Whirpool x Filtro de Voal

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

chuckedw

Well-Known Member
Joined
Sep 14, 2015
Messages
116
Reaction score
15
Senhores,

Tenho uma dúvida que só me surgiu recentemente devido a um chiller maior que eu comprei...

Antes eu sempre fazia o whirpool para somente depois adicionar o chiller. Como este chiller era menor, eu fazia mais um pouco de whirpool utilizando ele mesmo.

Hoje eu tenho um chiller que praticamente ocupa o diâmetro inteiro da panela. Não consigo fazer o whirpool com ele. Quando eu coloco ele na panela, todo o trub sobe novamente. Resolvi então nem fazer mais o whirpool e utilizar um filtro de voal na hora de passar pro fermentador.

Será que o resultado vai ser o mesmo?

Obrigado
 
É só inverter a ordem, resfria e faz o whirpool depois. Você terá que esperar um pouco o efeito do whirpool para poder transferir.
 
Senhores,

Tenho uma dúvida que só me surgiu recentemente devido a um chiller maior que eu comprei...

Antes eu sempre fazia o whirpool para somente depois adicionar o chiller. Como este chiller era menor, eu fazia mais um pouco de whirpool utilizando ele mesmo.

Hoje eu tenho um chiller que praticamente ocupa o diâmetro inteiro da panela. Não consigo fazer o whirpool com ele. Quando eu coloco ele na panela, todo o trub sobe novamente. Resolvi então nem fazer mais o whirpool e utilizar um filtro de voal na hora de passar pro fermentador.

Será que o resultado vai ser o mesmo?

Obrigado

Também ando tendo um "problema" parecido. Fica bem complicado fazer whirpool com o chiller, vou testar o voil (varias camadas dele) para ver se funciona.
 
Você pode fazer o whirpool a quente, transferir pro fermentador e resfriar dentro do fermentador se couber o chiller la. So verifique se seu fermentador e de um material que aguenta altas temperaturas.
 
A dica do Guilherme é a ideal. É o que eu faço!

Whirpool a quente na panela, transfega para o fermentador e resfria nele!


Abraços!
 
Você pode fazer o whirpool a quente, transferir pro fermentador e resfriar dentro do fermentador se couber o chiller la. So verifique se seu fermentador e de um material que aguenta altas temperaturas.

Já pensei nisso. Na verdade pensei em botar a geladeira a -2ºC e nem usar Chiller mais. Porém tem dois problemas que pensei sobre isso:

1) Aeração de mosto quente (isso eu resolveria trasfegando com uma mangueira, então acho que não daria problema).

2) Não sei quanto tempo demoraria para resfriar na geladeira, mas vale tentar (acredito que com o fermentador lacrado e bem sanitizado não teria problema com contaminação).


O que acham?


Mas em todo caso, para pergunta principal ainda não tive resposta. O efeito final ao se filtrar com um voal é o mesmo de fazer o whirpool?
 
Para ser sincero nunca pensei direito sobre isso, mas teoricamente acho que seria algo como o item 1 desse cara:

http://homebrewacademy.com/hop-filter/

Acho que não teria problema, mas não sei dizer se seria igual.

Agora eu recomendo você usar o chiller pra resfriar o mosto, porque se você trasfegar pro fermentador tampar e colocar na geladeira você pode ter problema com DMS.
 
Experimenta não fazer o whirpool.

O material vai decantar com o resfriamento mesmo. Dependendo da altura da torneira da sua panela e da qtde de trub, talvez o whirpool seja desnecessário.
 
Experimenta não fazer o whirpool.

O material vai decantar com o resfriamento mesmo. Dependendo da altura da torneira da sua panela e da qtde de trub, talvez o whirpool seja desnecessário.

Fiz isso agora! Não fiz Whirpool nenhum, e na hora de transferir pro fermentador passei por um filtro de voal. Depois, na hora do priming, vou passar novamente. Fiz uma Blonde Ale, vamos ver como vai ficar! Volto aqui depois com as fotos. Obrigado!
 
Já pensei nisso. Na verdade pensei em botar a geladeira a -2ºC e nem usar Chiller mais. Porém tem dois problemas que pensei sobre isso:

1) Aeração de mosto quente (isso eu resolveria trasfegando com uma mangueira, então acho que não daria problema).

