Whirlpool a frio e cold break !

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

zitro

Active Member
Joined
May 18, 2016
Messages
42
Reaction score
9
Pessoal, sempre fiz o Whirlpool com o mosto quente. Fim da fervura, 15 min descanso e depois resfriamento. Sempre formou um cone regular de trub. Só que comprei um chiller maior (20m 5/8) e nessa leva passada, pra testar o desempenho do chiller, fiz o Whirlpool depois de resfriar. Consegui baixar pra 26 graus em 20 minutos. Então fiz o Whirlpool e deixei 30 minutos parado com a panela tampada. O resultado é esse da foto abaixo, cold break decantou bastante e levei um mosto bem limpo pra fermentar.
Minha dúvida é: será que posso seguir fazendo desse jeito, ou esses 30 minutos de descanso é arriscado demais por causa de contaminação.
Valeu.



Ps. Quando fazia quente, sempre ficava um cone mais esverdeado por causa do lúpulo, dessa vez o cold break cobriu todo o fundo da panela, e só vi os restos de lúpulo depois que movimentei o liquido todo.
 
Fala Zitro!

Cara, tenho feito há algum tempo exatamente como você fez. Deixo o mesmo tempo inclusive, 30min. Segui dicas de algumas postagens daqui do fórum. Pelos menos nas que li, posso dizer que não ha risco ao ponto de realmente se preocupar. Considere o Whirlpool a frio e a quente apenas técnicas diferentes.
 
Pessoal, sempre fiz o Whirlpool com o mosto quente. Fim da fervura, 15 min descanso e depois resfriamento. Sempre formou um cone regular de trub. Só que comprei um chiller maior (20m 5/8) e nessa leva passada, pra testar o desempenho do chiller, fiz o Whirlpool depois de resfriar. Consegui baixar pra 26 graus em 20 minutos. Então fiz o Whirlpool e deixei 30 minutos parado com a panela tampada. O resultado é esse da foto abaixo, cold break decantou bastante e levei um mosto bem limpo pra fermentar.
Minha dúvida é: será que posso seguir fazendo desse jeito, ou esses 30 minutos de descanso é arriscado demais por causa de contaminação.
Valeu.



Ps. Quando fazia quente, sempre ficava um cone mais esverdeado por causa do lúpulo, dessa vez o cold break cobriu todo o fundo da panela, e só vi os restos de lúpulo depois que movimentei o liquido todo.
Pode tranquilamente, e inclusive, podes quanto quiser de cold-break pro fermentador pra evitar desperdício. Erro comum que muitos cometem ao fazer isso é evitar levar todo o cold-break pro fermentador, desperdiçando vários litros de mosto.............. é só pensar que, a quente, está levando 100% do cold-break sem problema algum.... :)
 
Guenther,

Aproveitando: você acha 30min de descanso muito? Fico tentado a deixar menos, mas, por hábito, acabo deixando sempre 30 mesmo...
 
Obrigado pelas respostas ******* e Guenther.
Vou seguir fazendo assim daqui em diante. E já aproveitando a dúvida do *******, vou diminuir esses 30 minutos na próxima vez pra ver o resultado final.

Valeu.
 
Alguns detalhes importantes que aprendi (na verdade me dei conta de algo óbvio) na última semana quando fazem uma primeira experiência com uma New England Pale Ale.

se ao terminar a fervura não houver o cold brake imediato, este tempo parado deve ser utilizado no cálculo de amargor. Não é porque não está fervendo que o mosto não esteva em temperatura de isomerização dos alfa-ácidos, gerando amargor.

Para minha brassagem de 20l usei 60g de Cascade (7,5% AA) e 60 g de Equinox (13,6% AA) em um hop stand de 20min (com whirlpool) log após 1h de fervura (os últimos 10min foram com o chiller recirculando 7l de água em uma panela baixando a temperatura para uns 75~78ºC).
Só este tempo forneceu mais de 40IBU para a receita (segundo cálculo do Brewer´s Friend com a opção 'no chill'), facilmente percebido na degustação do mosto.
Neste caso fiz um whirlpool a quente para distribuir o lúpulo e depois um a frio, mas este esmigalhou as proteínas coaguladas e não formou um bom cone (talvez por ter usando uma furadeira com uma escumadeira para isto - girando do centro para as pontas).

Neste caso não me preocupei com a sujeira por conta do estilo turvo, até porque tira mais 200g de lúpulo para entrar neste fermentador.
 
