Weiss - WB06 ou M20 - Dúvida (movida pra Receitas)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lebit

New Member
Joined
Aug 31, 2014
Messages
3
Reaction score
1
Senhores, é a minha primeira postagem aqui no fórum, me chamo Elson e sou de Curitiba.

Fiz minha primeira brassagem em outubro e estou degustando minha Blond Ale (kit 20 litros do Lamas). Tirando os percalços naturais de um novato, afinal a prática é bem diferente da teoria hehehehe, ficou uma boa cerveja no meu conceito.

Em janeiro irei fazer uma Weiss de 20 litros, seguindo a receita da Monstro do Lago Weiss (http://cervejamonstro.com/2012/12/11/monstro-do-lago-weiss):

2,4kg de malte de trigo
2,2kg de malte pale ale
0,3kg de malte Munich II
29g de lúpulo Hallertauer Hersbrucker

Tenho lido bastante e tal, mas fiquei em dúvida sobre qual fermento usar: WB-06 ou Mangrove Jacks M20???

Procuro uma Weiss mais puxada pra banana (sei que a temperatura de fermentação influencia)... quem tem experiência com esses dois fermentos, qual seria o mais recomendado??

Abraços!

Elson Lebit

Lebiert Beras Caseiras

:mug:
 
Eu prefiro o WB-06 ao M20 se quer mais banana. O M20 na minha opinião leva mais pro cravo. Com WB-06 deixa o primeiro dia a uns 19 graus, segundo a 22 e o resto a 24 graus, fiz esse esquema e só de abrir a geladeira já dava pra sentir o cheiro de banana bem forte, e o resultado final tb foi bastante banana. To fermentando uma com o SY055 da Bio4, primeira vez no fermento liquido, o cheiro depois de 3 dias ta uma maravilha, bem diferente dos fermentos secos.
 
Eu já prefiro o Lallemand Munich. Da uma pesquisada que aqui no fórum tem bastante coisa dele.
 
Eu uso o M20. Começo a fermentação a 17C, deixo em 18C por 3 dias e depois deixo subir naturalmente, mas nunca passar de 26C. O aroma fica banana pura. Depois isso atenua um pouco, sobretudo se deixo mais dias em temperaturas altas. Com o WB-06 só consegui aroma de fermento de pão, todas as vezes que usei.
 
Lebit, minha resposta GERAL vai ser composta de algumas perguntas e respostas:

1) Tu já utilizou os dois fermentos?

Não? Então sinceramente, leia um pouco sobre as especificações dos dois, escolha um deles, e faça! Com o tempo, a escolha dos ingredientes deve ser de acordo como teu gosto, e não com o dos outros, e pra ti poder fazer isso... tens que conhecer todos esses ingredientes.

2) Já utilizou um, e o outro não?

Utilize o outro.

:D

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top