Whirpool e cone de trub

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
parece ok, mas vai manuseando com cuatela! Outra coisa, gás na garrafa não quer dizer que a cerveja esteja carbonatada pois o CO2 tem que se dissolver no líquido tb.
 
Valeu as dicas Galhardo, vou deixar elas num armário fresquinho e deixar os 14 dias para abri- las.

Abraço
Fernando
 
Pessoal, retomando o tema inicial postado pelo @grupis, eu que sofro da mesma tristeza dele, gostaria de perguntar o que acham de usar método BIAB para fervura? Faz sentido?

Não vai resolver a questão das proteínas, mas pode ajudar não?
 
Pessoal, retomando o tema inicial postado pelo @grupis, eu que sofro da mesma tristeza dele, gostaria de perguntar o que acham de usar método BIAB para fervura? Faz sentido?

Não vai resolver a questão das proteínas, mas pode ajudar não?

Cara, pra isso o whirlfloc é um bom resfriamento vão te ajudar a precipitar as proteínas. Acho que não vai ficar tanta coisa no bag não se tirar antes de resfriar. Se tirar depois de resfriar, vai dar uma bagunçada legal no trub e cold break formados.
 
cara, a moral é o seguinte: se resfriar antes do whirpool, e for um resfriamento eficiente, o cold break vai coagular e ele nunca forma um cone bonito, sempre vai ficar espalhado no fundo da panela, mas não dá nada levar isso pro fermentador.

Se fizer o whirpool antes de resfriar, aí só o que fica no meio é o trub (basicamente lúpulo e proteínas do hot break) e aí sim fica um cone bonitão bem no meio.
 
Só pra constar, sempre sofri com Whirpool também. Até que hj descidi não usar o whirfloc e gostei do resultado. Pela primeira vez tive um cone decente. Não é o ideal ainda, mas está bem perto do que imagino.
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    209.5 KB · Views: 284
Só pra constar, sempre sofri com Whirpool também. Até que hj descidi não usar o whirfloc e gostei do resultado. Pela primeira vez tive um cone decente. Não é o ideal ainda, mas está bem perto do que imagino.

Será que antes o cold break não ficava por cima do cone de lúpulo e tal e você achava que não funcionou direito quando na verdade estava escondido?
 
Cara, acredito que não. Antes sempre ficava as proteínas espalhadas por todo o fundo da panela, de jeito nenhum formava o cone.
 
Fiz a frio. Terminei de resfriar o mostro, fiz o whirpool e deixei uns 5min, dai fiz o sifonamento bem pela borda.
Não sei se teria sucesso se tivesse tirando pela válvula da panela...
 
Cara, acredito que não. Antes sempre ficava as proteínas espalhadas por todo o fundo da panela, de jeito nenhum formava o cone.

Justamente.
Proteínas = cold break.
restos de lúpulo = trub.

O que vai formar o cone são os restos de lúpulo. Isso é o trub e deves evitar de mandar isso pro fermentador.
As proteínas vão mesmo ficar boiando, não vão formar o cone (até podem formar, mas vão descer junto com o mosto e este cone vai desfazer, porque as proteínas são lisas, não se prendem). A diferença é que se tu usa whirlfloc, estas proteínas coagulam mais facilmente e teu mosto fica mais límpido. Se tu não usa, as proteínas não coagulam tão bem e ficam mais dispersas no mosto. O resultado é um mosto mais turvo. Mas não tem maiores problemas levar parte destas proteínas pro fermentador, tanto com quanto sem whirlfloc. Conforme o @Raisoshi falou acima, o cone devia sim se formar, mas as proteínas coaguladas não deixavam tu ver ele.

Este é um erro muito comum. Quem quiser formar cone com as proteínas coaguladas geralmente vai se decepcionar, pois é muito, muito difícil. O de trub, ao contrário, é bem fácil.
 
