Witbier 30 litros BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tiracop

Member
Joined
Dec 27, 2017
Messages
6
Reaction score
0
Alguém tem uma boa receita? As sementes de coentro já comprei!

Abraço a todos!
 
Tenho feito algumas Wits ultimamente, e corrigindo alguns detalhes a cada brassagem. Estou com uma leva refermentando na garrafa, na qual acho que a receita chegou ao ponto que eu queria. Para 20 litros:

58% Pilsen
35% Trigo não maltado
7% Aveia em flocos

Magnum para 15IBU no FWH

1 pct T-58

Mostura:

43° 10min
Subir um grau por minuto, até 66°
66° 90min
78° 10min

Fermentação:

Iniciar a 19°, quando a atividade estiver terminando, aumentar um grau por dia, até 24°
Cold Crash
0° por 7 dias

Primming 6g/l

OG 1048~
FG 1011~

Deixar na garrafa por, pelo menos, 15 dias. Talvez a cerveja apresente boa carbonatação antes mas, pelo menos por aqui, nunca ficou "redondinha" antes de 15 ou 20 dias.

Detalhe: Tive problemas em levas anteriores por fazer 10min de parada proteica. Acontece que estava esquecendo de contabilizar o tempo que o mosto ficava na faixa de temperatura entre 45 e 55°, o que deixava a parada muito longa. Hoje apenas subo um grau por minuto, o que acaba deixando 10min entre 45 e 55 graus. Espuma sem problemas.

Boa brassagem.
 
- 50% trigo não maltado
- 40% Pilsen
- 10% aveia em flocos

- Parada proteica de 15 min a 50°C

- Mash in a 64°C por 40min

- Sobe para 69°C por mais 20min

- Mash out a 76°C por 10min

- Fervura de 60min

- 10~15 IBU com Styrian Goldings em First Wort E SÓ

- Casca de laranja e coentro a 10 min (utilizo gengibre e casca de limão siciliano também, que conferem um frescor ainda maior).


- T-58 a 19°C

- 5 a 7 dias de secundária

- 1 semana de clarificação

- Carbonatação alta (7~8g/l)

- 20 dias de garrafa antes de tomar

- Corre pro abraço
IMG_20180111_215810726.jpg

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Boa noite pessoal, estou querendo fazer e minha primeira cerveja, não fiz nenhuma ainda, e estava pensando em fazer essa wit....
Porém não tenho geladeira e muito menos controle de temperatura, será que ficaria boa deixar fermentando a temperatura ambiente? Vi o pessoal falando que o S33 aguenta umas temperaturas maiores até 34º e o Mangrove Jacks M29 até 32º, será que poderia fazer sem problemas?

Outra coisa Será que se eu engarrafar com 14 dias, com mais 7 dias estaria minimamente bebível?

A e alguém poderia me dar um auxilio para converter essa receita para 30 litros usando biab?
 
Boa noite pessoal, estou querendo fazer e minha primeira cerveja, não fiz nenhuma ainda, e estava pensando em fazer essa wit....
Porém não tenho geladeira e muito menos controle de temperatura, será que ficaria boa deixar fermentando a temperatura ambiente? Vi o pessoal falando que o S33 aguenta umas temperaturas maiores até 34º e o Mangrove Jacks M29 até 32º, será que poderia fazer sem problemas?

Outra coisa Será que se eu engarrafar com 14 dias, com mais 7 dias estaria minimamente bebível?

A e alguém poderia me dar um auxilio para converter essa receita para 30 litros usando biab?
Procure no YouTube, existem várias formas de controlar a temperatura com garrafas pet congeladas dentro de uma caixa de isopor. Nem cogite fazer cerveja sem o mínimo de controle, não estamos na Bélgica. :fro:

Depois de engarrafada, a cerveja estará bebivel após carbonatar, mas se estará realmente boa já é outra conversa.

Para converter as receitas utilize a calculadora do Brewers Friend, que é grátis. :)

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Procure no YouTube, existem várias formas de controlar a temperatura com garrafas pet congeladas dentro de uma caixa de isopor. Nem cogite fazer cerveja sem o mínimo de controle, não estamos na Bélgica. :fro:

Depois de engarrafada, a cerveja estará bebivel após carbonatar, mas se estará realmente boa já é outra conversa.

Para converter as receitas utilize a calculadora do Brewers Friend, que é grátis. :)

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

@dalai

vou falar da minha experiência:

minhas primeiras levas (7) foram todas sem controle de temperatura (1 weiss, 1 porter - esta contaminou, 1 wits, 1 APA, 1 dry stout e 1 saison) entre o verão do RS e o inverno. Por mais que houvessem variações grandes os resultados finais não foram insatisfatórios.

Somado a falta de controle eu ainda pratiquei mas primeiras 4 levas under pitchs por usar 1 pacote para 20l.

O que aprendi: Com uma boa quantidade de fermento saudável e um ambiente que não tenha variações bruscas de temperatura (como foi minha área de serviço) o resultado final não será uma cerveja de concurso, mas longe de ser um total desastre, ainda mais se tratando da primeira produção.
 