2) Não sei quanto tempo demoraria para resfriar na geladeira, mas vale tentar (acredito que com o fermentador lacrado e bem sanitizado não teria problema com contaminação).

O que acham?

Mas em todo caso, para pergunta principal ainda não tive resposta. O efeito final ao se filtrar com um voal é o mesmo de fazer o whirpool?

Sobre a pergunta principal: o voal é um tecido muito fino. Provavelmente ele vai conseguir filtrar boa parte das partículas de lúpulo, não sei se todas. mas é bem possível que ele entupa rapidamente. Ele vai entupir rapidamente. Aí sua transferência vai demorar... essa demora significa mosto exposto, maior risco de contaminação.

Ou seja, muito trabalho pra um resultado pobre. É imensamente mais fácil resfriar com o chiller de imersão, remover ele e fazer um whirlpool a frio, com uma colher sanitizada. Deixar parado com a panela tampada uns 15 ou 20 minutos e transferir. O contato vai ser menor, a exposição vai ser menor e o resultado vai ser melhor.

Sobre resfriar no fermentador, é o caso do método "no-chill", que alguns usam. O mosto vai permanecer em temperaturas elevadas por bastante tempo, mesmo a geladeira estando fria, é só ar... esquenta rápido. Ficar com o mosto em temperaturas mais quentes significa uma continuidade da isomerização dos acidos alfa (continua aumentando o amargor) e evaporação dos óleos aromáticos (perde aroma do lupulo).

Esse método pode ser válido em alguns casos, em alguns equipamentos, mas nesse caso, onde vc tem o chiller e tem a possibilidade de fazer whirlpool a frio, não vejo porquê.

Abraço
 
Outra possibilidade: não fazer whirlpool e deixar o mosto decantar naturalmente no fermentador. Após 8-24h transferir o mosto (já em início de fermentação) para um segundo fermentador, deixando o trub pra trás.
 
Outra possibilidade: não fazer whirlpool e deixar o mosto decantar naturalmente no fermentador. Após 8-24h transferir o mosto (já em início de fermentação) para um segundo fermentador, deixando o trub pra trás.

Considero essa transferencia desnecessária. Com o tempo o trub vai decantar no fermentador junto com as leveduras, em especial na etapa de clarificação a frio. Se quiser um resultado ainda melhor, clarifica com gelatina.
 
Caramba!!! Resumo da conversa: abandonei definitivamente o whirpool e vou continuar usando o voal na hora de transferir para o fermentador, já que não me custa nada.

Olha, eu abandonaria até o voal...

Mas testa e vê se fica preso muito coisa no tecido. Às vezes vc vai ver que realmente nem precisa.
 
Olha, eu abandonaria até o voal...

Mas testa e vê se fica preso muito coisa no tecido. Às vezes vc vai ver que realmente nem precisa.

Fica um pouco. Mas a questão é que a maior parte do trub vai ser mesmo gerada depois do cold crash.
 
Me deparei com esse topico antigo, mas em surgiu uma duvida, qual o motivo de vocês nao colocarem o Chiller faltando uns minutos pra terminar a fervura e fazer o Whirpool a quente assim que terminar de ferver com o chiller dentro? Ai só tira o chiller depois que transferir para o fermentador.
 
Me deparei com esse topico antigo, mas em surgiu uma duvida, qual o motivo de vocês nao colocarem o Chiller faltando uns minutos pra terminar a fervura e fazer o Whirpool a quente assim que terminar de ferver com o chiller dentro? Ai só tira o chiller depois que transferir para o fermentador.

atualmente eu faço exatamente assim como vc citou. porém, imagino que tem chiller cujo diâmetro não permite isso. eu tive que abrir o meu um pouco pra ser possível essa ação.
 
Me deparei com esse topico antigo, mas em surgiu uma duvida, qual o motivo de vocês nao colocarem o Chiller faltando uns minutos pra terminar a fervura e fazer o Whirpool a quente assim que terminar de ferver com o chiller dentro? Ai só tira o chiller depois que transferir para o fermentador.

Meu chiller tem duas "voltas". Um interna e outra externa. Não tem como!
 
Back
Top