Alguém já tentou ferver separadamente por 1h a parte mais "volumosa" dos pellets? Me ocorreu isso semana passada, quando fiz um BIAB pela primeira vez e me deparei com quase um quinto do mosto pós-fervura desperdiçado no trub.

suponhamos que eu fosse usar, numa receita de 20L de IPA inglesa (olha a redundância), 45g de Northern Brewer p/ amargor (60 min.) e 30g de EK Goldings p aroma (5min.). (p/ enquanto desconsiderando o dry hopping). Eu teria uma carga de 75g de lúpulo, daria um monte de trub e, consequentemente, bastante perda de mosto ao final da fervura. Se eu fervesse estes 45g de N. Brewer separadamente, num caneco com meio litro de água por 60 minutos (ou 1L, que seja), não seria mais fácil de separar este trub de 1L de água? E depois eu só jogo esse "extrato" de lúpulo no mosto. Alguém já tentou isso?

ou realmente tem que ferver tudo junto porque o lúpulo reage / interage com o mosto, e isso mudaria as propriedades dele?

peço desculpas se não é o tópico certo, não achei outro tópico mais adequado
 
Alguém já tentou ferver separadamente por 1h a parte mais "volumosa" dos pellets? Me ocorreu isso semana passada, quando fiz um BIAB pela primeira vez e me deparei com quase um quinto do mosto pós-fervura desperdiçado no trub.

suponhamos que eu fosse usar, numa receita de 20L de IPA inglesa (olha a redundância), 45g de Northern Brewer p/ amargor (60 min.) e 30g de EK Goldings p aroma (5min.). (p/ enquanto desconsiderando o dry hopping). Eu teria uma carga de 75g de lúpulo, daria um monte de trub e, consequentemente, bastante perda de mosto ao final da fervura. Se eu fervesse estes 45g de N. Brewer separadamente, num caneco com meio litro de água por 60 minutos (ou 1L, que seja), não seria mais fácil de separar este trub de 1L de água? E depois eu só jogo esse "extrato" de lúpulo no mosto. Alguém já tentou isso?

ou realmente tem que ferver tudo junto porque o lúpulo reage / interage com o mosto, e isso mudaria as propriedades dele?

peço desculpas se não é o tópico certo, não achei outro tópico mais adequado

Usa um hop bag ou hop spyder, mais fácil.
 
Alguém já tentou ferver separadamente por 1h a parte mais "volumosa" dos pellets? Me ocorreu isso semana passada, quando fiz um BIAB pela primeira vez e me deparei com quase um quinto do mosto pós-fervura desperdiçado no trub.

suponhamos que eu fosse usar, numa receita de 20L de IPA inglesa (olha a redundância), 45g de Northern Brewer p/ amargor (60 min.) e 30g de EK Goldings p aroma (5min.). (p/ enquanto desconsiderando o dry hopping). Eu teria uma carga de 75g de lúpulo, daria um monte de trub e, consequentemente, bastante perda de mosto ao final da fervura. Se eu fervesse estes 45g de N. Brewer separadamente, num caneco com meio litro de água por 60 minutos (ou 1L, que seja), não seria mais fácil de separar este trub de 1L de água? E depois eu só jogo esse "extrato" de lúpulo no mosto. Alguém já tentou isso?

ou realmente tem que ferver tudo junto porque o lúpulo reage / interage com o mosto, e isso mudaria as propriedades dele?

peço desculpas se não é o tópico certo, não achei outro tópico mais adequado

A "eficiência" do lúpulo depende da densidade de "amargor" no líquido... Quanto menos volume de água, menor a eficiência... Considere isso..
 
A única vez que eu consegui um bolo de lúpulo concentrado no meio da panela, foi quando fiz whirlpool usando bomba de recirculação.
Usei um chiller de contra-fluxo feito em casa e na saída do chiller, conectei a sucção da bomba. A descarga da bomba foi de volta para a panela, na lateral. Isso provocou um lento e constante redemoinho. Não esperava muita coisa com isso, mas quando se passaram 30 minutos, o bolo estava lá. Bem concentrado no meio da panela.

Não gosto muito dessa técnica. Prefiro o chiller de imersão e sifonar para o fermentador. Mesmo perdendo uma quantidade significativa de cerveja. Numa IIPA, o bolo de lúpulo deve ser gigante.

Bom, espero ter ajudado.
Olha.... esse vou testar😎
 
Trub espalhado = mosto sujo, ou seja, tem que clarificar bem, além de fazer o whirpool, ter água com cálcio ajustado, esperar decantar...
Nem sempre mano.... se eu temostrar meu mosto rssss... agora o sal pode ser mesmo eim..... não corrijo 🙄
 
Boa noite pessoal,

Vou dar o meu relato. Depois de 22 brassagens finalmente consegui começar a me acertar no cone de trub. Já tinha testado muita coisa diferente. Mesmo fazendo whirlpool com bomba nao formava o tal do cone de jeito nenhum. Na minha última brassagem eu "encasquetei" que tinha relação com a minha intensidade de fervura (depois de assistir novamente a serie de clarificação do canal do Jamal). Enfim, aumentei a intensidade da fervura (a evaporação aqui subiu de 12% para 15%) e paaaahh. O cone chegou a rachar de tão compacto.