Guenther,

Aproveitando: você acha 30min de descanso muito? Fico tentado a deixar menos, mas, por hábito, acabo deixando sempre 30 mesmo...
Pra whirlpool a frio é isso aí. A quente, seria desnecessário tanto tempo.
 
Será que poderia aproveitar esse tópico? :D
Também estou com um problema com Whirlpool a frio e cold break!

Adiciono o whirlfloc aos 15min e faço o resfriamento assim que termina a fervura.
Resfrio cerca de 13 litros em 20 min para 25 - 28º
Depois faço o whirlpool como manda o figurino e espero 20-30 min (na última vez deixei 2 horas)
Mas a quantidade de cold break é tão grande que ocupa mais de 1/3 do volume e não da pra ver nada de trub (como na foto do zitro).
Mesmo que saiba que possivelmente exista um cone de trub ali em baixo, quando vou sifonar o mosto não tem como identificar o trub em si, e acabo levando os dois pro fermentador.
Não sei se é porque não formou cone ou porque o peso do cold break o desmanchou.

Alguém sabe de alguma forma de separar o cold break do trub?
 
No domingo também fiz a frio pq meu chiller é menor do que a panela o que dificulta o movimento do whirlpool. Assim esfriei, tirei o chiller e fiz. Ficou mto cristalino
2e5f0dffce7e1181bf7198df67ff859b.jpg


Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Será que poderia aproveitar esse tópico? :D
Também estou com um problema com Whirlpool a frio e cold break!

Adiciono o whirlfloc aos 15min e faço o resfriamento assim que termina a fervura.
Resfrio cerca de 13 litros em 20 min para 25 - 28º
Depois faço o whirlpool como manda o figurino e espero 20-30 min (na última vez deixei 2 horas)
Mas a quantidade de cold break é tão grande que ocupa mais de 1/3 do volume e não da pra ver nada de trub (como na foto do zitro).
Mesmo que saiba que possivelmente exista um cone de trub ali em baixo, quando vou sifonar o mosto não tem como identificar o trub em si, e acabo levando os dois pro fermentador.
Não sei se é porque não formou cone ou porque o peso do cold break o desmanchou.

Alguém sabe de alguma forma de separar o cold break do trub?

Niguém? :confused:
 
Será que poderia aproveitar esse tópico? :D
Também estou com um problema com Whirlpool a frio e cold break!

Adiciono o whirlfloc aos 15min e faço o resfriamento assim que termina a fervura.
Resfrio cerca de 13 litros em 20 min para 25 - 28º
Depois faço o whirlpool como manda o figurino e espero 20-30 min (na última vez deixei 2 horas)
Mas a quantidade de cold break é tão grande que ocupa mais de 1/3 do volume e não da pra ver nada de trub (como na foto do zitro).
Mesmo que saiba que possivelmente exista um cone de trub ali em baixo, quando vou sifonar o mosto não tem como identificar o trub em si, e acabo levando os dois pro fermentador.
Não sei se é porque não formou cone ou porque o peso do cold break o desmanchou.

Alguém sabe de alguma forma de separar o cold break do trub?

Olá Marcos. Olá todos:

Eu sou novo nesse maravilhoso mundo de fabricação da sua própria cerveja. Tenho lido muita coisa e as dúvidas só aumentam... :confused::confused::confused:
Você, ou alguém daqui, pode me explicar a diferença entre trub e cold break?
É só uma questão de temperatura em que são gerados ou também tem relação com suas composições??? Elas são diferentes???

Li algumas coisas aqui no fórum, porém ainda não me sinto suficientemente esclarecido. Na verdade, tenho lido MUITO aqui nesse fórum. As discussões são sempre proveitosas. Alguém tem alguma referência que podem me indicar?

Muito obrigado,
Rubens
 
Eu faço faço 50L single vessel, tenho mais "impurezas" pós fervura pq não troco de panela e etc, como uso chiller de imersão, não resfrio muito rapido e o trub fica parecendo um pântano.
Mas e eu "resolvi" esse excesso de trub no fermentado usando peneira de inox, aquelas usadas em caldo de cana.
Com ela barro a maioria do trub e tem funcionado bem assim.
Eu deixo um balde com acido peracetico pra ficar limpando a peneira assim que ele fica cheio de residuos e sigo adiante.
Eu não esquento mais minha cabeça com Whirpool, faço ele e o q não se aglutinar vai pra peneira.
 
Galera, bom lembrar: hot break e cold break são coisas diferentes de trub!
 
Back
Top