Weizenbock muito amarga

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ander

Member
Joined
Feb 17, 2018
Messages
8
Reaction score
0
Olá pessoal, esse é meu primeiro tópico no Fórum então ainda estou me adaptando as regras. Blz?!

Fiz uma weizenbock com a seguinte receita para 13,5L (12L no Fermentador):

1,5kg Malte Munich (40%)
750 g Malte de trigo escuro (20%)
500 g Malte de trigo cristal (13%)
500 g Malte de trigo claro (13%)
500 g Malte Pilsen (13%)

Lúpulo:

12 g Perle 60 min
3 g Negget 60 min
10 g Perle 0 min

Fermento:

weizen ALE 68 - Líquido.

Problema na execução:

Por algum motivo a OG ficou a baixo do esperado que era cerca de 1062. Acredito que tenha sido a moagem dos maltes de trigo, pois a cerveja ficou bem cristalina. Fiz no método BIAB.

Pra aumentar a OG precisei ferver mais a cerveja, por quase 2h a mais pra subir de 1045 pra 1060. Cometi o erro de colocar o lúpulo no início da fervura como previsto, o que acho que acabou aumentando o amargor, pois ferveu mais do que os 60 min calculado.

Abri uma garrafa há 2 dias e está com um amargor terrível, o que não tem nada a ver com o estilo. Estou esperando um pouco mais pra ver o que acontece com um pouco mais de maturação. Vocês sugerem algum método pra corrigir ou disfarçar esse amargor?
 
Olá pessoal, esse é meu primeiro tópico no Fórum então ainda estou me adaptando as regras. Blz?!

Fiz uma weizenbock com a seguinte receita para 13,5L (12L no Fermentador):

1,5kg Malte Munich (40%)
750 g Malte de trigo escuro (20%)
500 g Malte de trigo cristal (13%)
500 g Malte de trigo claro (13%)
500 g Malte Pilsen (13%)

Lúpulo:

12 g Perle 60 min
3 g Negget 60 min
10 g Perle 0 min

Fermento:

weizen ALE 68 - Líquido.

Problema na execução:

Por algum motivo a OG ficou a baixo do esperado que era cerca de 1062. Acredito que tenha sido a moagem dos maltes de trigo, pois a cerveja ficou bem cristalina. Fiz no método BIAB.

Pra aumentar a OG precisei ferver mais a cerveja, por quase 2h a mais pra subir de 1045 pra 1060. Cometi o erro de colocar o lúpulo no início da fervura como previsto, o que acho que acabou aumentando o amargor, pois ferveu mais do que os 60 min calculado.

Abri uma garrafa há 2 dias e está com um amargor terrível, o que não tem nada a ver com o estilo. Estou esperando um pouco mais pra ver o que acontece com um pouco mais de maturação. Vocês sugerem algum método pra corrigir ou disfarçar esse amargor?

Acima de 60 min, não deve crescer tanto amargor.

Teve outra adição para aroma? Se sim, o problema estará aí. Se o lupulo de aroma estava previsto para 30 e ferver por mais de 60...aí sim notará bem a diferença.
 
Essa adição a 0 min virou uma de quase mais 60 min...

Infelizmente, esse amargor vai ficar com a cerveja "pra sempre". Depois de MUITO tempo pode diminuir um pouco com a maturação.

Caso seja necessário corrigir a densidade para cima novamente, utilize açúcar nos minutos finais da fervura. Dessa forma, não vai alterar corpo e amargor.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Essa adição a 0 min virou uma de quase mais 60 min...

Infelizmente, esse amargor vai ficar com a cerveja "pra sempre". Depois de MUITO tempo pode diminuir um pouco com a maturação.

Caso seja necessário corrigir a densidade para cima novamente, utilize açúcar nos minutos finais da fervura. Dessa forma, não vai alterar corpo e amargor.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Exatamente.

Se a breja está intragável, eu faria uma outra Weiss com praticamente zero de amargor e faria um Blend pra não perder essa leva anterior.
 
Ander, tudo certo?
Essa proporção de malte escuro está muito alta. O malte torrado não contribui com açúcares para o mosto, e ele está conferindo muito amargor a sua cerveja.
Eu sugiro rever essa proporção.

Abraço
 
Ander, tudo certo?
Essa proporção de malte escuro está muito alta. O malte torrado não contribui com açúcares para o mosto, e ele está conferindo muito amargor a sua cerveja.
Eu sugiro rever essa proporção.

Abraço

Se somar o malte escuro e o cristal dá 33%, 1/3 da receita. Vi recomendações de até 40%.
 
camaradas, delai e tomazela,

realmente, joguei na projeção da receita no brewtarget os lúpulos para 2h e 1h. O IBU tá indo pro limite do estilo. Vou esperar a maturação pra ver se melhora o sabor e depois posto aqui.

Já ouvi falar sobre blends, mas muito por alto. Dá pra fazer depois que a cerva foi engarrafada?

Obrigado pelos toques!!
 
Na minha humilde opinião vc deveria beber a cerveja. Se já está engarrafada penso ser mais um motivo para não abrir as garrafas e fazer blend, sem contar o risco de oxidar a cerveja.
Tenha a experiência como um aprendizado e bola pra frente.
 
Como disse o tguimaraes, aprenda com seu erro.
Quando vc experimenta sua cerveja, consegue distinguir se o amargor é provrniente dos maltes torrados ou do lupulo?
Como ja disseram, acredito que possa ser em grande parte do lupulo de aroma que ferveu muito...

O aproveitamento de aa continua aumentando sim, com mais de 60min de fervura... é menos significativo, mas ainda assim aumenta...

Enviado de meu SM-T113NU usando Tapatalk
 
Back
Top