Então, os que entendem mais me ajudem, mas acabei pensando que meu problema tinha a ver com a desnaturação melhor de certas proteínas porque a minha fervura estava "fraca" (apesar de no termômetro não mudar nada).

20210817_175620.jpg


Não digo que todo problema é igual, mas no meu caso parece que é isso.

Espero ter ajudado alguém.

Abraços e boas brassagens.
 
Rapaziada convido todos deste tópico a meditar sobre o que trago.

Fui fazer uma comprinha no Ponto do Malte/ Chope do Alemão, uma brew shop aqui no Moçambique em floripa SC e o Alemãozão me deu umas puta dica!

A 4 anos venho sempre deixando meu chiller de imerção dentro da panela deste o início da fervura. Para esterelizar bem esterelizadinho, junto com alguns utensílio que são usados.

O próprio Alemão largou essa:

_Quando tu faz o willprol com o chiller não cria o vórtice ideal pois o redemoinho bate no chiller e não cria o que é pra criar...

Coloca o chiller uns 15 minutos para esterelizar, e tira ele, coloque ele em local esterelizado. Desliga o fogo, faz o redemoinho (tenho pá de inox na parafusadeira) espere uns 15 minutos e vagarosamente coloque o chiller e liga a água... comprei o whirlfloc e vou usar ele tb pra ver...depois posto os resultados dessa deixa :)
 
Rapaziada convido todos deste tópico a meditar sobre o que trago.

Fui fazer uma comprinha no Ponto do Malte/ Chope do Alemão, uma brew shop aqui no Moçambique em floripa SC e o Alemãozão me deu umas puta dica!

A 4 anos venho sempre deixando meu chiller de imerção dentro da panela deste o início da fervura. Para esterelizar bem esterelizadinho, junto com alguns utensílio que são usados.

O próprio Alemão largou essa:

_Quando tu faz o willprol com o chiller não cria o vórtice ideal pois o redemoinho bate no chiller e não cria o que é pra criar...

Coloca o chiller uns 15 minutos para esterelizar, e tira ele, coloque ele em local esterelizado. Desliga o fogo, faz o redemoinho (tenho pá de inox na parafusadeira) espere uns 15 minutos e vagarosamente coloque o chiller e liga a água... comprei o whirlfloc e vou usar ele tb pra ver...depois posto os resultados dessa deixa :)

Acompanhando.
 
E assim o alemão não mentiu.... quatro anos pra chegar nessa deixa eim! Não exite em usar.... como to usa do 12% de trigo de pão nessa receita se usar wirtflock a proteina dele fica dispersa e diminui rendimento.... ontem deu isso... essa foto è sò na parafusadeira com pá pra isso e nas manhas supracitadas....
🙈Sò o que ja joguei fora de mosto estes anos da uma dor no peito😭😭😭hauhaus mas gora vai!
 

Attachments

  • IMG_20211012_151120.jpg
    IMG_20211012_151120.jpg
    78.1 KB · Views: 48
Pessoal, pode parecer meio ridículo, e eu pensei muito antes de abrir essa thread. O problema é o seguinte: eu já fiz 34 levas e em nenhuma delas eu consegui uma centralização decente do trub com o whirpool. O trub sempre fica completamente espalhado por toda a panela, o que me faz perder vários litros de cerveja.

Minhas levas são de 22 litros. Levo pra fervura uns 28/29 litros, evapora + ou - uns 3 litros, aí desligo o fogo, coloco o chiller (da WE) na panela, e faço movimento circular durante todo o resfriamento pra ajudar a resfriar mais rápido. Terminou o resfriamento, tiro o chiller e faço o whirpool. Já fiz esse whirpool de tudo que é jeito: com colher grande, colher pequena, pá cervejeira, no centro da panela com a colher lá no fundo/no meio/em cima, na lateral da panela, whirpool breve, whirpool demorado etc. Feito o whirpool, espero uns 30 minutos pra ocorrer a decantação, e aí transfiro o mosto para o fermentador com o auto-syphon. Tiro o mosto bem por cima, ou seja, não enfio o auto-syphon lá embaixo.

Quando chega no final, não adianta. O trub tá todo espalhado no fundo da panela. Mesmo em cervejas que vai uma titica de lúpulo, como uma Witbier. Se faço uma IPA com 200g de lúpulo, bah, até fica o trub "mais gordinho" no centro da panela, mas igual fica muito material espalhado. Procura por whirpool+trub no Google Images. Viu as fotos em que o trub fica todo centralizado, e que dá até pra ver o fundo da panela? Nunca consegui fazer isso.

