WitBier, dry hoop com cascas Limão Cravo (ou rosa)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ZECARLOS

Member
Joined
Aug 1, 2014
Messages
5
Reaction score
3
Bom dia Senhores.
Estou com minha 8ª leva (2ª de 60 litros) fermentando. Tenho uma receita de Witbier que produzi em condições semelhantes 2 vezes (20 litros). Como aumentei minha panelas e fermentadores aumentei também a proporção dos ingredientes para produzir 60 litros. O problema é que devido à estação clima, não encontrei o Limão Siciliano que costumava utilizar, substitui-o então pelo Limão Cravo, na fervura. Após 5 dias fermentando, abri para verificar como iam as coisas e nada do cheiro do limão. Resolvi então adicionais mais cascas (de 7 limões cravo) junto ao Lúpulo Hallertau Hersbrucker (50g) e deixar no fermentador por mais 10 dias, para o dry-hop.
Eis que antes de colocar para maturar (nunca havia maturado antes) resolvi engarrafar umas 4 unidades para testar a diferença. Experimentei uma destas após 7 dias (refermentação em garrafa) a espuma ficou no padrão e estava muito azeda. Mas não de contaminação, e sim do limão. Parecendo um suco de limão sem açúcar e com álcool.
Sugestões? visto que a mesma ainda está maturando.
 
Complicado hein...

Na culinária em geral, quando erramos a mão no limão e o prato fica muito ácido, normalmente acrescentar algo doce melhora a situação, quebra a acidez e tira um pouco o azedo.

Mas na cerveja não vejo como isso pode ajudar, se colocar mais açúcar, só vai fermentar mais.

Talvez acrescentando açúcares não fermentáveis, mas aí vai alterar totalmente o perfil da cerveja, pode ficar parecendo uma limonada alcoólica.
 
Verdade... gosto muito de cozinhar e praticamente utilizo limão em todo prato que preparo...
Acho que o melhor é esperar o bom e velho tempo ajeitar as coisas...
 
Ia comentar isso Zé, Faça uma maturação mais longa e o sabor e aroma vão arredondar, aquele sabor mais adstringente deve diminuir bastante deixando só a parte boa do limão.

dê mais tempo para sua cerveja.
 
Senhores, eu tinha reservado 20 garrafas dela justamente para aguardar o arredondamento. A pedidos, ontem eu tomei uma e estava DELICIOSA!!!! Sem sombra de dúvidas, o fermento faz milagre!!!
Detalhe, durante esse período todo deixei num quarto, a uma temperatura média de 25º. Abraços
 
ZECARLOS
estou com uma leva de Wit no fermentador à quatro dias e está ainda fermentando com T 58, vc fez dry hoop depois de quantos dias?
 
fmnovaes, boa tarde.
Cara, eu adicionei o limão e o Lupulo, para dry hoop após 5 dias, quando a atenuação estava quase terminando.
 
Vlw ZECARLOS
fiz ontem o dry hoop com GALAXI te aviso o resultado
Muito obrigado pela atenção
Flavio
 
Oi..

Qual foi o tempo total de maturacao? Pretendo fazer uma wit nessa semana.

Valeu
 
Ficou fermentando uma semana mais 4 dias de dry hoop
Agora ela vai ficar uma semana a 1 grau ºC depois garrafa
Abcs
 
Back
Top