esse valor em água.
Ferver a água pura e quando estiver em ebulição adicionar o mel e mexer vigorosamente para completa dissolução do mel e homogenização da calda.

Calda direto no balde de envase (bem quente) e com uma mangueira atóxica eu coloco o volume total de cerveja.
Com bastante cuidado para não oxigenar eu mexo com minha colher cervejeira para homogenizar a cerveja com a calda e parto para o envase com garrafas e growlers.

*IMPORTANTE*
O mel no momento do envase e primming não tem como objetivo adicionar gostos ou sabores, eu apenas vejo como um processo ainda mais rústico e cuidadoso no preparo das minhas cervejas. Por isso que eu amo fazer o primming com mel - é um feeling que me agrada.
Cheers :D:D:D
 
Boa noite pessoal, sou novo no fórum e gostaria de saber a opiniao de vocês....

Para uma witbier com adições de coentro e cascas de laranja, qual a levedura mais adequada? WB-06 ou T-58? Indicam alguma outra?

Grato desde já!

Eu já discordo geral do pessoal aí em cima.

Pra mim o T-58 é uma das piores leveduras que já vi. Excesso de estéres frutados e maior nível de alcoóis superiores.

O WB-06 dá pra usar, mas acredito que se a opção é somente seco, eu iria de Mangrove Belgian Wit que é bem melhor na minha opinião
 
Sem dúvidas, fermentis k97 ou mangrove m21. Ambos trabalham bem na faixa dos 20°C. Dois fermentos específicos para a produção de Wit. Boa sorte na brassagem!
 
Back
Top