Então, normalmente eu perco de 2 a 3 litros por causa disso e levo para o fermentador uns 20-21 litros. Quando é uma IPA com um MONTE de lúpulo, chego a perder 5-6 litros. Quando é IPA eu tenho até que aumentar um pouquinho o tamanho da leva, porque senão eu levaria 17-18 litros para o fermentador!

Fico DE CARA com isso!

Eu sempre pensei que a causa disso tudo fosse o tamanho da minha panela de fervura, muito pequena, de circunferência muito pequena, de 32,5 litros, tamanho n. 36, Alumínio Universal a marca, é das mais baratas que tem no Lojão de Ofertas (POA).

Aí comprei uma panela maior, n. 40, de 45,2 litros. Fui bem feliz fazer uma pilsen, 37g de lúpulo ao total. Fiz o whirpool, transferi a cerveja e no final: todo o lúpulo espalhado no fundo da panela. Só que como a circunferência da panela é maior, dessa vez eu perdi uns 5/6 litros ou mais!!!! Ou seja, saiu pior ainda.

Parece uma besteira, ridículo, mas esse negócio tá me atormentando. O que eu estou fazendo de errado? Qual é o segredo, a ciência por trás do whirpool? rsrsrsrsrsrsrs Ninguém parece ter problema com isso, então fico pensando no que que eu não estou sabendo fazer ..

abraços
Rodrigo

Boa Tarde.
Provavelmente,a técnica que vc está utilizando não está sendo mto eficaz.
Lembrando que não existe técnica que não funciona e técnica melhor.Existe a técnica que vc se adapta mais fácil.
Já o fator cientifico é que diferencia elas
eu não faço whirlpool com o mosto frio,pois a queda de temperatura aumenta a viscosidade do mosto diminuindo a eficência do whirlpool.
Eu sempre faço com o mosto em alta temperatura e aguardo uns 20min.Meu trub sempre ficou perfeito.
depois eu transfiro ele quente pro fermentador e faço o resfriamento dentro do fermentador msm.
mas deve ficar atento se seu fermentador suporta a temperatura.
experimente técnicas diferentes.Espero ter ajudado
 
Rapaziada convido todos deste tópico a meditar sobre o que trago.

Fui fazer uma comprinha no Ponto do Malte/ Chope do Alemão, uma brew shop aqui no Moçambique em floripa SC e o Alemãozão me deu umas puta dica!

A 4 anos venho sempre deixando meu chiller de imerção dentro da panela deste o início da fervura. Para esterelizar bem esterelizadinho, junto com alguns utensílio que são usados.

O próprio Alemão largou essa:

_Quando tu faz o willprol com o chiller não cria o vórtice ideal pois o redemoinho bate no chiller e não cria o que é pra criar...

Coloca o chiller uns 15 minutos para esterelizar, e tira ele, coloque ele em local esterelizado. Desliga o fogo, faz o redemoinho (tenho pá de inox na parafusadeira) espere uns 15 minutos e vagarosamente coloque o chiller e liga a água... comprei o whirlfloc e vou usar ele tb pra ver...depois posto os resultados dessa deixa :)
Essa “técnica” de esterilizar o chiller, tirar ele pro whirlpool e depois devolver ele eu utilizei muito, funciona!!! Antes eu fazia com tudo dentro, era essa lástima, não formava jamais, ficava tudo espalhado mesmo. A mesma coisa com o hop spider. Eles geram turbulência no mosto, aí o redemoinho não acontece como deveria e o cone não forma como esperávamos.
 
Essa “técnica” de esterilizar o chiller, tirar ele pro whirlpool e depois devolver ele eu utilizei muito, funciona!!! Antes eu fazia com tudo dentro, era essa lástima, não formava jamais, ficava tudo espalhado mesmo. A mesma coisa com o hop spider. Eles geram turbulência no mosto, aí o redemoinho não acontece como deveria e o cone não forma como esperávamos.

SIm mano! Essa é a deixa pro wil perfeito! Nada dentro da panela!

Mas e a nóia da esterilização eim! kkkkkkkkkk
 
Ok, o problema que eu vejo é que durante o resfriamento voce tem que estar mexendo o mosto pra ter mais contato com o chiller, então só faz sentido fazer o redemoinho depois de resfriado e retirado o chiller.
 
