Whirpool numa panela com resistencia eletrica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

psegatto

New Member
Joined
Jul 6, 2017
Messages
2
Reaction score
0
Olá

Primeiramente gostaria de falar que estou aprendendo muito aqui no forum, e 95% das minhas dúvidas consigo sanar vendo post antigos e de outras pessoas com as minhas mesmas duvidas.

Eu gostaria de saber como vocês fazem para realizar o Whirpool depois da fervura em uma panela que possui resistência elétrica.

Eu estou montando um set up gostaria de fazer o Whirpool manualmente por enquanto, no future o plano é comprar uma bomba para realizar a tarefa.

A resistência elétrica no fundo da panela que irei usar uma trifásica (conforme a foto) é irá dificultar muito fazer o Whirpool manualemnte, entao pensei eu usar uma furadeira como vi a sugestão do pessoal aqui no forum mesmo.

Minha dúvida é a seguinte, vou conseguir formar o trub mesmo com a resistencia eletrica atrapalhando a formação do cone?

Muito obrigado
 

Attachments

  • untitled.png
    untitled.png
    28 KB · Views: 29
Consegue sim, a resistência não vai ser problema, não uso resistência mas tenho uma panela com uma haste extendida onde é fica a torneira, e simplesmente levanto um pouco a pá para não bater nesta haste.

Acho desnecessário usar uma furadeira, pra ter noção em panelas gigantes de cervejaria o whirlpool é feito recirculando-se o mosto e voltando para a panela com um angulo que faz o líquido girar... e é bem suave o movimento, nem chega a gerar muito aquele vortex no meio, e funciona.

Pessoalmente penso que pegar uma furadeira, risco de tomar choque, risco de estragar a furadeira... não justifica usar ao invés de pegar uma pá e mexer por 15-30s sem risco algum, que funciona tão bem quanto. Ou seja, só traz desvantagens sem trazer uma vantagem real.

A única vantagem é que é legal, pra um hobbista isso pode ser suficiente :D, e se você resfriar antes já vai estar dando uma aerada no mosto para a levedura, o que não significa que você possa deixar de aerar depois de passar pro fermentador se fosse aerar de qualquer forma.
 
Acho que eu entendi, tbm concordo que para fazer o whirpool manualmente posso levantar um pouco a pá e fazer normalmente, sem o uso de uma furadeira e o resultado vai ser muito bom.

Mas o que ainda nao tenho certeza é a formação do trub no fundo da panela.

A haste que você tem no fundo da sua panela vai até o centro da mesma? Ou a sua haste vai somente alguns centimetros em direção ao centro?

Como a mihas resistência vai estar praticamente em todo o centro e fundo da panela, ou seja, vai estar literamente atravessando a panela de ponta a ponta, tenho receio de que depois que eu fizer o whirpool não havera formação do cone e todo os residuos vão ficar espalhados no fundo e consequentemente vou acabar levando muitos desses risiduos até o fermentador.
 
Acho desnecessário usar uma furadeira, pra ter noção em panelas gigantes de cervejaria o whirlpool é feito recirculando-se o mosto e voltando para a panela com um angulo que faz o líquido girar... e é bem suave o movimento, nem chega a gerar muito aquele vortex no meio, e funciona.

Off topic:
Cervejeiro caseiro tem uma inclinação forte pra desastres naturais.
Vive confundindo fervura intensa com vulcão e whirlpool com ciclone. :ban:
 
Acho que eu entendi, tbm concordo que para fazer o whirpool manualmente posso levantar um pouco a pá e fazer normalmente, sem o uso de uma furadeira e o resultado vai ser muito bom.

Mas o que ainda nao tenho certeza é a formação do trub no fundo da panela.

A haste que você tem no fundo da sua panela vai até o centro da mesma? Ou a sua haste vai somente alguns centimetros em direção ao centro?

Como a mihas resistência vai estar praticamente em todo o centro e fundo da panela, ou seja, vai estar literamente atravessando a panela de ponta a ponta, tenho receio de que depois que eu fizer o whirpool não havera formação do cone e todo os residuos vão ficar espalhados no fundo e consequentemente vou acabar levando muitos desses risiduos até o fermentador.

É de apenas alguns centímetros, mas você não precisa formar uma montanha no centro da panela... você só quer que ela não vá pra beirada por onde você vai puxar o mosto, seja por torneira ou sifonamento.

Eu particularmente levo qualquer "sujeira" que estiver espalhado nas beiradas da panela pro fermentador, o whirlpool pra mim só tem a utilidade de jogar lúpulo e qualquer outro detrito mais pesado para o centro. Aquela "sujeira" que acaba se espalhando, principalmente se o whirlpool for após o resfriamento, são apenas proteínas coaguladas que não afetam o mosto e no final decantam para o fundo do fermentador.
 
Back
Top