@dalai

vou falar da minha experiência:

minhas primeiras levas (7) foram todas sem controle de temperatura (1 weiss, 1 porter - esta contaminou, 1 wits, 1 APA, 1 dry stout e 1 saison) entre o verão do RS e o inverno. Por mais que houvessem variações grandes os resultados finais não foram insatisfatórios.

Somado a falta de controle eu ainda pratiquei mas primeiras 4 levas under pitchs por usar 1 pacote para 20l.

O que aprendi: Com uma boa quantidade de fermento saudável e um ambiente que não tenha variações bruscas de temperatura (como foi minha área de serviço) o resultado final não será uma cerveja de concurso, mas longe de ser um total desastre, ainda mais se tratando da primeira produção.
Beleza, você não precisa justificar isso para mim. A sua experiência foi legal, a minha não, pois vivo em uma cidade com clima altamente variável.

Eu oriento a fazer do jeito mais correto possível, mesmo com o mínimo de recursos.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Beleza, você não precisa justificar isso para mim. A sua experiência foi legal, a minha não, pois vivo em uma cidade com clima altamente variável.

Eu oriento a fazer do jeito mais correto possível, mesmo com o mínimo de recursos.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Nem esquenta,

Minha intenção não era justificar, mas apresentar minha experiência e as limitações dela. É claro que haverá grandes defeitos, mas dai cabe a escolha de uma receita e estilo que as aceite. Wits, Weiss e Saisons se encaixam bem a esta situação, ao contrários de estilos mais limpos como helles e Lagers.
 
Procure no YouTube, existem várias formas de controlar a temperatura com garrafas pet congeladas dentro de uma caixa de isopor. Nem cogite fazer cerveja sem o mínimo de controle, não estamos na Bélgica. :fro:

Depois de engarrafada, a cerveja estará bebivel após carbonatar, mas se estará realmente boa já é outra conversa.

Para converter as receitas utilize a calculadora do Brewers Friend, que é grátis. :)

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Obrigado pelas dicas @dalai, eu acabei fazendo uma wit, e colocando para fermentar em uma caixa de isopor, com garrafas congeladas, para minha surpresa, acabou ficando com temperatura até abaixo do que eu queria, (ficou com média de 14º), hoje ainda está fermentando, a partir de quarta feira, retirar as garrafas congeladas e deixar maturando em temperatura mais alta. Acho que só vou pular a etapa de clarificação, pois acho que seria bem complexo manter a temperatura próxima de 0º, na caixa de isopor....
 
Obrigado pelas dicas @dalai, eu acabei fazendo uma wit, e colocando para fermentar em uma caixa de isopor, com garrafas congeladas, para minha surpresa, acabou ficando com temperatura até abaixo do que eu queria, (ficou com média de 14º), hoje ainda está fermentando, a partir de quarta feira, retirar as garrafas congeladas e deixar maturando em temperatura mais alta. Acho que só vou pular a etapa de clarificação, pois acho que seria bem complexo manter a temperatura próxima de 0º, na caixa de isopor....

Não aconselho pular a clarificação sob risco de engarrafar mais fermento do que o necessário para o estilo.

Pede licença na casa e usa a geladeira por pelo menos 1 ou 2 dias :D

faz muita diferença.
 
Obrigado pelas dicas @dalai, eu acabei fazendo uma wit, e colocando para fermentar em uma caixa de isopor, com garrafas congeladas, para minha surpresa, acabou ficando com temperatura até abaixo do que eu queria, (ficou com média de 14º), hoje ainda está fermentando, a partir de quarta feira, retirar as garrafas congeladas e deixar maturando em temperatura mais alta. Acho que só vou pular a etapa de clarificação, pois acho que seria bem complexo manter a temperatura próxima de 0º, na caixa de isopor....

Opa, show de bola! :mug:

Mas endosso o que o Jean falou, não deixa de clarificar, senão você vai tomar yakult depois de tanto trabalho.

Não precisa tentar chegar perto de 0°C, só tentar ficar entre 5 e 10°C que já vai clarificar bem. Com essa caixa de isopor mesmo você tentar aumentar a "refrigeração".
 
Opa, show de bola! :mug:

Mas endosso o que o Jean falou, não deixa de clarificar, senão você vai tomar yakult depois de tanto trabalho.

Não precisa tentar chegar perto de 0°C, só tentar ficar entre 5 e 10°C que já vai clarificar bem. Com essa caixa de isopor mesmo você tentar aumentar a "refrigeração".

HEHEHEHEHE

ou yakult ou tu vais ter dois dedos de fermento no fundo de cada garrafa depois de algum tempo.

De experiência própria, um filme de 0.5mm de fermento já faz um estrago num copo (adoro quando sirvo os copos com todo o cuidado e vem o cunhado e sacode a garrafa para servir o fundo. Ou então antes de abrir a garrafa dá uma agitada para "acordar a cerveja").
 
Ao invés do T-58, aconselho fortemente a testar o M21 da Mangrove Jack's. Fica parecidíssimo com as legítimas wits belgas, esterificado e fenólico na medida ideal. Me surpreendeu muito para o bom.
 
Back
Top