Bom dia. Faço cerveja tem 5 anos já e desde a primeira vez usei essa técnica de esterilizar primeiro, retirar, fazer o whirlpool imediatamente ao final da fervura, aguardar 15min e, aí sim, recolocar o chiller já com a água ligada. Aí, sigo monitorando a temperatura. Nunca tive problema.
 
Boa Tarde.
Provavelmente,a técnica que vc está utilizando não está sendo mto eficaz.
Lembrando que não existe técnica que não funciona e técnica melhor.Existe a técnica que vc se adapta mais fácil.
Já o fator cientifico é que diferencia elas
eu não faço whirlpool com o mosto frio,pois a queda de temperatura aumenta a viscosidade do mosto diminuindo a eficência do whirlpool.
Eu sempre faço com o mosto em alta temperatura e aguardo uns 20min.Meu trub sempre ficou perfeito.
depois eu transfiro ele quente pro fermentador e faço o resfriamento dentro do fermentador msm.
mas deve ficar atento se seu fermentador suporta a temperatura.
experimente técnicas diferentes.Espero ter ajudado
Bom dia, complementando o amigo, além de aumentar a viscosidade do mosto, a diminuição de temperatura também aumenta a densidade do mosto, dificultando o processo de decantação.
Boas cervejas.
 
Ok, o problema que eu vejo é que durante o resfriamento voce tem que estar mexendo o mosto pra ter mais contato com o chiller, então só faz sentido fazer o redemoinho depois de resfriado e retirado o chiller.
Amigo... estamos tratando de decantação a quente mesmo.... faça o teste e vc vai ficar de cara.... não ando levando 15 minutos como o colega ai falou....mas quando coloco o chiller o redemoinho ainda ta rodando @[email protected] com aquela pá de inox fodona que vai na parafusadeira/furadeira....coisa de loco mano...

A frio... vc vai no outro dia, tira a mangueira do blow of, e dá uma sangrada no cônico...tira amis um trubzim....aqui saiu uma mixaria que nem adiantava a mão de obra...mas como reuso a lama é bom caprixa...
 
Deixar o chiller "esterelizado" sujo de mosto por 15 minutos exposto ao tempo não é pior do que botar ele direto sanitizado depois dos 15 minutos?
Justamente o q eu pensava ao ler a conversa, Rodrigo. Será q não é melhor esperar então, dar um banho de álcool 70 no chiller e daí usar?
 
Vou dar um pitaco aqui.
Minha opinião é que o correto seria;
- Finalizar a fervura, já com o chiller lá dentro, após isso, resfriar o mosto até abaixo dos 80ºC, assim, parando a isomerização do lúpulo.
- Após chegar a essa temperatura, faz um bom whirlpool , mas claro, sem nada a mais na panela.
- Formou o trub, sanitiza novamente o chiller, adiciona com calma no mosto e fechou o pacote, termina o resfriamento.
 
Deixar o chiller "esterelizado" sujo de mosto por 15 minutos exposto ao tempo não é pior do que botar ele direto sanitizado depois dos 15 minutos?

Também fiquei com a mesma pulga atrás da orelha! kkkk Vou dar uma opinião aqui, baseada no que faço:
- Enquanto está rolando a fervura, pego meu fermentador (já limpo), encho-o de solução sanitizante, e mergulho meu chiller de imersão (também limpinho) nessa solução e deixo lá pelo tempo necessário;
- Acabada a fervura, espero o líquido baixar a uns 92º-90ºC para fazer o whirpool (tendo em vista que, nessa faixa de temperatura, o líquido começa a "parar de borbulhar" e lembrando que, quanto mais cheia está minha panela, que é de 100 l, maior a força do vortex e, consequentemente, melhor a formação do cone de trub);
- Feito o whirpool (e a adição no caso de hosptand), vou me preocupar com o chiller: faço a rinsagem dele, dou-lhe um banho caprichado com álcool a 70% e já ligo as conexões de água nos terminais dele;
- Escorrido o álcool (é o tempo de o whirpool ter "finalizado" e a água já estar passando por dentro dele), introduzo-o na panela com bastante cautela para não desmanchar o cone. É isso!

Nunca tive problema com a formação de cone de trub. Sempre consigo aproveitar bastante breja e levar pouca sujeira para o fermentador. Mas sempre uso algum agente floculante ao final da fervura (geralmente whirfloc), para ajudar na decantação do trub.
 
Olha... é de pensar em não ferver o mesmo eim... essa de largar ele de primeira sanitizado é boa.
 

Latest posts

Back
Top