Weiss com gosto levemente azedo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

turati

Member
Joined
Mar 29, 2014
Messages
11
Reaction score
1
Boa tarde a todos,

eu e alguns amigos fizemos uma leva clássica da Weiss... utilizando a proporção de 50%-50% de malte de trigo e pilsen..

Depois de 6 dias fermentando, e em razão de uma viagem que teria que fazer, levei-a para uma câmara de maturação sem que a fermentação primária tivesse terminado - o que fizou aparente com a formação de gás nos baldes.

Na maturação ela ficou por cerca de 14 dias a cerca de 2º C - infelizmente não pude ajustar a temperatura para a ideal - e depois foi envasada...

Após prová-la fiquei curioso que a mesma apresentava um leve sabor azedo... nada que tenha estragado a leva, mas gostaria de saber se isso é algum efeito provocado pela fermentação incompleta.

Alguém já teve essa experiência?

Assim que possível postarei algumas fotos aqui.

Abraços.
 
Fala Turati,

Que fermento você usou?

Certa acidez é tolerável em cerveja desse estilo!


Abraço
 
Fala Turati,

Que fermento você usou?

Certa acidez é tolerável em cerveja desse estilo!


Abraço
Basicamente funciona assim....

Durante a fermentação primária (que você não terminou direito), além do consumo dos açúcares, o fermento gera um monte de porcarias (subprodutos da fermentação, como acetaldeído, diacetil, etc).

Depois que acaba a fermentação primária, e quando não há mais açúcares, o fermento começa a reabsorver essas porcarias, ou seja, ele mesmo se encarrega de "limpar a sujeira" que ele fez no gosto e aroma da cerveja, e esse processo demora alguns dias, variando conforme a temperatura. Esse processo nós chamamos de fermentação secundária.

Se a fermentação secundária não é feita (e não foi), mantendo a temperatura de fermentação durante pelo menos mais alguns dias após a acabar a fermentação primária, esses compostos que dão gosto e aroma ruim ficam na cerveja, e demoram semanas, meses, ou nunca mais somem por completo.

Ou seja, como tu não deu tempo do fermento limpar a sujeira dele, essa sujeira fica na cerveja.

Mas claro, não tem como saber à distância, sem provar a cerveja, se esse "azedo" que tu falou é isso, ou é contaminação, etc, mas isso que eu falei é CERTO que acontece com qualquer cerveja fermentada dessa forma como foi feita.

Abração,
 
Guenther, esses subprodutos são absorvidos na refermentacao na garrafa? Demora mais pra isso acontecer?
 
Dando um pitaco...
Esta reabsorção que o Guenther falou acontece de forma lenta, por isto é importante que ocorra com todo o fermento presente. Na garrafa, a quantidade de fermento é bem reduzida e o processo pode levar muito tempo ou até mesmo não acontecer.
Interromper a fermentação não é uma boa ideia. Pouco adianta ter controle de temperatura na fermentação se não for dado tempo para que todo o processo ocorra de forma correta.
 
Excesso de fermento poderia gerar alguma substância semelhante?
 
Obrigado a todos pela atenção...

Utilizamos o WB-06 e a fermentação foi bem vigorosa no início...

Sobre a fermentação secundária que o Guenther citou, já havia lido a respeito - inclusive em excelentes posts do próprio aqui no fórum - e estava ciente que a interrupção da fermentação poderia deixar a cerveja com off-flavors do diacetil, acetaldeídos... e outros.. mas achei que a produção de tais compostos não foi muito exagerada... não há gosto de banana, por exemplo... o que seria bem comum para o estilo e a levedura.

Talvez esse leve azedume seja de algum outro composto secundário... e é aí que reside minha curiosidade... não acho que seja de contaminação, mas também não tenho como garantir, pois a fermentação foi feita em galões de 20 litros de água que achei serem péssimos para a função.

De qualquer forma, apostarei no tempo correto de fermentação da próxima vez pra conferir... dessa não foi possível.
 
Rapaz.... Tive o mesmo problema...

Se o azedo continuar assim e melhorar um pouco com o tempo, igual o Guenther falou, você tá de boa...
Mas se daqui alguns dias vc abrir outra e o azedo piorou, então tá contaminada... a minha contaminou e a cada vez que abro uma garrafa, ela tá mais azeda e forma muita espuma.. horrível.. mas valeu o aprendizado...
 
Tive o mesmo problema!!

Primeiro fiz fermentação primária por 5 dias depois transferi para o fermentador secundário por mais 14 dias a 1 grau.

Contaminação tenho certeza que não foi!

O que acham?

Precisava deixar mais tempo na fermentação primária ou devia ter transferido para secundário e ter deixado na mesma temperatura que usei para fermentação primária e não ter baixado para 1grau como fiz?
 
Todo mundo com problema com Weiss..... a minha também ficou um pouco ácida e adistringente no final como tanino do vinho.
 
Remeti esse problema a um possível excesso de moagem onde a casca ficou um pouco esfarelada. Vou moer mais grosso da próxima vez.
 
Guenther,

Não compreendi no seu comentário se precisou de mais tempo no fermentador primário ou no secundário?

Primeiro fiz fermentação primária por 5 dias depois transferi para o fermentador secundário sem deixar que o trub fosse transferido. A secundária levou 14 dias a 1 grau. Contaminação tenho certeza que não foi!

o processo foi:

5x dias de primário
14x de no secundário ( 1 grau)
1x semana carbonar
 
Guenther,

Não compreendi no seu comentário se precisou de mais tempo no fermentador primário ou no secundário?

Primeiro fiz fermentação primária por 5 dias depois transferi para o fermentador secundário sem deixar que o trub fosse transferido. A secundária levou 14 dias a 1 grau. Contaminação tenho certeza que não foi!

o processo foi:

5x dias de primário
14x de no secundário ( 1 grau)
1x semana carbonar

Como você soube que sua fermentação primária acabou depois de 5 dias?
Foi acompanhando para verificar que já tinha parado de atenuar? Provavelmente nesses 5 dias ela não completou ...

Você não fez fermentação secundária. Se tiver dúvida nisso, tem um post muito bom do guenther falando exatamente sobre isso.

Basicamente vc não completou a fermentação primária e não fez a secundária.

Apenas um comentário, não é necessário fazer transfega para levar para maturar.
 
Robocop,

A fermentação primária ainda não tinha completado quando fiz a transferência para o secundário porque estou usando bombona de 30L para fazer 20L de cerveja. Li em um forum Alemão que este tipo de bombona tem muito deadspace e que é gera uma boa possibilidade de contaminação. O que eles aconselham é que você transfira do primário para secundário quando tiver uma atividade no airlock a cada 5 min. Como a fermentação irá continuar no secundário, este processo tiraria todo o Oxigenio do segundo fermentador. Isso faz sentido para vocês?

Durante a transferência eu não transfiro o trub, este processo esta correto na fermentação secundária?

A fermentação secundária tem que ser na mesma temperatura da primária ou não?

Sobre maturação,muitos dizem que fazem maturação na garrafa depois que ela já esta carbonada e tem pessoas que dizem que fazem maturação nas bombonas após a fermentação primária, logo após engarrafam? O que é correto?
 
Robocop,

A fermentação primária ainda não tinha completado quando fiz a transferência para o secundário porque estou usando bombona de 30L para fazer 20L de cerveja. Li em um forum Alemão que este tipo de bombona tem muito deadspace e que é gera uma boa possibilidade de contaminação. O que eles aconselham é que você transfira do primário para secundário quando tiver uma atividade no airlock a cada 5 min. Como a fermentação irá continuar no secundário, este processo tiraria todo o Oxigenio do segundo fermentador. Isso faz sentido para vocês?

Durante a transferência eu não transfiro o trub, este processo esta correto na fermentação secundária?

A fermentação secundária tem que ser na mesma temperatura da primária ou não?

Sobre maturação,muitos dizem que fazem maturação na garrafa depois que ela já esta carbonada e tem pessoas que dizem que fazem maturação nas bombonas após a fermentação primária, logo após engarrafam? O que é correto?
Junior, vamos lá...

1) Não precisa transferir pra fermentador secundário. Transferir não vai te trazer vantagens, nem clarificar, nem evitar autólise, mas pode te trazer risco de contaminação, de exposição ao oxigênio, etc. O próprio John Palmer, que escreveu isso no seu primeiro livro How to Brew, hoje se arrepende de ter disseminado essa técnica. O negócio da fermentação secundária não dá garantia nenhuma de que o oxigênio do segundo fermentador será removido.

2) Tu transferiste para outro fermentador, e baixou a temperatura para 1 grau, ou seja, tu não fez fermentação secundária. Para uma correta fermentação secundária (período em que o fermento reabsorve os subprodutos ruins que ele gerou na primária) é preciso que a temperatura esteja pelo menos na faixa de atividade do fermento, mas DE PREFERÊNCIA, um pouco acima disso, sendo que o recomendável segundo o livro Yeast (Chris White e Jamil Zainasheff) é de 25 ºC pra Ales e 16 ºC pra Lagers0.

Sobre a maturação antes ou depois de engarrafar, tanto faz.

O que eu recomendo, em termos gerais, é fazer o seguinte:

1) Fermentação primária
2) Fermentação secundária sem trocar de balde (aumentando a temperatura até 25 pra Ales, e 16 pra Lagers). Se conseguir aumentar a temperatura, no geral, 3 dias são suficientes. Se ficar na mesma, eu recomendo pelo menos uma semana.
3) Clarificação: depois da fermentação secundária, recomendo baixar a temperatura do fermentador o máximo possível, desde que não congele a cerveja, e deixar pelo menos 1 semana, pois isso vai fazer muito fermento e proteínas decantarem, evitando excesso de borra na garrafa.
4) Engarrafar (primming) ou barril.

Basicamente, é isso... mas recomendo tu ler um tópico fixo que escrevi na área de fermentação sobre todos esses processos.

Abraço,
 
Guenther ,

Li todo seu artigo sobre os processos de fermentação. Ficou muito bom. Parabéns!!

Somente uma cosia não ficou clara, você mencionou ranges de temperatura até na parte de clarificação porém a partir da seção de maturação não comentou nada a respeito.

A dúvida é:

Depois do processo de clarificação você continua mantendo no mesmo barril com a mesma temperatura de 0 graus por mais algum tempo para fazer a maturação?

A maturação é na mesma temperatura que a clarificação, 0 graus?

Pergunto isso porque se eu for engarrafar logo após clarificação a temperatura ira aumentar e se tiver que voltar a 0 grau não compensa maturar na garrafa para não dar este choque térmico. Qual é sua sugestão?
 
Peraí... eu acho que houve um desentendimento na interpretação do meu artigo... vamos lá.

Li todo seu artigo sobre os processos de fermentação. Ficou muito bom. Parabéns!!

Somente uma cosia não ficou clara, você mencionou ranges de temperatura até na parte de clarificação porém a partir da seção de maturação não comentou nada a respeito.

Eu não falei que existem "ranges de temperatura" para clarificação. Eu falei no início do artigo, que depois da fermentação secundária pode-se "baixar a temperatura de tudo ao mínimo praticável (que não tenha chance de congelar)".

Depois disso, eu dei um exemplo pessoal: "Quando sei que não vou usar meu 'freezer de fermentação' para outra cerveja em seguida, faço isso nele mesmo, e então baixo a 0 grau. Quanto mais gelado, mais rápido clarifica a cerveja."

E depois dei outro exemplo caso eu não possa usar esse freezer de fermentação:

"Quando já vou ter que fermentar outra logo em seguida, levo o fermentador pra minha câmara fria, sendo que ela se mantem entre 3 e 6 graus, o que também clarifica bem."

Ou seja, em nenhum momento eu falei em ranges, eu sempre falo que clarificação é o mais baixo possível desde que não congele a cerveja. Nesse último caso, eu citei outro exemplo quando uso a câmara fria pra fazer o cold-crash, sendo que normalmente não deixo ela a zero como o freezer..... ou seja..... tanto faz! Se posso fazer cold-crash no freezer que gela mais... beleza.... se não uso a câmara fria que fica a 3 ºC, e também vai clarificar do mesmo jeito.. talvez não tanto..... mas..... tanto faz! Cada um faz como pode. Tem gente que tem freezer e pode baixar a -0,5 ºC. Tem outros que usam geladeira e vão baixar até 4 ºC. :)

O importante é só não levar excesso de fermento para o barril/garrafa.

A dúvida é: Depois do processo de clarificação você continua mantendo no mesmo barril com a mesma temperatura de 0 graus por mais algum tempo para fazer a maturação?

Como assim "mantendo no mesmo barril"? A clarificação vem logo depois da fermentação secundária... nesse momento eu nem embarrilei/engarrafei ainda. Aliás, o motivo da clarificação é justamente pra não levar tanta borra de fermento para o barril ou garrafa. Ou seja, eu só vou engarrafar/embarrilar depois disso.


A maturação é na mesma temperatura que a clarificação, 0 graus?

Pois é... se tu não entendeste essa parte, eu sugiro re-ler o texto lá novamente. Eu explico brevemente tudo isso lá... talvez tu não tenha lido até o final. Exemplo, seguindo na parte de maturação, eu explico algumas coisas que ocorrem com o tempo..... como "oxidação", e aí eu falo na temperatura, na vantagem de maturar a frio.

Já depois eu falo nas cervejas high-gravity, e falo em temperatura novamente nas vantagens de maturar a "quente", e assim vai.

Pergunto isso porque se eu for engarrafar logo após clarificação a temperatura ira aumentar e se tiver que voltar a 0 grau não compensa maturar na garrafa para não dar este choque térmico. Qual é sua sugestão?

Não consegui entender direito a tua frase aqui. Como assim não compensa? E qual é o problema do choque térmico?

Uma coisa que eu sempre falo é o seguinte: "Nunca tente corrigir algo que você não tem ABSOLUTA certeza que é um problema, pois muitas vezes, ao tentar corrigir, você pode causar um que não existia."

Ou seja.... por que motivo baixar a temperatura na clarificação, depois subir na refermentação, e depois baixar novamente na maturação, seria um problema?

Abraço,
 
Guenther,

Realmente não havia conseguido interpretar desta maneira e me perdi na parte do processo depois da clarificação. Mais agora está claro.

Obrigado pela ajuda e por compartilhar conosco sua experiência!!
 
Back
Top